o que benchmark

Saiba o que é benchmark e como ele pode ser aplicado nos investimentos

Você sabe o que é benchmark? Quem trabalha com marketing já deve ter ouvido o termo. Ele se refere ao processo no qual uma empresa pesquisa e avalia as estratégias e as práticas dos concorrentes para melhorar o próprio desempenho. No mundo financeiro, há um recurso semelhante.

Levado para os negócios, o benchmark significa fazer comparações entre rendimentos. Só assim é possível saber se o investimento pode render em um determinado prazo.

Como o benchmark pode ser aplicado nos investimentos?

Imagine uma aplicação que rende 15% ao ano. Sem uma referência, é difícil saber se o investimento é rentável ou não. Por isso, é importante conhecer o que é benchmark. Ao fazer comparações, dá para obter uma avaliação mais ampla e precisa.

No mundo dos negócios, índices e indicadores atrelados ao mercado financeiro são usados como referência, como o CDI e a Selic. Tendo isso como ponto de partida, dá para saber se o rendimento de 15% do exemplo acima é realmente vantajoso ou se há outras opções melhores. Veja os principais benchmarks do mercado:

  • CDI: o Certificado de Depósito Interbancário é a taxa média dos empréstimos feitos entre os bancos todos os dias. Ele é usado como referência para determinar os rendimentos de outros investimento, como CDB, LCI, LCA e LC, exemplos de renda fixa;
  • Selic: é a taxa básica de juros, determinada pelo Banco Central. Ela serve como base para os juros cobrados pelos bancos para fornecer crédito. Também atua como remuneração para os títulos públicos e modelo para outras formas de crédito. É referência quando se fala sobre o que é benchmark;
  • IPCA: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo é a inflação oficial do Brasil. Ele pode ser usado em conjunto com outros, como o CDI e a Selic, para compor o rendimento de alguns investimentos;
  • Ibovespa: o índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) é outra referência no mercado acionário, para aplicações de renda variável. Ele é composto pela variação das ações de 61 grandes empresas brasileiras, como Petrobras, Vale, Bradesco e Itaú, entre outras; 
  • IFIX: o Índice de Fundos Imobiliários é recente, usado para os rendimentos dos Fundos Imobiliários (FIIs). Ele chama a atenção pela valorização acima do CDI e do Ibovespa em alguns períodos;
  • Ptax: leva em consideração a variação do dólar em relação ao real ao longo do dia. Serve como referência para investimentos em fundos cambiais.
  • S&P 500, Dow Jones e Nasdaq: são índices do mercado de ações dos Estados Unidos. O primeiro considera as 500 maiores empresas norte-americanas. O segundo é composto pela variação das ações de 30 companhias. O terceiro é voltado para o setor de tecnologia.

o que benchmark

Como é possível fazer benchmark? 

Para entender o que é benchmark, é importante ter algum conhecimento sobre quanto determinado investimento é ou não mais rentável que os que você possui. Procure uma corretora para obter mais orientações sobre aplicações.

Com essa informação, analise os investimentos e faça simulações, contando com o conhecimento dos analistas. Eles podem trazer um panorama mais preciso sobre a rentabilidade das aplicações. Com isso, dá para acompanhar o desempenho da sua carteira e ver quanto ela vai render.

Saiba mais sobre investimentos

Agora que você sabe o que é benchmark, continue acompanhando o blog da NovaDAX, que traz mais dicas de investimentos, criptomoedas e blockchains. Acesse e confira!

Compartilhe