Homem digitando no computador que mostra a tela de uma cadeia blockchain.

O que é blockchain? Confira como essa tecnologia funciona

Se você está começando a investir em criptomoedas agora, provavelmente, já se perguntou o que é blockchain. Esse termo é bastante recorrente em estudos sobre moedas e tokens digitais. Você sabe o que é e como essa tecnologia funciona?

Em tradução para o português, “blockchain” significa “cadeia” ou “corrente de blocos”. Trata-se de uma rede descentralizada da Web 3.0 que permite a operação de projetos e transações envolvendo criptomoedas.

De forma resumida, a função de uma rede blockchain é armazenar informações em blocos disponíveis a todos os usuários. O conceito está cada vez mais fortalecido, proporcionando novas oportunidades ao mercado. No entanto, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, ainda existem muitas dúvidas por trás da ideia.

Para ajudar você a entender melhor essa rede, a equipe da NovaDAX preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Além de descobrir o que é blockchain, você saberá como essa tecnologia funciona e por que é tão importante para o mercado cripto. Continue a leitura deste artigo até o fim.

Entendendo blockchain

Anteriormente, você conferiu o que é blockchain de forma simplificada. No entanto, muito mais que um sistema feito para as transações de criptomoedas, essa cadeia opera como rastreador e organizador de dados. Inúmeras informações sobre as negociações e os usuários da tecnologia são armazenadas.

Quando você estiver em dúvida sobre para que serve blockchain, imagine uma espécie de livro contábil. Nele, são registradas as principais informações sobre a compra e a venda de moedas e tokens digitais. Quem tem as chaves corretas de acesso pode encontrar esses dados com facilidade.

O sistema funciona por blocos (blocks) de informações que formam cadeias (chains) criptografadas. Isso confere duas grandes características à tecnologia: democratização e segurança. Afinal, os dados podem ser conferidos por qualquer usuário da rede, desde que tenha as devidas chaves para acesso.

Outra particularidade das redes blockchains é que elas trabalham a chamada descentralização. As informações sensíveis das transações de criptomoedas não ficam armazenadas em um único local. Dessa forma, é muito mais difícil que projetos de ativos digitais sofram com fraudes financeiras.

Criptografia

Uma vez que você está entendendo blockchain, é importante que fique claro o papel da criptografia nesse tipo de rede. A ligação entre os blocos de informações é feita por uma função hash, espécie de assinatura eletrônica que transforma informações em códigos.

Para ter acesso a esses códigos, é preciso “encontrá-los” ou “minerá-los”, como os entusiastas de criptomoedas costumam dizer. Esse é o papel de um profissional especializado. Por meio do processo de criptografia, muitos usuários de blockchains descobrem novas criptomoedas (como o Bitcoin).

Famosas redes blockchains

Você entendeu o conceito por trás da tecnologia. No entanto, será que já ouviu falar dos principais blockchains que existem? O mercado cripto está repleto dessas redes, responsáveis pelo funcionamento das criptomoedas mais populares. Confira:

  • Bitcoin (BTC): por ter sido pioneiro, trata-se de um blockchain mais antigo. No entanto, continua como um dos mais importantes do mercado;
  • Ethereum (Ether): foi criado em 2013 e se compara ao Bitcoin hoje. Ethereum abre novas portas para a descentralização, com um sistema baseado em contratos inteligentes. Assim como o projeto anterior, conta com moeda exclusiva: o Ether;
  • Polkadot (DOT): plataforma blockchain de código aberto, conta com um sistema de comunicação personalizada e integrada, o que é muito benéfico para o engajamento da comunidade de usuários;
  • Solana (SOL): contabiliza mais de 50.000 transações por segundo, em média. Cada vez mais investidores migram as atividades para a plataforma, que se mostra bastante promissora. Sem dúvidas, trata-se de um projeto significativo para o mercado.

Blockchain e segurança

Você já sabe o que é blockchain e quais são as principais redes que operam nesse sistema, assim como as criptomoedas. A essa altura, já deve ter ficado bem claro que a segurança é uma das maiores características desse tipo de tecnologia.

Uma vez que as informações são armazenadas pela internet, sem nenhuma conexão com o estado, é extremamente difícil que os dados sejam acessados por externos. Além disso, a criptografia exige que o usuário tenha a chave correta para ler um bloco específico de informação. Os dados estão a salvo na tecnologia blockchain.

Vale dizer que, a cada dez minutos aproximadamente, um novo bloco de informações é criado e ligado a uma cadeia. Isso faz com que eles não fiquem centralizados em um único ambiente digital.

Fique por dentro do universo cripto!

Entendeu o que é blockchain? Agora, invista em criptomoedas com mais segurança e facilidade. Confira outros conteúdos exclusivos como este e esteja sempre por dentro das novidades do universo cripto com ajuda do blog da NovaDAX. Aproveite!

Compartilhe