O que é blockchain: descubra tudo sobre essa tecnologia

Você sabe o que é blockchain? Essa é uma tecnologia que ganhou popularidade com o mercado de criptomoedas em crescimento. Isso porque ela busca organizar, armazenar e proteger esses ativos digitais.

Porém, apesar da importância, o conceito ainda é algo muito abstrato e causa dúvidas a várias pessoas. Por isso, a seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é blockchain e como esse sistema está sendo aproveitado em outros nichos do mercado. Confira.

Blockchain: entenda o que é

Em resumo, o blockchain é um sistema criado para o funcionamento das transações de criptomoedas, mas não é tão simples. Isso porque o que é blockchain também está ligado a rastreio, armazenamento e organização das informações pela internet.

Com ele, é possível manter todos os dados envolvidos nas operações financeiras seguros e fáceis de serem achados por quem tiver a “chave de acesso” dessa área restrita. Para ter um exemplo prático sobre o que significa blockchain, imagine um livro contábil com todas as informações de compra e venda de criptomoedas.

Como funciona a tecnologia do blockchain?

Esse é um termo criado a partir da junção de duas palavras em inglês: “block” (bloco) e “chain” (cadeia), que está diretamente ligado ao blockchain e como funciona. Isso porque esse sistema é construído por blocos de informações que, quando juntos, formam uma cadeia de dados criptografados.

Dessa forma, ela garante que as informações sensíveis das negociações de criptomoedas não fiquem armazenadas em um só lugar, evitando casos de fraudes financeiras, por exemplo.

Então, como acontece essa criptografia? A ligação entre os blocos de informações é feita por meio de um “hash”, ou seja, uma assinatura eletrônica, que foi desenvolvida para facilitar e garantir a segurança dessa conexão.

É válido lembrar que esse não é um processo automático, por isso é necessário que um profissional encontre códigos específicos para criar uma cadeia de blocos. Esse processo é conhecido como “mineração de dados” e, na maioria das vezes, leva à descoberta de novas criptomoedas.

Relação entre blockchain e bitcoin

Blockchain e bitcoin são termos muito associados, já que esse é o sistema que possibilitou a criação dessa criptomoeda que todos os investidores, a princípio, procuram para começar a aplicar.

Porém, não é só a bitcoin. Por meio desse processo de “mineração de dados”, vários tipos de criptomoedas foram encontradas, como a Ethereum e o Litecoin. Já são mais de 8 mil no mercado financeiro.

Onde essa tecnologia pode ser implementada?

Não só em países estrangeiros essa tecnologia tem ganhado popularidade, o blockchain no Brasil também tem sido implementado em vários processos, além da negociação de criptomoedas. Isso porque, além de permitir a criação de vários produtos revolucionários, ele possibilita o armazenamento seguro de dados.

Por exemplo, esse é um sistema que pode ser usado na validação de contratos, transações financeiras e comercialização eletrônica, seja rastrear os pedidos ou para conferir as informações de compra e venda. De certa forma, entender a importância do blockchain e o que é vai além das criptomoedas.

O blockchain é seguro?

Depois dessa explicação, é certo chegar à conclusão de que o blockchain é seguro, por isso é cada vez mais usado por empresas que buscam o máximo de proteção para suas informações e as dos seus clientes.

Como as informações são armazenadas pela internet sem nenhum tipo de conexão com um estado, uma cidade ou um país, e cada bloco carrega uma informação específica, fica mais difícil que os dados sejam acessados externamente, evitando fraudes.

Além disso, o que torna isso mais interessante e seguro é que, a cada 10 minutos no blockchain, um novo bloco com informações de transações é criado e se liga a outro, formando uma cadeia. Isso impossibilita que os dados mais sensíveis da sua operação de criptomoedas fiquem em um só lugar.

Pronta lidar com a exigência do mercado, assim como o blockchain, a NovaDAX possui um alto nível de segurança. 

Na NovaDAX, você encontra tudo o que precisa para aplicar com segurança

Agora que você já sabe o que é blockchain e a relação entre ele e as negociações de criptomoedas, não deixe de conferir o site da NovaDAX e como fazer para começar a investir nesse ativo digital.

Caso esteja procurando por mais informações antes de dar esse passo, aqui é o lugar certo. No nosso blog, você encontra vários conteúdos interessantes para se inteirar sobre as novidades desse mercado e descobrir as criptomoedas mais lucrativas do momento. Confira.

Compartilhe

Leia mais