tipo de perfil de investidor

Tipo de perfil de investidor: qual é o seu?

Para você que é um investidor e deseja ampliar seus rendimentos enquanto obtém confiança nos seus negócios, é importante entender seu tipo de perfil de investidor. Da mesma forma, é imprescindível estudar sobre os produtos e serviços em que deseja aplicar. 

Quando pensa em investir em um ativo, você passa a estudar sobre todo o universo do produto, desde negociação e análises de mercado a concorrência e tudo mais, certo? Porém, você sabia que entender seu perfil também é primordial para o sucesso do retorno?

Você vai sair na frente ao entender qual é seu tipo de perfil de investidor, porque esse conhecimento trará amplo controle das suas ações. Assim, você poderá decidir melhor seu próximo passo, se vale a pena arriscar mais ou, quem sabe, aguardar a próxima rodada. 

Antes de tudo, o que é um perfil de investidor?

Antes mesmo de decidir onde vai aplicar seus investimentos, você precisa fazer a seguinte pergunta: qual é meu perfil de investidor? Pode parecer bobagem, seu perfil trará um norte da sua capacidade de assumir riscos. 

O tipo de perfil de investidor é conhecido pelo termo “suitability” e está fundamentado em três principais pilares: segurança, liquidez e rentabilidade. 

Assim, por meio de um mapeamento em diversos níveis diretamente ligados a suas decisões tomadas, você vai reconhecer seu tipo de perfil de investidor justamente pelo pilar em maior evidência. Vale ressaltar que dificilmente os três pilares estarão presentes ou em altos níveis de presença. 

Então, quais são os principais tipos de perfil de investidor?

Dentro do cenário de investimentos, o perfil do investidor é caracterizado basicamente em três categorias: conservador, moderado e arrojado. A seguir, acompanhe as particularidades de cada um deles. 

O perfil de investidor conservador representa a pessoa que não quer assumir riscos, mesmo que isso comprometa a margem de retorno financeira. Esse investidor prefere aplicar em opções mais previsíveis, que não tenham tanta volatilidade.

O perfil de investidor moderado se refere à pessoa com disponibilidade de assumir riscos em aplicações de forma intermediária. É basicamente o meio-termo entre o conservador e o arrojado. Ele aceita investir em opções com certa volatilidade, mas mantém a maior parte dos investimentos em segurança. 

Já o perfil de investidor arrojado tem maior tolerância em assumir riscos nas operações. Ele traça caminhos estratégicos e é mais receptivo a entender a dinâmica do mercado de ativos voláteis, visando sempre obter maior rentabilidade nos seus investimentos

Investidor segurando três criptomoedas na mão.

Então, qual é a principal diferença entre os perfis? 

Agora que você já sabe claramente o tipo de perfil de investidor que você assume no campo das negociações, vamos esclarecer as principais diferenças entre eles para você estudar o mercado e decidir de forma assertiva seu próximo passo nas negociações dos ativos. 

Na categoria de perfil conservador, enquadram-se os investidores que estão iniciando as aplicações agora, sem conhecimentos amplos do mercado, ou não querem colocar o patrimônio líquido em risco. 

Já os investidores da categoria moderada se encontram no meio-termo. Eles não são iniciantes em negociações, entendem um pouco do cenário e do mercado, e têm o objetivo de ampliar o patrimônio. Por isso, aceitam assumir um pouco mais de risco que a categoria anterior. 

Por fim, os investidores com perfil arrojado são entendidos como pessoas com maior conhecimento e experiência em negociações de ativos. Eles administram bem as oscilações do setor e não se abalam facilmente. É o perfil mais indicado para aplicações na Bolsa de Valores, por exemplo. 

Saiba qual é o seu perfil para investir com maior segurança

Antes de mais nada, você precisa saber que a descrição do perfil de investidor de ações explicada acima é básica em comparação com toda a gama de informações necessárias para traçar seu perfil com maior eficiência.

Atualmente, a maneira mais indicada de identificar seu perfil é a avaliação de suitability ou, em português, API (análise do perfil do investidor). Esse teste é aplicado por instituições financeiras que fazem aplicações, como a própria Bolsa de Valores. Após uma criteriosa análise de objetivo financeiro, entendimento de mercado, planos e outras nuances, é identificado seu perfil de investidor. 

Curiosidade 

Se você está totalmente curioso para fazer o teste de API, saiba que o seu perfil de investidor pode tanto se manter intacto como também sofrer alguma alteração com o passar do tempo. 

A mudança de perfil pode ser diagnosticada por diversos fatores distintos, como experiência adquirida no mercado de investimentos, mudança de objetivos e até maior conhecimento sobre aplicações, cotações, produtos e serviços.  

Obtenha mais conhecimento e evolua nos investimentos

Agora que você já classificou seu tipo de perfil de investidor, chegou o momento de aumentar sua cartela de ativos digitais e atingir rendimentos muito maiores com toda a segurança e muitos benefícios. 

 

Compartilhe