Hoje em dia, o mercado financeiro oferece diversas soluções para aumentar a renda mensal. Existem muitos tipos de investimento para diversificar ao máximo a carteira. Sendo assim, o que acha de conhecer as principais opções?
Afinal, o primeiro passo para investir é estudar o mercado. Você não deve aplicar seu dinheiro em ações ou outros ativos sem realizar uma pesquisa prévia e aprofundada sobre os tipos de investimento. Isso porque cada um deles corresponde a necessidades específicas.
Você deve definir seu perfil de investidor antes de escolher um ativo para aplicar. Além de levar em consideração o dinheiro disponível na sua conta destinado aos investimentos, é necessário ter em mente se você quer correr riscos baixos ou altos, sem contar seus planos, que podem ser a curto ou longo prazo.
Chegou a hora de conhecer os principais tipos de investimento financeiro disponíveis no mercado. Esperamos que você os analise para saber qual mais atende às suas necessidades atuais e à organização das suas finanças.
Renda fixa x renda variável
Os principais tipos de investimento se dividem de acordo com a natureza da renda gerada, que pode ser fixa ou variável. Dessa forma, antes de conhecer os ativos propriamente ditos, vale entender melhor a diferença entre ambas.
Renda fixa
Essa categoria compreende os tipos de investimentos em que o percentual de remuneração pode ser previamente calculado no momento da aplicação. Assim, o investidor conhece a rentabilidade, pois normalmente está atrelada a algum índice de mercado, como taxa oficial de juros, CDI ou inflação oficial.
Portanto, investimentos em renda fixa são indicados para perfis mais conservadores, uma vez que apresentam baixos riscos. Além disso, são ótimas opções para quem deseja gerar renda a curto prazo. Isso tudo se deve ao fato dos ativos não sofrerem com a volatilidade do mercado.
Esses investimentos podem ser pré ou pós-fixados. Os primeiros são ativos que apresentam as taxas de juros ao investidor no momento da operação. Assim, é possível saber quanto será resgatado ao final de um determinado período. Já os segundos estão atrelados a algum índice mutável (como a taxa Selic).
Renda variável
Na contramão, os investimentos em renda variável não permitem ao investidor calcular previamente a rentabilidade total de uma determinada aplicação. Afinal, os preços dos ativos podem sofrer grandes altas ou baixas ao longo de um determinado período. Tudo depende da movimentação do mercado.
Por isso, a renda variável costuma apresentar mais riscos e rentabilidades. Com isso, é mais indicada para investidores com perfis agressivos, com experiência e conhecimento sobre a área. Aqui, enquadram-se investimentos em ações e criptomoedas.
Tipos de investimento
Agora que você entendeu as diferentes rentabilidades que pode alcançar com aplicações, chegou a hora de conhecer alguns tipos de investimento populares. Assim, saberá qual deles mais combina com seu perfil e seus objetivos financeiros.
Tesouro Direto
Investir em Tesouro Direto está entre as opções mais comuns para quem procura renda fixa. Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal Brasileiro que funciona pela emissão de títulos de crédito adquiridos pelos investidores.
Para conseguir o título, você empresta uma quantia de dinheiro ao Governo (usada para fins públicos). Após um determinado período, você recebe o valor de volta, com juros atrelados. Os títulos podem ser adquiridos pela internet.
CDB
O CDC (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido por bancos, que também pode ser adquirido por um investidor. Ele consiste em emprestar dinheiro a uma empresa financeira por um determinado período. Esse também é um investimento com renda fixa, muito seguro e indicado para perfis conservadores.
Ações
Hoje em dia, investir em ações é uma prática muito comum. Esse tipo de investimento é um dos maiores representantes da renda variável. Ao adquirir ações, você compra uma fração de uma determinada empresa. A rentabilidade depende da performance da companhia no mercado.
Fundos de investimento
Os fundos de investimento são aplicações coletivas que reúnem o dinheiro de diversos investidores. Para participar, você precisa comprar uma determinada quantidade de cotas (que varia de acordo com o valor investido). Elas são administradas por pessoas especializadas e que gerenciam os fundos.
Criptomoedas
Se você acompanha a NovaDAX há algum tempo, sabe muito bem que investir em criptomoedas é uma realidade. Apesar de terem valores bem voláteis, ativos como o Bitcoin são sucesso no mercado financeiro. Trata-se de um universo que vem ganhando cada vez mais espaço com os avanços tecnológicos.
Conte com a NovaDAX para investir na criptomoeda ideal!
Conhecendo os principais tipos de investimento do mercado, é muito mais fácil aplicar seu dinheiro. Lembre-se que aqui, na NovaDAX, auxiliamos você a investir nas melhores criptomoedas. Não deixe de navegar por todos os nossos conteúdos se quiser saber mais sobre o tema!