investir em criptomoedas

Como começar a investir em criptomoedas

Investir em criptomoedas é uma forma de diversificar a carteira de ativos, mas requer alguns cuidados. Afinal, os tokens têm custos transacionais. Isso significa que uma taxa é cobrada a cada transação direta, por conta do gasto de energia gerado para oferecer segurança.

É importante conhecer um pouco do mundo cripto, que vai muito além do Bitcoin. Caso você ainda esteja aprendendo sobre o universo das moedas digitais, confere algumas dicas sobre como investir nesses ativos a seguir. 

Por que investir em criptomoedas?

O Bitcoin surgiu em 2009, mas as moedas digitais tornaram-se populares no Brasil somente bem mais tarde. Então, o investimento em criptomoedas é relativamente recente para os brasileiros.

O valor do Bitcoin pode chamar a atenção: ele está cotado por volta de R$ 180 mil. Por outro lado, é possível investir em frações da criptomoeda, como o satoshi, a menor parte de um Bitcoin. Há dezenas de outras coins que podem ser usadas como ativos digitais de investimento.

Dicas de como investir em criptomoedas

A primeira dica de como investir em criptomoedas é ter em mente que não há lucro fácil e rápido. Especialistas orientam que o investimento em moedas digitais deve representar 2% da carteira de aplicações. 

“A representatividade das criptomoedas no total de investimentos de uma pessoa é um tema um tanto quanto delicado. Apesar de encontrarmos diversas recomendações diferentes para cada perfil de investidor hoje em dia, acredito que isso seja uma escolha muito pessoal”, diz Beibei Liu, CEO da NovaDAX.

“O que aconselhamos a fazer é estudar o mercado e as criptos desejadas, assim como analisar e entender a própria situação financeira (quanto ganha, gasta e tem disponível para realizar investimentos). A partir desse entendimento financeiro individual, a pessoa deve definir os valores que ela pode alocar”, continua.

Estude o mercado de criptomoedas

investir em criptomoedas

Estudar o mercado ajuda a descobrir quais são as criptomoedas mais promissoras. Primeiro, veja como ele funciona. O desempenho varia de acordo com muitos fatores, como situação financeira do país, acontecimentos no mundo cripto e até taxa de juros dos bancos centrais.

Como as criptomoedas para investir são ativos de renda variável, as decisões de juros dos bancos afetam diretamente a cotação delas. Juros mais altos deixam o crédito mais caro e reduzem a capacidade de investimento. Com taxas mais baixas, há mais dinheiro em circulação.

Para aprender mais sobre como investir em criptomoedas, há vários cursos e conteúdos na internet. Como o segmento muda muito, procure acompanhar as novidades, como novas moedas e mudanças no blockchain. 

Encontre uma exchange confiável

Para começar a investir em criptomoedas, primeiro, escolha uma exchange, uma corretora de criptoativos. Ela facilita a compra e a venda de moedas digitais, além de oferecer mais segurança nas transações. 

A NovaDAX é uma das principais exchanges de onde investir em criptomoedas no Brasil. A plataforma dá acesso a informações sobre cotação, variações de preço e extenso portfólio de moedas, além de um ambiente seguro para negociar.

Com uma exchange como a NovaDAX, você investe com segurança, tecnologia e menos burocracia. Para começar a investir, você cria uma conta de forma gratuita, escolhe quais criptomoedas comprar ou vender e quanto quer alocar. 

Comece investindo aos poucos

Uma dica de ouro no mundo financeiro é saber que investir em criptomoedas nem sempre gera resultados imediatos. Para ter bons resultados, acompanhe os movimentos dos ativos e do mercado. Escolha alguns para investir aos poucos e ir ganhando experiência.

A valorização das moedas digitais é bastante dinâmica: elas ganham ou perdem valor não necessariamente de forma proporcional. Cada token possui um ritmo próprio. O desempenho do Bitcoin gera uma grande influência no valor das moedas digitais e costuma servir de referência.

Tenha um orçamento para investir

Essa dica vale para quem vai investir em ativos tradicionais ou digitais: nunca comprometa boa parte de sua renda ao fazer aplicações em criptomoedas. No caso dos ativos variáveis, para manter uma vida financeira equilibrada, é preciso priorizar gastos com fatores fundamentais e apenas investir o dinheiro que “sobrar”.

Também vale ter uma reserva de emergência, do mercado tradicional de investimentos. Essa medida de segurança o deixa mais tranquilo para operar no segmento de criptomoedas e ter rendimentos em um prazo mais estendido. 

Saiba mais sobre criptomoedas

Agora que você sabe como investir em criptomoedas, continue sua leitura no blog da NovaDAX para ter mais informações sobre ativos digitais, blockchains e mais dicas de investimentos. Assim, você fica por dentro do mundo cripto. Acesse e confira!

Compartilhe