Moeda de Bitcoin sobre a terra.

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização da criptomoeda mais famosa do mercado, sem realizar a comprar em uma exchange.

Afinal, o que é essa mineração? Quais são as vantagens e os custos envolvidos nela? Este artigo responde a essas questões para você decidir se vale a pena minerar Bitcoin.

O que é a mineração de Bitcoin?

Para entender o que é minerar Bitcoin, você precisa saber que, diferentemente do que ocorre com moedas fiduciárias (como o real e o dólar), as criptomoedas só existem no ambiente digital.

Por essa razão, elas não estão sujeitas ao controle e à validação de nenhum órgão ou entidade. Elas funcionam com base no blockchain, rede que registra as transações com criptoativos.

Basicamente, minerar Bitcoin consiste em adicionar registros de transações ao blockchain da moeda, que armazena transações passadas. De maneira técnica, minerar Bitcoin é decifrar os códigos criptografados que representam as transações.

Quando um código é decifrado, a respectiva transação é registrada com sucesso. Esse processo é necessário para a segurança da rede do Bitcoin, que precisa de mineradores voluntários para cuidar dela, por ser descentralizada.

Como a mineração de Bitcoin funciona?

Na prática, como a mineração de Bitcoin funciona? A operação com criptomoedas fica registrada em um bloco (uma espécie de “cofre” virtual), que precisa ser fechado com um identificador. Os mineradores de criptomoedas são responsáveis por esse registro.

O processo é simples. O minerador cede poder computacional para efetuar cálculos matemáticos de alta complexidade e validar as transações envolvendo criptoativos. Em troca pela contribuição, ele recebe frações de Bitcoin.

A mineração de Bitcoin vale a pena?

Minerar a moeda é uma forma de como ganhar Bitcoin grátis. Os mineradores são recompensados com Bitcoin pela contribuição para o blockchain.

No entanto, considere que os ativos recebidos nesse processo não são totalmente gratuitos, uma vez que a mineração de Bitcoin envolve esforço, tempo e computadores bastante avançados, além de softwares específicos. Isso é um grande investimento.

A maior vantagem da mineração é ter acesso à criptomoeda sem pagar diretamente por ela. Porém, para avaliar se vale a pena minerar Bitcoin, você deve estar ciente dos custos dessa atividade.

Moeda de Bitcoin.

Quais são os custos envolvidos na mineração de Bitcoin?

Minerar Bitcoin e outras criptomoedas é algo complexo porque envolve decifrar cálculos matemáticos. Também é necessário ter conhecimento sólido sobre a tecnologia blockchain e contar com computadores avançados.

Antes de decidir minerar, você deve levar em consideração o custo para preparar os computadores para a atividade. Além disso, deve-se ter em mente o alto consumo de energia que os equipamentos exigem para a mineração. Não se esqueça de que é preciso pagar pela manutenção das máquinas e pela internet.

Como minerar Bitcoin?

Se você quer saber como minerar Bitcoin, o primeiro passo é adquirir um computador com capacidade suficiente para realizar a tarefa, que exige hardware potente, de alta capacidade de processamento. O mais recomendado é um computador com processador ASIC.

Além disso, é preciso investir em softwares de mineração, programas específicos para minerar criptomoedas. Eles servem para ligar os ativos à rede blockchain, controlando a validação e a criação de Bitcoin. Existem vários disponíveis no mercado.

Também é necessário ter uma carteira de criptomoedas, física ou virtual, para armazenar os ativos recebidos como recompensa pelo trabalho de mineração. O conhecimento avançado sobre a tecnologia blockchain também é fundamental.

Como investir em Bitcoin de uma maneira simples e acessível?

O processo de minerar Bitcoin é caro e complexo, já que exige bastante tempo, esforço, energia elétrica e poder computacional. No entanto, a mineração de Bitcoin não é a única alternativa para lucrar com o potencial da criptomoeda.

Você pode adquirir Bitcoin em uma exchange de criptomoedas confiável, como a NovaDAX. As transações são simples, seguras e muito mais práticas do que minerar a moeda.

O melhor de tudo é que você pode acompanhar a cotação do Bitcoin e de outras criptomoedas promissoras nos gráficos atualizados em tempo real. Assim, é possível comparar os preços dos ativos, observar as movimentações do mercado e saber o momento ideal de comprar ou vender.

Invista em Bitcoin na NovaDAX

Investir em criptomoedas na NovaDAX é muito mais fácil do que minerar Bitcoin. Todos os processos são totalmente transparentes. As taxas da plataforma são as menores para o Brasil e toda a América Latina.

São mais de 300 criptomoedas listadas, além do Bitcoin, para você investir como quiser. Crie a sua conta gratuita na NovaDAX e aproveite o potencial desse mercado em alta!

Compartilhe