Ao investir, o objetivo é ter um rendimento para várias coisas: reserva de emergência, planos de compra de carro, casa, viagem, faculdade, entre outros. Há as aplicações de renda variável e fixa, com diferença grande entre elas. Aqui, vamos explicar o que é renda fixa e a variável.
De forma resumida, a renda fixa oferece um rendimento previsível no final do período. Já a variável, não dá para prever. Um exemplo bem próximo são as criptomoedas. A cotação delas varia de acordo com as movimentações do mercado.
Poupança: a renda fixa mais famosa
Quando se fala sobre o que é renda fixa, o exemplo mais conhecido é a poupança, aplicação mais popular do Brasil. Esse é o investimento mais antigo, por isso, ocupa um lugar de destaque na memória de muitas pessoas.
Além disso, não tem taxas administrativas, nem Imposto de Renda, sendo de fácil liquidez. Dessa forma, essa costuma ser uma das opções de mais fácil acesso para quem quer guardar dinheiro.
Liquidez é a velocidade de transformar um ativo em dinheiro. Se precisar sacar essa aplicação, é só ir ao caixa do banco. A consequência máxima é perder o rendimento do mês.
Um ponto negativo desse exemplo de renda fixa é que ele não é dos mais rentáveis. O rendimento é de 6,17% ao ano. Assim, dá para saber quanto dinheiro você terá no final do período, mas a quantia ganha pode decepcionar. Conheça outras aplicações dessa modalidade para escolher a melhor.
Tipos de renda fixa
O princípio é o mesmo: um rendimento fixo no final do período contratado. Há vários tipos de renda fixa que atingem perfis, prazos e objetos de investimento diferentes. Isso é ótimo porque possibilita a escolha do melhor para cada perfil.
Para entender como a renda fixa funciona, imagine que você empresta dinheiro à instituição financeira por um período, e ela te remunera com uma taxa de juros. A companhia utiliza esse dinheiro para financiamentos. Ao resgatá-lo, você o recebe de volta com a remuneração combinada.
Ao pesquisar sobre o que é renda fixa, é importante saber que há investimentos com liquidez alta ou baixa. Isso não significa que eles são melhores ou piores: tudo depende do seu objetivo com o rendimento no futuro.
Tesouro Direto
É um dos mais seguros títulos de renda fixa porque pertence ao Tesouro Nacional. Há os pré-fixados, com taxa fixa, os pós-fixados, que podem usar um índice, como a inflação, e os híbridos, que misturam os dois. O Imposto de Renda é cobrado somente sobre os rendimentos, não sobre o valor total.
CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento em renda fixa que usa como referência o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), uma taxa usada pelos bancos para operações financeiras entre eles. Ele pode ser pré ou pós-fixado. Também há cobrança de Imposto de Renda.
LCI e LCA
As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito Do Agronegócio) funcionam como se você investisse em um desses setores, financiando projetos imobiliários ou do agronegócio. Não há cobrança de imposto, mas a liquidez é baixa: a aplicação tem um tempo de carência antes que o dinheiro possa ser sacado.
Fundos
Nos fundos de renda fixa, vários investidores colocam dinheiro, aplicado em investimentos de renda fixa pelo gestor, um profissional do mercado que sabe onde aplicar o dinheiro para ter os melhores rendimentos.
O que é renda variável?
Depois de ver tudo sobre renda fixa, vale saber o que é renda variável. A diferença maior é que o rendimento depende da situação da economia. O exemplo mais popular são as ações de empresas, mas as criptomoedas também entram nessa classificação.
Um exemplo que explica o motivo da variação são as ações de empresas petrolíferas. Quando o petróleo está com cotação alta, os ganhos são muito grandes, e as ações valorizam. Por outro lado, caso o petróleo caia ou haja uma recessão, esses ativos perdem valor.
Não saber quanto você vai ganhar não é algo necessariamente ruim: ao entender as flutuações do mercado, você pode fazer ótimos negócios. Um detalhe sobre esse tipo de investimento é que ele tende a render mais a longo prazo, visto que absorve as instabilidades ao longo do tempo.
Perfil de investidor
Ao aprender sobre o que é renda fixa e variável, é fundamental saber qual é o seu perfil de investidor: conservador, que prefere a segurança, arrojado, que prefere arriscar, e moderado, que transita entre os dois. Ao descobrir o seu, você encontra as aplicações que melhor se adaptam ao seu estilo.
Saiba mais sobre criptomoedas
Após saber o que é renda fixa, é hora de continuar no blog da NovaDAX para conhecer mais sobre criptomoedas, blockchains, investimentos no mercado financeiro tradicional e no mundo cripto. Assim, você descobre onde aplicar seu dinheiro e tem os melhores rendimentos!