nft

NFT: o que é e como esse ativo funciona?

Na internet, é possível comprar praticamente tudo: desde produtos eletrônicos até alimentos, passando por roupas e viagens. Porém, como artistas podem ser remunerados pelas obras que produzem, como músicas, desenhos e vídeos digitais? NFT foi a solução criada para dar os créditos aos criadores.

A sigla ganhou notoriedade quando jogadores de futebol passaram a investir neste tipo de ativo digital. Isso chamou a atenção não só da comunidade cripto, mas especialmente de quem não tinha familiaridade nenhuma com esse mundo. Assim, você sabe o que é NFT?

O que é NFT?

NTF significa non-fungible tokens, tokens não fungíveis. A palavra “fungível” caracteriza “algo que pode ser gasto, consumido ou substituível”. Um exemplo é o dinheiro, que pode ser gasto em qualquer produto ou serviço.

Porém, NFT é algo não fungível, ou seja, que não pode ser gasto ou substituível, tal como obras de arte. Uma pintura é única, não pode ser substituída por outra. Essa é a ideia de criar uma tecnologia para tornar as artes digitais não substituíveis.

Assim, quando você compra um ativo digital no blockchain, adquire algo exclusivo. Por mais que ele seja replicado pela internet, somente quem o possui é o verdadeiro dono, cujo registro pode ser acessado de forma pública.

Para que o NFT serve?

Quando um NFT é criado, é registrado nos certificados no blockchain. Essa tecnologia é considerada segura, visto que os blocos adicionados são verificados constantemente. Assim, há a garantia de que o ativo digital é realmente único.

nft

Como o NFT funciona?

Você já deve ter ouvido falar de games como CryptoKitties, que funciona no blockchain Ethereum. Basicamente, o jogo consiste em comprar, vender e negociar gatos virtuais. Cada um é um ativo digital único, um dos vários exemplos que explicam como funciona o NFT.

O conceito de NFT ficou famoso com a venda da obra Everydays: The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann. Ela foi vendida por R$ 380 milhões em um leilão da casa Christie’s. O trabalho consistiu em uma colagem de diversas obras feitas pelo artista, que acompanham a evolução dele ao longo do tempo.

Como investir em NFT?

Se você quer investir em criptomoedas ou NFTs, é importante estudar o potencial de rendimento desses ativos ao longo do tempo. Ao analisar a tendência de valorização da obra, veja se vale a pena adquirir os direitos sobre ela.

O processo de como comprar NFT envolve adquirir os direitos pela obra. O certificado de autenticidade comprova que a obra é original. No mundo físico, isso também acontece: um quadro de um pintor famoso acompanha um certificado, que comprova que ele é único.

Mesmo que haja cópias da obra, são reproduções. A versão original, certificada e autenticada é apenas de quem adquiriu tais direitos. Para investir em um ativo digital, você pode entrar em um leilão ou jogos NFT, tratar diretamente com o detentor atual do certificado ou a entidade que o negocia.

Como criar um NFT?

Para saber como criar NFT, primeiro, é importante ter uma carteira digital para guardar as criptomoedas. Depois, conecte-a a um marketplace cripto, como OpenSea ou NFTrend. Eles podem cobrar taxas de custódia das moedas.

Em seguida, envie o arquivo da obra (fotos, artes digitais ou música) para transformá-lo em NFT. É fundamental que você seja o autor da obra para negociá-la. Uma vez que o arquivo for enviado, dá para programá-lo, definir o preço, as formas de pagamento, entre outros.

Por fim, a plataforma de marketplace cobra a taxa de para a criação do ativo digital. A partir daí, você pode divulgar a obra, enviá-la para outra carteira digital ou negociá-la com outras plataformas.

Comece a investir em criptomoedas com a NovaDAX!

O NFT une a arte à tecnologia. Dá para conhecer um pouco mais sobre esse ativo digital no blog da NovaDAX. Além disso, você pode acompanhar as novidades dos blockchains, das criptomoedas e de outros investimentos. Acesse e confira!

Compartilhe