aplicações do blockchain

Aplicações do blockchain: entenda o que são e como funcionam

As aplicações do blockchain englobam todas as formas como essa tecnologia pode ser utilizada para resolver problemas, melhorar processos ou criar novas oportunidades de negócios. Ela está em constante evolução e segue trazendo inovação para diversas indústrias.

Além do mercado financeiro, os setores industrial, político e de saúde, por exemplo, estão se beneficiando da segurança de armazenamento de dados gerada por tecnologias de blockchain. No blog da NovaDAX, vamos explicar tudo sobre as aplicações dessa tecnologia.

O que é um blockchain?

Se fossemos traduzir ao pé da letra, blockchain seria, em português, “bloqueio de correntes”. A associação pode não fazer sentido de início, no entanto, a rede funciona praticamente dessa forma. Quer ver só? O blockchain é um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento destes entre todos os usuários. 

Esses dados são armazenados em blocos interligados em uma cadeia, na qual múltiplos participantes têm cópias idênticas. No momento em que uma nova informação é adicionada, ela passa a ter dados do bloco anterior, criando uma corrente de informações.

Todos os participantes dessa cadeia, ou seja, do blockchain, possuem cópias idênticas dos históricos. Ninguém pode alterar os blocos de dados sem que outras pessoas percebam. Isso torna tudo o que está armazenado mais seguro e confiável.

Por esse motivo, o blockchain é muito utilizado para registro de informações importantes, como transações financeiras, contratos e propriedades digitais. Dessa forma mantém-se a confiabilidade dos dados contidos. 

Para Vinicius Ferrero, especialista em criptomoedas e dono do canal Bitnoob, duas grandes vantagens do blockchain são a transparência nos dados e fácil acesso a essas informações, principalmente se tratando de blockchains abertos. Ele deu alguns exemplos desses benefícios:

Essas características podem trazer muito mais confiabilidade no processo eleitoral, pois qualquer um poderá auditar a votação, mesmo mantendo o ‘voto secreto’. Essa clareza pode ser aplicada na gestão de fundos de ONGs e de impostos. Com os dados públicos, todos podem saber para onde o dinheiro vai”, explicou o especialista. 

“Essas características também se encaixam perfeitamente nos sistemas de Cartórios de Registros, pois poderíamos ter um banco de dados seguro, transparente e, principalmente, integrado, o que resultaria em processos muito mais baratos e rápidos nos registros de imóveis, veículos, entre outros”, completou Vinicius.

Aplicações do blockchain

aplicações do blockchain

Agora que você entendeu o que é blockchain, vamos mostrar como ele é aplicado. A tecnologia pode ser inserida de diversas maneiras no dia a dia para garantir mais segurança aos dados e otimizar transações diárias. Veja a seguir:

Criptomoedas

As criptomoedas provavelmente são as aplicações mais conhecidas do blockchain, mas estão longe de serem as únicas. A tecnologia permite que todas as transações de cripto sejam feitas de forma descentralizada e segura. Cada uma das transações é aplicada a um novo bloco, automaticamente conectado aos blocos anteriores.

Dessa forma, há uma corrente contínua que garante a confiabilidade das transações, pois permite que elas sejam transparentes e auditáveis por todos os participantes da rede. Com isso, evitam-se gastos duplos, fraudes e golpes.

Setor financeiro

Talvez o blockchain esteja no seu dia a dia e você nem mesmo saiba disso. Muitos bancos e instituições financeiras introduziram a tecnologia blockchain com o objetivo de aumentar a segurança das redes e ampliar a quantidade de transações processadas e verificadas.

Em um dos setores com o maior índice de fraudes, a inserção da tecnologia tem sido muito grande em alguns tipos de sistema de pagamento, como transações internacionais e negociação de contratos. 

De acordo com Vinícius, algumas das principais aplicações no setor bancário seriam para confirmação de pagamentos de contas, liberação de financiamentos e liberação de benefícios de fidelização.

Supply Chain

O Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é um setor extremamente beneficiado pelo uso do blockchain. Afinal, as indústrias tendem a trabalhar cada vez mais com produtos de diversas partes do mundo. A aplicação do blockchain atua melhorando a rastreabilidade e a transparência ao longo das cadeias.

Todas as etapas de produção, transporte e venda de mercadorias podem ser registradas nos blocos, o que permite que todos os envolvidos visualizem o status dos negócios. Além disso, o processo também auxilia na verificação da origem dos produtos, prevenção de falsificações e gestão da qualidade.

Ainda segundo Vinícius, o blockchain, por ser um livro de registro imutável, pode ser utilizado em inúmeras situações no mercado. Uma grande aplicação na indústria é por meio do rastreio e controle de qualidade de produtos, onde podem ser registradas todas as informações, podendo, assim, garantir uma maior transparência para o cliente final e para os próprios vendedores.

Armazenamento em nuvem

Conforme mencionamos anteriormente, o forte do blockchain é a descentralização da rede. Atualmente, grande parte da população que utiliza o armazenamento em nuvem o faz em grandes empresas. Isso torna as pessoas reféns do serviço e da possibilidade do vazamento de informações.

Portanto, uma das principais vantagens de armazenar informações em nuvens baseadas em blockchain é a segurança e a privacidade dos dados. Por estarem em uma rede descentralizada, há menor risco de violações e ataques cibernéticos.

Contratos inteligentes

Caso você não conheça os contratos inteligentes, saiba que eles são, basicamente, contratos que se executam sozinhos quando os termos acordados ou certas condições especificadas por ambas as partes são cumpridas. 

Eles são feitos por meio de programas de computador e precisam estar em uma plataforma segura contra ataques e fraudes. Por esse motivo, são feitos em plataformas de blockchain. Eles eliminam a necessidade de intermediários e costumam ser utilizados para imóveis, direitos autorais e acordos comerciais. 

A seguir, Vinicius explica também os benefícios da aplicação da tecnologia dentro do sistema financeiro com o uso dos “Smart Contracts”. 

“Um dos principais benefícios no uso do blockchain no sistema financeiro podem ser os Smart Contracts, conhecidos como ‘contratos inteligentes’, que permitem a automação em várias áreas diferentes. É possível colocar condições que se forem preenchidas, executam uma tarefa”, explicou o especialista. 

“Um exemplo prático seria: se um cliente movimentar um valor “x” em um determinado período em sua conta, ele recebe um valor de crédito. O contrato consegue consultar esses dados se forem registrados em blockchain e liberar para o cliente instantaneamente”, concluiu.

Setor da saúde

Uma das aplicações do blockchain é no setor da saúde, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento seguro de dados médicos e à rastreabilidade de medicamentos. Utilizando a tecnologia é possível, por exemplo, rastrear os insumos ao longo da cadeia de suprimentos farmacêuticos.

Dessa forma, garante-se a autenticidade dos medicamentos a partir do registro de cada etapa da produção, distribuição e venda. Isso auxilia não só com o combate aos remédios falsos, mas também dos problemas decorrentes, como erros de dosagem e efeitos colaterais.

Pontos a serem desenvolvidos no blockchain

Vinícius finalizou enfatizando que, por ser uma tecnologia que vem ganhando destaque há pouco tempo, ainda carece de desenvolvedores e programadores experientes na área. Outro problema é o consumo de espaço em servidores, gerados por uma grande quantidade de dados. 

Segundo ele, o blockchain é como escrever um livro a caneta. Se você não puder apagar o que escreveu, precisará de mais folhas sempre que quiser adicionar novos dados, e isso demanda mais servidores e mais custos. 

Ele ressalta que já existem projetos que visam minimizar isso e até soluções de múltiplos blockchains integrados, onde cada um poderá guardar informações de uma área específica. 

“Com essa tecnologia ganhando mais destaque no mercado, o interesse por ela aumenta, logo teremos mais desenvolvedores que poderão solucionar e amenizar os problemas atuais”, finaliza o especialista.

Invista com segurança na NovaDAX!

Na NovaDAX você encontra várias criptomoedas mineradas em blockchain, o que garante segurança na autenticidade dos seus investimentos. Aproveite para conhecê-las e diversificar a sua carteira.

Compartilhe