Imagem de Bitcoin

Halving do Bitcoin: o que esperar desse evento?

Falta menos de um ano para o chamado halving do Bitcoin, evento em que a produção de novas criptomoedas é cortada pela metade. Então, quais são os impactos esperados?

Neste post, você vai entender o que significa halving, por que ele acontece, quais são os objetivos e os impactos na cotação do Bitcoin, quando será o próximo halving e o que esperar dele.

O que é o halving do Bitcoin?

Você sabe o que é o halving do Bitcoin? Trata-se de uma redução de 50% na produção de novas moedas. Isso ocorre de maneira programada, a cada 210.000 blocos minerados, o que geralmente acontece a cada 4 anos.

Cada halving corta pela metade a quantidade de criptomoedas que os mineradores recebem como remuneração. Além de limitar a emissão de novas moedas, influencia a quantidade de Bitcoins em circulação.

Qual é o objetivo do halving do Bitcoin?

Apesar de parecer um corte drástico, o principal objetivo do halving é diminuir o efeito inflacionário na emissão de Bitcoins, conferindo mais previsibilidade ao sistema e evitando exceder a demanda.

Desde o início do projeto, está previsto que o máximo de Bitcoins em circulação será de 21 milhões, o que deve ocorrer em 2140. Essa decisão foi tomada de forma arbitrária pelos desenvolvedores para tornar o recurso escasso.

Ao gerar escassez digital de forma planejada, o halving do Bitcoin incentiva a mineração no início do projeto, quando a cotação é menor, e vai sistematicamente reduzindo. Assim, não há risco da moeda perder valor devido ao excesso de emissões.

Como o halving do Bitcoin funciona?

O halving do Bitcoin acontece de maneira automática e programada. Ele altera somente a emissão de novas criptomoedas. As que já estavam em circulação não são afetadas.

Pessoa com computador e celular olhando dados de bitcoin

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

De acordo com as estimativas, o próximo halving deve ocorrer em abril de 2024. O corte é feito automaticamente a cada 210.000 blocos minerados. Como cada mineração demora, em média, 10 minutos, esse evento ocorre 1 vez a cada 4 anos.

Quando o marco de 840.000 blocos for atingido, a emissão será reduzida dos atuais 6,25 Bitcoins para apenas 3,125. Depois, o ciclo de halving continua até chegar ao momento de um novo corte nas emissões.

O que muda para os investidores com o halving do Bitcoin?

A rigor, o halving do Bitcoin só afeta os mineradores, que recebem uma quantidade menor de moedas em recompensa pelo serviço. Em tese, o evento não influencia a cotação.

A escassez do recurso pode favorecer o movimento de alta ao longo prazo. Apesar disso, não dá para afirmar com certeza que a valorização do ativo ocorra devido ao halving, pois diversos fatores influenciam a formação de preços.

Quais serão os impactos do halving do Bitcoin?

Embora os mineradores sejam os principais afetados, não dá para negar que o halving gera alguns efeitos ao mercado de Bitcoin. Confira os esperados mais esperados.

Redução em 50% da remuneração dos mineradores

Os mineradores de criptomoedas encontram a solução dos algoritmos usados para conectar um bloco novo à rede de blockchain e, em troca, recebem criptomoedas. Com o halving, o número de Bitcoins recebidos como recompensa será reduzido pela metade, de 6,25 para 3,25 moedas.

Diminuição da oferta de Bitcoins

Hoje, são produzidos 328.500 Bitcoins por ano, em um total de 19,4 milhões em circulação. Diminuindo o estímulo dos mineradores, o halving inevitavelmente reduz a oferta de criptomoedas, fazendo com que elas se tornem mais escassas ao longo do tempo.

Redução do número de mineradores

Com a diminuição do incentivo, a quantidade de mineradores de Bitcoin deve diminuir. Porém, isso não significa que a rede vai se desequilibrar, pois existe um mecanismo de balanceamento automático que garante o funcionamento.

Segurança

Embora os mineradores sejam responsáveis por incluir novos blocos, os próprios usuários da rede (chamados de nodes, ou “nós”) são capazes de validar as transações por conta própria. Assim, as operações na rede continuarão seguras. Na prática, nada vai mudar para o usuário comum.

Invista em Bitcoins na NovaDAX

Agora que você aprendeu o que significa o halving do Bitcoin, para que serve e quais são os impactos para o mercado cripto, que tal aproveitar para investir na criptomoeda mais famosa do mundo na plataforma da NovaDAX?

Investir em criptomoedas na NovaDAX é muito simples e seguro. Na plataforma, você conta com preços baixos e alta liquidez para tornar seus investimentos ainda mais vantajosos. Além do Bitcoin, você pode escolher entre uma variedade de criptomoedas. Visite o site, crie uma conta e comece a investir.

Compartilhe