O mercado financeiro já conta com inúmeras opções de investimento. Isso possibilita gerar renda de acordo com cada perfil (conservador, moderado ou arrojado). Por outro lado, é comum ter dúvidas sobres essas modalidades. Por isso, hoje, você entenderá o que é Venture Capital.
Se você gosta de se atualizar sobre as principais tendências do universo financeiro, já ouviu falar de Venture Capital. Diferentemente do que muitos possam pensar, esse não é um tipo específico de aplicação, mas uma modalidade de investimento.
O Venture Capital também pode ser lido como “capital de risco”, ou seja, ele é mais voltado para investidores experientes. Esse tipo de investimento está cada vez mais popular ao redor do mundo. Inclusive, no Brasil, os valores aplicados em Venture Capital aumentaram bastante nos últimos anos.
Se você se identifica com um perfil mais arrojado, é interessante saber detalhadamente o que é Venture Capital. Dessa forma, saberá identificar as melhores oportunidades para sua estratégia financeira. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.
O que é Venture Capital?
O Venture Capital diz respeito a investimentos relacionados a empresas de médio porte (principalmente startups). São companhias novas no mercado, com faturamentos relativamente baixos. No entanto, elas apresentam boas condições de crescerem e se destacarem no mercado.
Por mais promissoras que sejam, essas empresas não são garantia de estabilidade. Por isso, comprar ações ou valores imobiliários é considerado um investimento de risco. Isso pode gerar muita renda ou simplesmente dar prejuízo.
Mais que investir dinheiro em determinadas startups, o Venture Capital concede uma participação mais ativa na gestão das empresas. Dessa forma, é possível fazer sugestões referentes ao futuro da companhia e tomar decisões mediante votações organizadas entre os acionistas.
Existe uma colaboração entre os empreendedores e os investidores dessas empresas. Os acionistas ganham o direito de orientar a rotina da companhia, fazendo com que ela cresça e se torne cada vez mais sustentável no mercado.
Com isso, as ações da startup podem começar a ser negociadas na Bolsa de Valores. Em contrapartida, os investidores podem resgatar as quantias investidas acrescidas de lucro. É importante que os objetivos dos empresários e dos acionistas estejam alinhados para o bem da companhia.
Como investir em Venture Capital?
Você já sabe o que é Venture Capital, então chegou a hora de aprender como investir nesse tipo de capital. Existem três principais formas de aplicar dinheiro em empresas emergentes:
- investidor individual: investimento feito por aqueles que têm mais experiência e recursos. Afinal, é uma aplicação de risco;
- companhias de participação: o investidor tem o controle sobre a participação de outras empresas no investimento em Venture Capital;
- FIPs: Fundos de Investimento em Participação também são formas de aplicar em capital de risco.
A última alternativa só é viável para investidores experientes e qualificados (que tenham mais de R$ 1 milhão aplicado). Lembre-se que, para investir nesse mercado, é importante estudar as tendências e ter um perfil bastante analítico.
Benefícios do Venture Capital
Sabendo o que é Venture Capital, você percebe a importância que esse tipo de investimento tem para o crescimento de certas startups. Porém, além disso, quais são os benefícios oferecidos pela modalidade?
Em primeiro lugar, é possível mencionar a participação ativa do investidor na gestão da companhia. Normalmente, esse indivíduo é muito capacitado e pode contribuir bastante para o desenvolvimento da empresa.
Também há a colaboração entre os membros da startup com os acionistas. Isso não só acelera o crescimento da companhia em questão, mas é importante para lidar com burocracias (uma vez que as decisões administrativas são tomadas por um conselho bem estruturado). Com isso, há mais chances da empresa atuar de forma sustentável no mercado.
Venture Capital no Brasil
Depois de aprender o que é e como investir em Venture Capital, uma dúvida pode ter surgido em sua mente: como esse tipo de aplicação é vista no Brasil? Há boas oportunidades de Venture Capital?
No país, investir em Venture Capital ainda é algo novo. No entanto, pode-se dizer que essa prática está em desenvolvimento avançado, sendo a maior em toda América Latina. Não só existem oportunidades interessantes, como o Brasil é referência para muitos outros mercados.
Além disso, há muitas startups de destaque no Brasil. Quanto mais os valores das aplicações em Venture Capital aumentam, mais promissor se torna esse ramo em nosso país. Não à toa, o país já conta com 5 startups unicórnios (empresas avaliadas em mais de US$ 1 milhão).
Continue estudando modalidades de investimentos no blog da NovaDAX
Aqui, no blog da NovaDAX, você aprende a gerir suas finanças e confere as principais novidades do mercado cripto. Continue navegando pelos conteúdos para não perder nenhuma informação importante sobre o mercado!