Homem segurando post-it amarelo escrito blockchain.

O que é blockchain? Confira como a tecnologia funciona

Se você está começando a investir em criptomoedas agora, provavelmente, tem dúvida sobre o que é blockchain. Esse termo é bastante recorrente em estudos sobre moedas e tokens digitais. Você sabe o que é e como essa tecnologia funciona?

Em tradução para o português, “blockchain” significa “cadeia” ou “corrente de blocos”. Trata-se de uma rede descentralizada da Web 3.0 que permite a operação de projetos e transações envolvendo criptomoedas.

De forma resumida, a função de uma rede blockchain é armazenar informações em blocos disponíveis para todos os usuários. O conceito está cada vez mais fortalecido, proporcionando novas oportunidades para o mercado. No entanto, por ser relativamente novo, ainda gera muitas dúvidas.

Para explicar sobre essa rede, a equipe da NovaDAX preparou este conteúdo sobre o assunto. Além de descobrir o que é blockchain, você saberá como a tecnologia funciona e por que ela é tão importante para o mercado cripto.

Tecnologia blockchain

Anteriormente, você conferiu o que significa blockchain de forma simplificada. Porém, muito mais que um sistema feito para as transações de criptomoedas, essa cadeia opera como rastreador e organizador de dados. Ela armazena inúmeras informações sobre as negociações e os usuários.

Para entender para que serve blockchain, imagine um livro contábil. Nele, são registradas as principais informações sobre a compra e a venda de moedas. Quem tem as chaves corretas de acesso encontra esses dados com facilidade.

O sistema funciona por blocos (blocks) de informações que formam cadeias (chains) criptografadas. Isso confere duas grandes características à tecnologia: democratização e segurança. Afinal, os dados podem ser conferidos por qualquer usuário da rede, desde que tenha as devidas chaves para acesso.

Outra particularidade das redes blockchains é a descentralização. As informações sensíveis sobre as transações de criptomoedas não ficam armazenadas em um único local. Isso dificulta que os projetos sofram com fraudes financeiras.

Pessoa segurando um Bitcoin em frente a dois computadores com gráficos abertos.

Papel da criptografia no blockchain

Para entender o que é blockchain, vale saber o papel da criptografia nesse tipo de rede. A ligação entre os blocos de informações é feita por uma função hash, um tipo de assinatura eletrônica que transforma dados em códigos.

Para ter acesso a esses códigos, é preciso “encontrá-los” ou “minerá-los”, como os entusiastas de criptomoedas e blockchain costumam dizer. Quem faz isso é um profissional especializado. Por meio do processo de criptografia, muitos usuários descobrem novas criptomoedas, como o Bitcoin.

Redes blockchains mais famosas

Você entendeu o conceito por trás da tecnologia, mas será que já ouviu falar dos principais blockchains que existem? O mercado cripto está repleto dessas redes, responsáveis pelo funcionamento das criptomoedas mais populares. Confira alguns nomes:

  • Bitcoin (BTC): por ser pioneiro, é um blockchain bem antigo, mas continua um dos mais importantes do mercado até hoje;
  • Ethereum (Ether): foi criado em 2013 e é comparado ao Bitcoin hoje. Abre novas portas para descentralização com um sistema baseado em contratos inteligentes. Assim como o projeto anterior, conta com moeda exclusiva: ETH;
  • Polkadot (DOT): é plataforma blockchain de código aberto, contando com sistema de comunicação personalizada e integrada, o que é muito benéfico para o engajamento da comunidade de usuários;
  • Solana (SOL): contabiliza mais de 50.000 transações por segundo, em média. Cada vez mais investidores migram para Solana, que se mostra uma plataforma bastante promissora. Trata-se de um projeto significativo para o mercado.

Blockchain e segurança

Você já sabe o que é blockchain e quais são as principais redes que operam nesse sistema, assim como as respectivas criptomoedas. A essa altura, está claro que a segurança do blockchain é uma das maiores características desse tipo de tecnologia.

Como as informações são armazenadas pela internet, sem nenhuma conexão com mediadores, é difícil serem acessadas por externos. Além disso, a criptografia exige que o usuário tenha a chave correta para ler um bloco específico de dados, que estão completamente a salvo na tecnologia blockchain.

Vale dizer que, a cada dez minutos aproximadamente, um novo bloco de informações é criado e ligado a uma cadeia. Isso faz com que ele não fique centralizado em um único ambiente digital.

Fique por dentro do universo cripto com a NovaDAX

Entendeu o que é blockchain? Agora, invista em criptomoedas com mais segurança e facilidade. Confira outros conteúdos exclusivos como este e esteja sempre por dentro das novidades do universo cripto com o blog da NovaDAX.

Compartilhe