3d rendering bitcoin other crypto currencies led glow dark glossy glass board with blockchain data dots lines scaled

Qual o futuro das criptomoedas?

Você sabe qual é o futuro das criptomoedas? Essa é uma dúvida frequente por parte de diversos investidores, principalmente aqueles que estão iniciando a sua jornada no mundo dos investimentos. O mercado de moedas digitais tem características específicas e, ao mesmo tempo, trata-se de uma área bastante promissora, pois esses ativos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro. 

A criptomoedas são uma ótima solução tecnológica e proporcionam a realização de diversas transações. 

Como toda tecnologia, as moedas digitais têm passado por intensas transformações e é necessário estar por dentro delas para que você possa estar atualizado em relação às futuras tendências desse segmento.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo iremos abordar as principais tendências que envolvem o futuro das criptomoedas em curto, médio e longo prazo. Ao conhecer sobre as questões, você terá mais assertividade no momento de investir. Continue com a gente. 

Criptomoedas e dinheiro fiduciário vão existir simultaneamente

As moedas digitais e as principais moedas fiduciárias (real, dólar, euro, entre outras) continuarão a existir de maneira simultânea. Entretanto, cada vez mais, as moedas digitais irão ganhar popularidade e se tornar uma alternativa comum de pagamento e investimento.

Matriz DeFi como estímulo à competição

A matriz de DeFi (Finanças Descentralizadas) tende a ser cada vez mais adotada e ela é um grande estímulo à competição no mercado financeiro. A matriz também vai ser uma verificação do poder das moedas digitais do banco central. 

Além disso, as criptomoedas tendem a se tornar um mercado cada vez mais competitivo e esses cripto ativos precisam assegurar privacidade, previsibilidade e boas políticas monetárias para se destacarem no mercado.

Tokens devem ganhar mais espaço

A utilização do token tende a ser cada vez mais frequente no mercado e essa tendência deve estimular o desenvolvimento de microeconomias no ambiente digital. O NFT é o principal aplicativo utilizado no mercado.

Vale destacar ainda que empresas de diversos segmentos e portes mercadológicos tendem a utilizar os tokens na estrutura de capital nos próximos 10 anos. Os tokens fazem referência a valores mobiliários híbridos e vão ter valor financeiro à medida que a organização gere mais receita.

Mais trocas por meio dos tokens

Com a expansão das criptomoedas no mercado, vai haver uma expansão de algumas economias que vão utilizar os tokens como meio de troca. Pode ser, por exemplo, tokens de jogos dos estilos SLP ou ETH. Eles são aplicativos fáceis de serem habilitados para Blockchain, que contribuem para facilitar a negociação dos ativos em dinheiro.

Sobre esse tópico é importante destacar ainda que o agente de câmbio vai se auto-regular por meio de um conjunto de outras moedas digitais (bitcoin, ethereum etc.), ficando mais distante da exclusividade do dólar estadunidense.

Serviços centralizados sendo conectados por trilhos descentralizados

Diferentes serviços no mercado financeiro tendem a ser centralizados isolados, pois essa estratégia é mais eficiente do ponto de vista computacional. No entanto, a rede que oferece toda essa gama de serviços pode ser descentralizada.

Nesse cenário, as pessoas terão acesso a diferentes serviços por meio de diferentes trilhos de blockchain que já são padronizados. A padronização é extremamente útil, pois em poucos segundos os usuários poderão mover os ativos de maneira rápida e prática.

Além disso, diversos pagamentos poderão ser feitos no futuro utilizando a tecnologia do blockchain, que contribui para tornar mais prática, rápida e segura essa transação.

Dinheiro como forma de identidade humana

A utilização do dinheiro ou dos ativos financeiros no nosso cotidiano tende a ficar cada vez mais relacionado com as nossas identidades e a nossa individualidade. Essa lógica será aplicável no relacionamento com os ativos físicos e digitais.

Dessa maneira, podemos dizer que as criptomoedas vão contribuir para acelerar a globalização, pois vão reunir indivíduos com valores parecidos e vão quebrar diferentes fronteiras.

Criptomoedas tendem a ser aceitas no varejo

As moedas digitais, em médio e longo prazo, tendem a ser cada vez mais utilizadas no universo varejista. Empresas dos mais variados segmentos e portes estão pensando em soluções com o objetivo de implementar essa tecnologia no futuro das lojas. Caso esse processo realmente ocorra, as criptomoedas serão cada vez mais populares, pois vão ser utilizadas em diversas situações do nosso cotidiano. 

Como é possível perceber, as criptomoedas têm se tornado cada vez mais populares e trata-se de um mercado com ótimo potencial de crescimento. 

Comece a investir

Comece a sua jornada com os investimentos em criptomoedas com a NovaDAX. Negocie bitcoin com taxa zero e alta liquidez!

Compartilhe