Há vários investimentos disponíveis no mercado financeiro, que atendem a diversos perfis de investidor, desde o conservador, que prefere a poupança, ao arrojado, que investe em ações e criptomoedas. Um tipo de aplicação que fica no “meio do caminho” é LCI e LCA.
Isso porque elas se baseiam em títulos de crédito imobiliário, mas que podem ter variação no rendimento dependendo do tipo de indexador atrelado. Antes de entrarmos no assunto de LCI e LCA, vamos explicar a diferença entre renda fixa e variável.
Grau de previsibilidade
A renda fixa tem esse nome porque o investidor sabe de antemão quanto o dinheiro vai render. A poupança é o melhor exemplo disso: o rendimento é de 6,17% ao ano mais a taxa referencial. Assim, dá para calcular quanto o dinheiro vai render em um determinado período.
A renda variável é o total oposto: não dá para saber o rendimento no final do período. Quem lida com criptomoedas entende isso bem: o valor das coins muda muito durante a semana. Assim como as ações de empresas, esse tipo de ativo é sensível a variações externas, por isso é bem volátil.
LCI e LCA ficam no meio-termo porque há modalidades que usam índices fixos para a rentabilidade. Por outro lado, há tipos indexados em índices mais voláteis. Vamos explicar como elas funcionam e qual delas é a mais indicada para você.
Crédito imobiliário e agrícola
A letra de crédito é um título emitido por um banco ou instituições financeiras para financiar propósitos específicos. Ao adquiri-la, é como se você emprestasse dinheiro a essas entidades para financiar essas áreas.
LCI
A LCI significa Letras de Crédito Imobiliário. Os bancos financiam a compra de imóveis e fazem empréstimos com garantia de imóvel (conhecidos como hipoteca). Parte do dinheiro disponibilizado para esses programas vem da poupança. Outra parte vem da venda dos títulos de crédito imobiliário, as LCIs.
Como a LCI funciona? O banco vende os títulos, ou as letras, para os investidores, remunerados de várias formas. Esse dinheiro fica na instituição por um tempo (até três anos), recebe rendimentos e pode ser resgatado com juros.
LCA
A LCA significa Letras de Crédito Agropecuário. A diferença dela para a LCI é o objeto do investimento: nesse caso, a instituição financeira ou o banco tem programas de financiamento para produtores rurais e cooperativas, que solicitam uma quantia em dinheiro para investir na plantação ou na compra de maquinário.
Como a LCA funciona? Igual a LCI: os títulos são remunerados de formas diferentes. Esse dinheiro pode ser resgatado em até três anos, com direito ao rendimento por conta dos juros.
Como LCI e LCA são remuneradas?
Para LCI e LCA, a rentabilidade funciona da mesma forma. Há as letras pré-fixadas, na qual você já sabe o quanto o dinheiro vai render até o vencimento do papel. Aqui, elas se assemelham à poupança, mas a diferença é que o rendimento de LCI e LCA é maior.
Também há as letras pós-fixadas, cujos índices de rendimento podem estar atrelados à taxa do CDI (usada para transações entre os bancos) ou à inflação (que pode ser o IPCA ou o IGP-M). Parte desse rendimento é pré-fixada. A outra parte usa esses índices para compor o rendimento.
Vantagens de LCI e LCA
Investir em LCI e LCA traz vantagens que vão além da remuneração maior que a poupança. O Imposto de Renda não incide sobre elas, ou seja, ao investir nas letras de crédito, o rendimento recebido vai integralmente para o investidor. Geralmente, as instituições não cobram taxas de administração.
Outra vantagem é que o investimento em LCI e LCA tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Caso a instituição financeira quebre, o FGC permite que o investidor receba de volta até R$ 250 mil do valor aplicado.
A única desvantagem é a baixa liquidez. Há o período de carência de 90 dias, no mínimo, para os títulos pré e pós-fixados, e de 12 meses, caso o indexador seja um índice de inflação. Ou seja: as letras não são consideradas reservas de emergência, mas investimento a médio prazo.
Fundos imobiliários
O fundo de investimento imobiliário (FII) é um pouco diferente de LCI e LCA. Nesse caso, o investidor coloca o dinheiro em frações (ou cotas) de empreendimentos de construção de casas, prédios, shoppings e galpões, por exemplo. Caso eles valorizem, o investidor recebe uma parte do rendimento.
Conheça mais sobre investimentos e criptomoedas
Investir em LCI e LCA é uma forma de guardar dinheiro para o futuro. Também é possível investir em criptomoedas para aproveitar os bons rendimentos que elas têm. Continue no blog da NovaDAX para ficar por dentro desse mundo e tomar as melhores decisões!