o que e halving

Você sabe o que é halving?

Você sabia que o Bitcoin tem limite de “vida”? A principal criptomoeda do mundo já tem previsão para sair de circulação do mercado. No entanto, isso ainda deve demorar alguns anos. Até lá, é importante aprender o que é halving e como esse processo afeta o criptoativo.

Se você está começando a investir em criptomoedas agora, já se deparou com muitos termos específicos — como “halving”, por exemplo. Isso é bastante comum no mercado de ativos digitais. Afinal, esse universo conta com regras próprias.

Portanto, é importante se inteirar de todos os conceitos por trás das principais criptomoedas e tokens existentes no mercado. Assim, os estudos serão muito mais eficientes e, consequentemente, os investimentos serão mais assertivos, com maiores chances de lucro.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas informações sobre o que é halving e como esse processo afeta a carteira de Bitcoin. Esperamos que você consiga se planejar a longo prazo, além de adquirir mais conhecimento sobre os ativos virtuais disponíveis.

Com os dias contados

Se você está conhecendo o Bitcoin agora, pode ficar impactado ao saber que a primeira criptomoeda do mundo está com os dias contatos. Como esse ativo, que é tão popular entre investidores e se mostra cada vez mais forte, pode ter “prazo de validade”? Para entender melhor, você precisa saber o que é halving.

Desde a criação, o Bitcoin tinha previsão para parar de ser emitido quando atingisse o número de 21 milhões de unidades mineradas. Isso foi feito para o valor do ativo se manter seguro. No entanto, para a moeda não sumir de uma hora pra outra, uma estratégia foi criada: o Bitcoin’s halving.

Estipulado por Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador do Bitcoin), o halving reduz a quantidade de Bitcoins que podem ser emitidos a cada 4 anos. Para ter ideia, em 2009, a média de moedas mineradas em 10 minutos era de 50 BTC. Hoje, 3 halvings depois, a média é de 6,25 BTC.

O termo “halving” surgiu da palavra “half” (que significa “metade”, em inglês). Pelas estimativas matemáticas, o Bitcoin existirá até 2140, quando novas moedas não poderão mais ser mineradas. No entanto, o próximo halving está previsto para 2024.

Moeda de bitcoin em cima de moedas convencionais.

O halving altera o preço do Bitcoin?

Após entender o que significa halving, é importante saber como o processo influencia o preço do Bitcoin. Estamos falando de uma medida que reduz a quantidade de moedas disponíveis no mercado. Sendo assim, será que isso aumenta ou diminui o valor dos ativos em questão?

Muitas pessoas que não sabem o que é halving acreditam que o fenômeno ocorre a cada vez que a moeda tem uma alta muito grande para reduzir o preço do Bitcoin. No entanto, o que se observa desde o primeiro halving é que o preço da moeda sobe após a redução.

Normalmente, essa alta segue a data do halving. Ou seja, o preço é elevado, devido à grande procura e à menor oferta do ativo. Assim, muitos acreditam que a demanda pelo Bitcoin se mantenha, mesmo com a quantidade reduzida de ativos.

Como exemplo, podemos utilizar o ciclo de halving ocorrido em 2020 (o mais recente). Na época, observou-se uma valorização significativa no preço da moeda. Acredita-se que o valor do Bitcoin tenha subido, aproximadamente, 559%. Isso indicaria que o ativo foi mais buscado após a redução em quantidade.

O que acontece quando o Bitcoin acabar?

Como você percebeu, um dia, o Bitcoin deixará de circular entre os investidores. Isso deve acontecer em 2140, quando o total de moedas emitidas atingir o limite de 21 milhões. Então, o que acontecerá com aqueles que já haviam investido e minerado o criptoativo?

Antes de qualquer coisa, vale dizer que o Bitcoin foi planejado para sofrer, aproximadamente, 64 halvings ao longo da vida útil. Portanto, quando a moeda deixar de ser emitida, o número de BTCs em circulação será fixo. Ou seja, as moedas já mineradas permanecem ativas.

No entanto, a mineração do Bitcoin deixará de ser rentável. Aqueles que trabalhavam minerando o ativo passarão a receber recompensa apenas pelas transações feitas com a moeda, não mais pela emissão propriamente dita.

Além disso, os vendedores terão mais controle sobre o preço do BTC. Afinal, sem novos ativos em circulação, eles serão responsáveis por definir os valores de vendas.

Vale dizer que boa parte dos 21 milhões de moedas emitidas não estarão em circulação em 2140. Isso porque muitos investidores perdem as chaves de acesso ou até falecem sem antes passá-las a alguém conhecido, o que trava os ativos nas carteiras — algo que já ocorre frequentemente.

Não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin!

Agora, você já sabe o que é halving e qual é a importância desse processo nas emissões de Bitcoin. Continue de olho no blog da NovaDAX para não perder nenhuma novidade sobre essa e outras criptomoedas.

Compartilhe