exchange criptomoedas

Qual é o papel da exchange de criptomoedas no mercado?

Uma exchange de criptomoedas é definida como uma plataforma que ajuda a facilitar e agilizar as negociações de criptoativos no mercado. Isso inclui desde a compra e a venda até a troca das moedas digitais, atuando como um local, no qual o investidor pode usufruir da segurança e da praticidade nos investimentos.

Também conhecido pelos termos “corretoras de criptomoedas” e “bolsa de criptomoedas”, esse ambiente digital foi criado depois que o Bitcoin estreou no mercado de criptos. Afinal, existem mais de oito mil tipos diferentes para serem negociadas.

A seguir, iremos explicar com mais detalhes o que é exchange e qual é o papel disso para o investidor interessado em entender esse mercado. Leia e aproveite para compreender a atuação da NovaDAX nesse processo.

O que são exchanges?

Como um ambiente voltado para a comercialização de criptomoedas, uma exchange é um elemento importante para os investidores. Isso porque, além de garantir a segurança das transações, fornece ferramentas necessárias para uma estratégia que visa a rentabilidade.

Existem vários tipos de exchange de criptomoedas no mercado. A NovaDAX é um exemplo. O que as diferem são os serviços oferecidos. Afinal, enquanto algumas possibilitam o acompanhamento em tempo real dos criptoativos, outras aprimoram as ferramentas de compra e venda, como o stop loss e o stop gain.

Por conta disso, a decisão sobre a melhor exchange de criptomoedas varia para cada pessoa. Porém, quanto mais serviços e atendimentos transparentes com o investidor, mais confiável a plataforma será.

Qual é o papel disso no mercado?

Resumidamente, o papel de uma exchange de criptomoedas é conectar compradores e vendedores, assegurando que todas as partes cumpram com os compromissos. Isso quer dizer que, embora seja possível negociar moedas digitais livremente, essa é uma plataforma que traz mais segurança para os envolvidos.

Em troca dessa segurança, o investidor paga por uma taxa de serviço. Inclusive, nesse valor, também está incluído a custódia (armazenamento das moedas digitais), o envio e a intermediação.

Como as exchanges funcionam?

Semelhante a uma corretora do mercado financeiro, a exchange é responsável por prover um ambiente seguro para a negociação das criptomoedas. Porém, ainda não existe uma regulamentação específica, por isso as regras vigentes em cada plataforma são tão importantes para o investidor.

Para te ajudar a entender melhor como funciona uma exchange de criptomoedas na prática, abaixo, listamos as principais formas de operações.

Negociações no mercado

Similares a uma operação na Bolsa de Valores, as negociações no mercado realizadas por meio de uma exchange de criptomoedas ocorrem pela inserção de uma ordem de compra ou venda de criptoativos no livro de ordens públicas.

Isso quer dizer que, ao escolher a melhor moeda digital para a sua carteira de criptomoedas, o próximo passo é realizar uma oferta e esperar pela confirmação da operação.

Ordens limitadas

Negociar ordens limitadas é outro meio de atuar em uma exchange. Nesse caso, o investidor irá enviar uma ordem de compra, porém o valor será abaixo da cotação do criptoativo, e a operação será finalizada de maneira automática somente quando e se o preço for alcançado.

O processo contrário também pode acontecer. Ou seja, o investidor pode colocar uma ordem com um valor acima do indicado na plataforma e esperar que a cripto valorize. Dessa forma, consegue resultados positivos, mesmo sem estar conectado na exchange a todo momento.

Segurança das exchanges

Afinal, qual a melhor exchange de criptomoedas? Para chegar a essa resposta, é importante entender como funciona a segurança da plataforma, garantindo a confidencialidade de todas as informações.

Para isso, primeiro, é essencial conhecer o seu histórico no mercado, assim como os feedbacks dos usuários. Afinal, esse é um parâmetro que costuma indicar informações essenciais de experiência.

Outra informação fundamental é a verificação de certificados, que atestam a permissão de que essas plataformas de compra e venda de criptoativos possam operar.

O que torna a NovaDAX uma exchange segura?

A NovaDAX é uma exchange de criptomoedas confiável e segura em todos os seus processos. Isso se deve ao Certificado SSL — documento que atesta a confidencialidade das informações — e ao sistema operacional anti-DDoS, que previne o acesso remoto aos servidores.

“Além de todos os sistemas operacionais de segurança da plataforma, a NovaDAX possui diversas etapas de verificação de conta para garantir a segurança do usuário, tanto ao logar na plataforma quanto ao realizar operações e alterações no perfil”, afirma Renata Mancini, Head of Compliance da NovaDAX.

Mancini ainda complementa que “o mais importante é que 99% dos ativos da NovaDAX estão armazenados em cold wallets, considerado o método mais seguro para guardar criptoativos”.

Comece a negociar criptos em uma plataforma confiável

Agora que você já sabe o que é uma exchange de criptomoedas, o próximo passo é entender como comprar criptos e se inserir nesse mercado. Acesse o nosso blog e confira como a NovaDAX pode tornar essa experiência única.

Compartilhe

Leia mais