o que e airdrop criptomoedas

O que é airdrop de criptomoedas e como isso funciona?

Quando um novo negócio quer divulgar produtos, uma das estratégias mais comuns e eficazes é distribuir amostras grátis. Exemplos são perfumes, cosméticos, cremes e até remédios. No mundo das moedas digitais, não é diferente: saiba o que é airdrop de criptomoedas, como isso funciona e de que maneira ter acesso.

Afinal, quem já está um pouco mais familiarizado com as moedas digitais sabe que, a cada momento, surgem novos ativos, tanto coins quanto NFTs. Tanto é que o termo “tokenomics” surgiu daí: saber como a economia dos tokens funciona ajuda a entender em qual novidade apostar para ter retornos positivos no futuro.

O que é airdrop?

O conceito de “airdrop” significa “lançar algo pelo ar”. É o que acontece com aviões que despejam suprimentos para equipes de soldados ou alimentos para populações de difícil acesso. Levando o termo para o mundo dos ativos digitais, a ideia é bastante parecida.

Ao pesquisar sobre o que é airdrop de criptomoedas, você verá que o termo se refere ao lançamento de um novo token, coin ou blockchain. Assim, as empresas incentivam os usuários a negociar com os produtos recém-lançados, gerando valor sobre eles.

É como se um novo blockchain fosse lançado disparando moedas ou NFTs no ambiente digital — conceito do airdrop. Quem estiver por perto, adquire esses tokens e já pode guardá-los, negociá-los e divulgá-los para outras pessoas. Assim, eles passam a ficar conhecidos e valorizados.

Como funciona?

Para saber como o airdrop de criptomoedas funciona, uma maneira é acompanhar blogs, mídias sociais ou sites de startups e empresas de ativos digitais. Eles divulgam o dia que os tokens são distribuídos para gerar aquela expectativa nos usuários. Porém, também é possível que nada seja divulgado, e o airdrop ocorra de surpresa.

Há vários tipos de airdrop de criptomoedas. Um deles é o padrão, do qual falamos há pouco. Ele ocorre quando uma empresa transfere tokens sem muitas regras definidas para as carteiras digitais, de forma generalizada. Veja outros tipos de airdrop abaixo.

Exclusivo

Esta forma é oposta ao padrão: acontece quando uma empresa escolhe grupos específicos para divulgar coins ou blockchains. É bom saber disso ao pesquisar sobre o que é airdrop de criptomoedas porque, nesse caso, somente usuários selecionados terão acesso ao novo token.

Recompensa

Nesta forma, para fazer airdrop de NFT ou moeda, o usuário precisa cumprir algumas tarefas, como seguir a empresa na rede social ou compartilhar algum conteúdo. Ao verificar que a missão foi cumprida, a companhia faz o airdrop do token para as carteiras digitais.

Holders

Neste caso, os tokens vão para um público específico: aqueles que guardam os ativos na carteira digital (ou hold, que significa “segurar” em inglês), como se fosse um investimento. Importante reforçar que já é preciso ter alguma quantidade de moeda digital. 

Airdrop de NFT

O que é airdrop de NFT? Falamos dele há pouco: o processo é semelhante ao lançamento de moedas digitais, mas, neste caso, de NFTs. É uma forma de projetos especiais ou startups divulgarem novos produtos e chamarem a atenção para as novidades.

Cuidado com os golpes

Ao pesquisar sobre o que é airdrop de criptomoedas, sabe-se que elas serão distribuídas gratuitamente. Isso já chama a atenção de quem está no mundo dos ativos digitais. Afinal, no futuro, as coins ou os NFTs podem se valorizar bastante e trazer vantagens.

Por outro lado, é importante tomar muito cuidado com anúncios de airdrop de criptomoedas grátis. Uma das primeiras providências a tomar é pesquisar o histórico da empresa que está promovendo a ação. Veja se ela tem site próprio e de quais projetos já participou, acompanhando fóruns de discussão.

Há casos em que a empresa exige que você conecte a carteira digital ao site de algum ativo conhecido. Sempre verifique se esse site é verdadeiro. Golpistas costumam fazer cópias bastante convincentes de moedas famosas, mas com endereços falsos, algo que aumenta o risco de ter as moedas roubadas. Veja outros exemplos de situações de alerta abaixo.

Golpe do “pague primeiro e receba depois”

O golpe funciona assim: a empresa informa que precisa receber uma quantia de tokens ou coins antes de fazer o airdrop gratuito da moeda ou do NFT. Porém, se o airdrop é gratuito por definição, a empresa não pode exigir nenhum pagamento antecipado.

Algo parecido acontece no mundo real: golpistas oferecem empréstimos a pessoas, desde que elas paguem uma quantia antes de receber o dinheiro. No fim, os fraudadores levam o montante, e quem esperava recebê-lo sai no prejuízo.

Golpe do “pump and dump”

Aqui, os golpistas emitem alguns tokens para algumas pessoas, mas guardam a maior parte deles em uma carteira. Depois, fazem um trabalho massivo de divulgação para criar a expectativa de lançamento, inflar o valor do ativo e lançá-lo em uma exchange.

Como caracteriza uma novidade, o preço dos tokens sobe rapidamente. A partir disso, os criminosos vendem todos os ativos que haviam segurado no começo para “faturar”. A prática derruba o valor da moeda e deixa um grande prejuízo para quem esperava ter algum rendimento com ela.

Conheça mais sobre criptomoedas

Agora que você sabe o que é airdrop de criptomoedas, continue lendo o blog da NovaDAX! Aqui, você tem acesso a conteúdos gratuitos sobre ativos digitais, blockchains, NFTs e muito mais para conhecer esse universo e ficar atualizado.

Na NovaDAX, você compra e vende criptomoedas com toda a segurança de uma corretora certificada, contando com grande variedade de ativos digitais à disposição. Acesse o site e saiba mais!

Compartilhe