As criptomoedas revolucionaram o mercado financeiro, não só a maneira como os investimentos são feitos, mas como as operações de crédito funcionam. Por conta disso, novos termos surgiram, como a corretora descentralizada. Você sabe o que é DEX?
Esta sigla em inglês é usada para definir uma corretora (exchange) descentralizada, que permite a realização de transações diretas de criptomoedas entre duas partes. Em outras palavras, uma negociação on-line sem intermediadores, ou seja, peer-to-peer (P2P).
Afinal, qual é a importância de saber o que é DEX? Além de ser uma peça fundamental de uma estratégia de investimento no mundo cripto, esse termo revolucionou o “jeito de fazer as coisas”. Para entender melhor, continue lendo o conteúdo a seguir.
Qual é o objetivo de uma DEX?
As corretoras DEX têm como objetivo solucionar problemas inerentes das exchanges centralizadas. Isso porque elas criam mercados de ponta a ponta (peer-to-peer), diretamente no blockchain, permitindo que os investidores negociem os fundos de maneira independente, ou seja, sem intermediadores.
Dessa forma, os usuários inseridos nas exchanges DEX operam em transações de criptomoedas entre si, sem o envolvimento de terceiros. Essa é uma oportunidade de idealizarem e porem em prática estratégias previamente elaboradas.
Porém, não se engane achando que é “uma terra de ninguém”. Os serviços das DEX são supervisionados automaticamente pelos participantes ou pelo sistema, uma tecnologia de ledger distribuído (DLT).
Qual é a diferença entre as centralizadas?
Uma exchange centralizada é uma corretora em que os usuários devem ser identificados, assim como as moedas mantidas em contas que pertencem a empresas. Já a corretora DEX faz o processo contrário.
Em outras palavras, a corretora centralizada é administrada por uma empresa específica ou uma pessoa que visa lucro, responsável por proteger todos os dados das transações comerciais. O controle das operações fica nas mãos desse indivíduo, tornando as operações totalmente dependentes.
Por sua vez, as corretoras de criptomoedas descentralizadas não possuem essa pessoa ou empresa responsável, que detém todo o poder dos dados. Por isso, é possível ter mais funções na hora de operar as moedas digitais.
Vantagens da DEX
Agora que você já sabe o que é DEX, é hora de entender melhor o funcionamento, conhecendo as vantagens de contar com uma exchange descentralizada. A seguir, listamos os principais benefícios desse tipo de corretora de moedas digitais.
Segurança
Ao contrário da corretora centralizada, a DEX não armazena os ativos do usuário. Por isso, se houver qualquer tipo de ataque cibernético, não há o risco de perder fundos financeiros.
Dessa forma, é possível chegar à conclusão de que uma exchange descentralizada é mais segura que uma corretora centralizada, já que não há a concentração de informações.
Baixo risco de manutenção
Outro ponto importante sobre uma DEX é que esse tipo de serviço oferece baixo risco de manutenção de preços ou falsificação de transações. Isso porque não há uma estrutura central na corretora para haver manipulação.
Como não há contas pessoais registradas na exchange descentralizada, a verificação não é necessária, dificultando o roubo de dados pessoais e tornando o processo ainda mais anônimo.
Independência
Uma vantagem interessante da exchange descentralizada é a arquitetura distribuída, que protege a corretora de ter interferência de autoridades locais ou internacionais.
Se considerarmos as características de uma corretora centralizada que precisa seguir as limitações da regulamentação local, essa é uma vantagem bem interessante. Afinal, não limita a maneira com que você pode agir ou criar estratégias de investimentos.
Acessibilidade
Além de ser um lugar aberto para a evolução das criptomoedas já existentes, a corretora descentralizada está preparada para a criação de pedidos de novas moedas digitais diretamente no sistema.
Esse tipo de liberdade permite que os projetos de startups forneçam liquidez mínima aos usuários, sem a necessidade do pagamento de altas para a listagem nas plataformas da corretora, como ocorre na exchange centralizada.
Existem pontos de atenção?
Assim como qualquer outro projeto, a exchange descentralizada também possui pontos de atenção, características que, se forem desenvolvidas, podem se tornar grandes vantagens no futuro.
Para te ajudar a entender melhor o que é DEX e compreender como esse termo afeta uma estratégia de investimento no mercado de criptomoedas, a seguir, listamos quais são as desvantagens da corretora descentralizada.
- Impossibilidade de recuperar ou restaurar o acesso a uma transação;
- Pequena gama de funções na plataforma;
- Baixa liquidez em comparação com os sites centralizados;
- Problemas de escalabilidade;
- Nenhum serviço de suporte;
- Velocidade das transações limitadas.
Antes de tomar qualquer decisão, é importante estar ciente dessas limitações. Afinal, só vendo o cenário completo dá para saber se esse mercado é interessante, não é mesmo? Se estiver procurando por uma corretora, conte com a gente!
Continue aprendendo sobre criptos na NovaDAX!
Depois de ler este conteúdo e entender o que é DEX, o que acha de continuar a aprender mais sobre o universo cripto? Acesse o nosso blog e veja os outros artigos que temos por lá!