Toda pessoa que tem vontade de entrar no mercado de investimentos, mas ainda não sabe como funciona tem a seguinte dúvida: será que vale mais a pena deixar as economias em rendimento na poupança ou fazer aplicações e compra de outras moedas para ganhar com o câmbio?
Confira alguns detalhes sobre cada um desses estilos de investir e descubra qual negócio é o mais apropriado para você!
Compare o rendimento da poupança com os demais investimentos
Durante boa parte de sua vida você deve ter sido aconselhado a guardar um pouco do seu salário e juntar para situações emergenciais ou utilizá-lo para cumprir um sonho. Isso é normal e a principal causa pela qual, mesmo sem entender muito sobre como funciona o rendimento da poupança, a maioria das pessoas possui uma conta nessa modalidade.
Porém, se a ideia é não apenas acumular esse dinheiro, mas também torná-lo uma boa fonte de investimentos para que você possa multiplicá-lo, vale a pena conhecer outras opções de produtos.
Confira as características de cada um:
Rendimento na poupança
O rendimento da poupança está diretamente atrelado à taxa Selic, de modo que:
- quando a taxa estiver abaixo de 8,5%, a conta irá render 70% da taxa básica, adicionando a taxa referencial (TR);
- acima dos 8,5%, rende 0,5% por mês + TR.
Outra questão a ser considerada é que também há inúmeras outras variações. Por exemplo: quanto maior o montante depositado, maior o rendimento. Assim como deixar o valor mais tempo parado significa um maior acúmulo de taxas.
Com a alta da inflação e a queda da Selic, costuma-se dizer, porém, que investir na poupança trata-se de uma perda de dinheiro.
Outros tipos de investimento
Existem mais formas de investir que conseguem trazer um retorno mais promissor. Os três principais deles são:
- compra de títulos no Tesouro Direto;
- ações na Bolsa de Valores;
- moedas para lucrar com o câmbio, podendo ser notas estrangeiras ou criptomoedas.
Todos eles possuem características diferentes e é preciso de maior conhecimento de mercado — como entender gráficos ou mesmo entender as formas de fazer análises técnicas das tendências — para investir. Além das análises digitais, também é muito importante acompanhar o índice Ibovespa.
Entretanto, operam com taxas de variação bem mais altas e conseguem render mais do que a poupança, desde que feita uma boa operação. Por exemplo: o título do Tesouro, quando mantido até sua data final, pode ganhar cerca de 6% por ano.
Outra situação que ilustra este movimento é o do Bitcoin. Quem comprou antes de 2016, viu o seu investimento aumentando 1300% no ano seguinte.
Depois de comparar o rendimento da poupança com outros investimentos, continue lendo as dicas financeiras do blog da NovaDAX!