Blocos de madeira formando a palavra etf ao lado de um Bitcoin.

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar o retorno. Um dos investimentos de renda variável que colaboram com isso são os Fundos de Índice ou Exchange Traded Funds (ETF). Mas, afinal, o que é ETF?

Este artigo explica como o ETF funciona, para qual perfil de investidor esse tipo de fundo é mais indicado e quais são os benefícios de incluí-lo na carteira. Acompanhe.

O que ETF significa?

ETF é a sigla de Exchange Traded Funds, fundos negociados em bolsa. Eles são considerados vantajosos para quem quer investir em renda variável de uma forma mais prática.

Basicamente, esse tipo de fundo de investimento funciona como qualquer outro, ou seja, reúne recursos de vários investidores e aplica o montante em ativos financeiros. Cada investidor adquire uma cota e, em vez de investir individualmente, de forma direta, tem o investimento administrado por um gestor profissional.

A principal diferença é que o ETF adota um índice da Bolsa de Valores, como o Ibovespa, que contém as ações mais negociadas na B3, como referência e o reproduz, visando a obter o mesmo desempenho.

O ETF é negociado na Bolsa de Valores como ação comum. Por conta disso, é muito fácil e acessível investir nele. Basta ter uma conta na B3 e usar a plataforma de home broker da corretora para fazer as negociações.

Os mais comuns seguem índices de ações e são boas opções para quem deseja investir em aplicações de renda variável, mas também existe ETF de renda fixa.

Quais são os tipos de ETF?

Na hora de investir em ETF, você precisa escolher entre a renda fixa e a renda variável, já que isso influencia diretamente o risco e a rentabilidade.

O de renda variável é mais popular. Existem mais de 20 listados na Bolsa de Valores. O mais comum é o BOVA11, que adota o Ibovespa, principal índice de ações do Brasil.

Também existe ETF de renda fixa no mercado. Ele replica índices compostos por títulos públicos com vários prazos de vencimento.

Moedas em frente a um gráfico.

O ETF é indicado para qual perfil de investidor?

Após saber o que é ETF e como esse fundo de investimento funciona, é hora de entender para qual perfil ele é mais indicado.

O ETF de renda variável envolve mais riscos. Portanto, é mais indicado para investidores de perfil moderado ou arrojado.

O ETF de renda fixa envolve menos risco. Portanto, pode ser uma alternativa interessante para investidores de perfil mais conservador.

Tanto o ETF de renda fixa quanto o de renda variável é administrado por um gestor especializado, que aloca os recursos e gerencia a carteira de acordo com as movimentações do mercado. Isso colabora para reduzir o nível de risco do investimento.

Quais são as vantagens e as desvantagens de ETF?

Afinal, quais são as vantagens e as desvantagens do ETF? Confira a seguir.

Vantagens

Há várias vantagens em investir em um ETF. Entre as principais, dá para citar:

  • praticidade;
  • facilidade de investir em aplicações de renda variável;
  • boa rentabilidade, em comparação com outros investimentos;
  • possibilidade de diversificar a carteira investindo em vários ativos ao mesmo tempo;
  • baixo investimento inicial.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do ETF é a declaração obrigatória do Imposto de Renda, com uma alíquota que pode ser de até 15% sobre os lucros obtidos. O tributo não é retido na fonte. O próprio investidor deve fazer o cálculo e realizar o pagamento por meio de um Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF).

Além disso, está sujeito à cobrança de taxas de corretagem e de performance, caso o desempenho do fundo supere o benchmark. As taxas variam conforme a corretora. Por isso, vale a pena pesquisar bem antes de investir.

Diversifique a sua carteira de investimentos na NovaDAX

Investir em um fundo de índice pode ser muito promissor, mesmo que isso envolve alguns riscos. A melhor alternativa é aprender o que é ETF para diversificar a carteira, alocando uma parte do capital em cada ativo, como ações, fundos de renda fixa ou renda variável e criptomoedas.

Na NovaDAX, é possível investir em criptomoedas de uma forma acessível, segura e prática para diversificar ainda mais o seu portfólio. Agora que você já sabe o que é ETF, que tal explorar o blog da exchange para conhecer outras opções interessantes de investimentos?

Compartilhe