o que é efeito manada

Saiba o que é efeito manada e como não cair nessa armadilha

Você sabe o que é efeito manada? Esse fenômeno está relacionado a pessoas que não têm opinião própria ou se sentem inseguras e preferem aderir às ideias de outro indivíduo.

No mundo dos negócios, o efeito manada é muito comum. Ele acontece quando pessoas sem conhecimento suficiente sobre o mercado financeiro se deixam levar por opiniões alheias na hora de tomar uma decisão de investimento.

Elas “seguem a manada”, ou seja, replicam o comportamento de compra ou venda de ativos por causa de especulação. Isso pode levar a perder dinheiro.

O que o efeito manada tem a ver com investimentos?

Para entender o que é efeito manada, imagine um bando de animais seguindo outro. Eles andam em grupos para se proteger. Nos investimentos, esse movimento se chama efeito manada.

O efeito manada ocorre quando alguém se deixa levar pelo comportamento coletivo, sem fazer nenhuma análise crítica: simplesmente segue o bando por imitação ou falta de conhecimento, pois acredita que esse é o melhor caminho.

Quem está começando a investir tende a ter esse comportamento. Como o investidor inexperiente ainda não sabe muito bem onde e como aplicar, age de acordo com alguma informação ou acontecimento do mercado financeiro. Isso é bem comum. Porém, pode movimentar o mercado tanto positivamente quanto negativamente.

Como o efeito manada impacta os investimentos?

O efeito manada no mercado financeiro pode desencadear a queda no preço de um ativo. Isso pode acontecer por uma notícia ou um boato sobre determinada empresa ou aplicação, em vez de dados concretos.

Diante de uma notícia negativa, os investidores vendem os ativos, consequentemente, ocorre a queda do preço. O contrário também costuma acontecer: uma empresa cresce, os investidores compram os ativos, e o preço dispara.

o que é efeito manada

Como evitar o efeito manada na hora de investir

Agora que você sabe o que é efeito manada, deve aprender como se precaver dele e tomar decisões mais inteligentes. Confira as dicas a seguir.

  • Tenha objetivos: você precisa estar ciente dos seus objetivos e de onde quer chegar para evitar o efeito manada. Isso o fará tomar decisões pensando no futuro, não no momento;
  • Siga seu próprio plano: tome suas próprias decisões com base em seus objetivos, suas expectativas e seu perfil de investidor. Uma decisão errada pode fazer você perder dinheiro;
  • Busque fontes confiáveis: procure informar-se com fontes seguras. Seguir pessoas que entendem do assunto oferece outra visão para tomar decisões mais certeiras;
  • Não acredite em qualquer um: recomendações de compra de ativos só devem ser levadas em consideração se vierem de profissionais habilitados;
  • Use a razão: não se deixe levar pelas emoções. Ao saber de alguma notícia, confirme se a informação é real antes de tomar qualquer decisão. Não siga a manada só porque muitas pessoas estão indo na mesma direção. Questione os dados e as atitudes;
  • Tenha paciência: em muitos momentos, você terá que esperar a fase de queda passar para o ativo valorizar;
  • Mantenha sua estratégia: você precisa de uma boa estratégia para começar a investir e alcançar suas metas;
  • Estude sempre: estude os ativos nos quais você vai investir, acompanhe as análises e verifique os dados apresentados;
  • Informe-se sempre: acompanhe as notícias mundiais e nacionais sobre economia e investimentos ou qualquer nicho que pode impactar os resultados das suas aplicações.

Como o efeito manada pode afetar os preços das criptomoedas?

O efeito manada também causa volatilidade nas criptomoedas. Quando Elon Musk disse que aceitaria Bitcoin como pagamento dos carros da Tesla, fez com que a moeda tivesse uma supervalorização e começasse a subir. A partir disso, mais pessoas aderiram ao efeito manada e começaram a comprar o ativo.

Porém, um tempo depois, Elon Musk anunciou que não iria mais aceitar a criptomoeda como forma de pagamento pelos carros, devido ao alto consumo de energia não renovável.

Essa afirmação fez com que o preço do Bitcoin caísse consideravelmente e, provavelmente, as mesmas pessoas que aderiram ao efeito manada e compraram a moeda na alta, tiveram que vendê-la por um valor muito abaixo.

O que as pessoas precisam entender é que momentos de baixa (também chamados de bear market) sempre vão acontecer. Eles devem ser vistos como oportunidades para comprar, não para vender.

Invista em criptomoedas com a NovaDAX

Agora que você já sabe o que é efeito manada e como evitar ser vítima dele, que tal começar a investir em criptomoedas na NovaDAX? Crie a sua conta gratuita e inicie suas negociações agora.

Compartilhe