hodl

Hodl: saiba o que é e como funciona essa estratégia em criptomoedas

Existem dois tipos de investidores: aqueles que gostam de aproveitar a volatilidade e as oscilações do mercado de criptomoedas, fazer diversas operações e lucrar com isso e aqueles que investem em criptomoedas, mas procuram mantê-las por um longo período.

Se você faz parte desse segundo grupo de pessoas, que não gosta de correr riscos e quer ganhar dinheiro na valorização no longo prazo, então esse artigo é para você.

Hold, traduzindo para o português, significa “segurar”. A estratégia consiste em comprar um ativo e mantê-lo nessa posição por muito tempo ou até anos aguardando a sua valorização. Imagine quem comprou Bitcoin quando ele valia alguns centavos e guardou durante todo esse tempo. Teve uma grande valorização durante esses anos. 

Essa mesma estratégia também é válida para o Ethereum e outras tantas moedas que, ao longo dos anos, têm se valorizado.

Os investidores que utilizam essa estratégia são chamados de “hodlers”, em referência à palavra “hold” que se transformou em “hodl” com um erro de grafia, porém muito bem adotado pelo mercado de investidores.

Essa técnica é muito utilizada por pessoas que priorizam a valorização do ativo no longo prazo. Sendo assim, depois de um longo tempo, o investidor vende os seus ativos e, com isso, tem um lucro bastante expressivo. 

A grande vantagem do hodl é que, no longo prazo, a moeda tende a se valorizar e quando é vendida gera um lucro muito maior.

O Hodl funciona para qualquer tipo de moeda?

Depende. Para o Bitcoin e para o Ethereum, assim como para tantas outras moedas, isso funcionou. Para algumas talvez não funcione. Antes de fazer hodl com qualquer tipo de criptomoeda, é muito importante entender os fundamentos do ativo. Saiba os pontos fortes da moeda, se existe um projeto interessante para que a moeda venha a ser utilizada. 

Isso tudo irá ajudar a entender se a moeda tem um potencial de valorização.

Também é importante ter conhecimento de quais pessoas estão envolvidas e a empresa que está por trás da moeda, pois se a empresa que desenvolve o projeto do cripto ativo estiver envolvida em algum escândalo, isso tende a prejudicar a imagem da criptomoeda perante o mercado, ou seja, a moeda e o projeto devem ser analisados como um todo.

Vantagens do hodl

  •  Estratégia simples: é uma estratégia bem simples, pois basta manter as criptomoedas em sua carteira. Se você optar por moedas mais populares, como Bitcoin ou Ethereum, nem precisa de uma análise aprofundada das moedas, pois o tempo já mostrou que elas tendem a se valorizar cada vez mais.
  • Evita a volatilidade: as moedas virtuais são muito voláteis, logo, se você optar por guardá-las por um longo período, não precisa se preocupar com o sobe e desce do preço da moeda. Aliás, quando ela tiver uma queda, é o melhor momento para comprar mais.
  • Menos dedicação: esse tipo de estratégia não requer muito tempo. Estratégias utilizadas por traders requerem muito tempo de dedicação. É preciso estar constantemente alerta aos preços do mercado, pois são realizadas diversas operações em um dia. Fazer hodl ocupa menos tempo, porque não é necessário ficar monitorando os investimentos todos os dias.
  • Menos gastos com taxas: aqueles investidores que fazem operações com muita frequência têm mais gastos com as taxas nas operações. Logo, para ter lucro com as oscilações do mercado, é preciso estar atento e estudar muito. Já no hodl as taxas são menores, porque não são feitas várias operações em um curto período.
  • Fatores externos: os fatores externos têm muita influência no valor do cripto ativo. Por exemplo, declarações polêmicas de personalidades, notícias tendenciosas, alterações nas leis de alguns países podem fazer com que um cripto ativo despenque, assim como pode fazer com que a moeda se valorize muito.
  • Menos preocupações: para quem quer um cripto ativo que não precise ser verificado todos os dias, o hodl é ideal, pois quem compra no longo prazo não se preocupa se hoje ele está em baixa e amanhã em alta. Seu único interesse é a valorização durante os meses ou anos.

Desvantagens do hodl

  • Não há lucro no curto prazo: existem pessoas que querem lucrar no curto prazo. Se esse é o seu caso, saiba que esse tipo de estratégia não é para você. Você não vai lucrar no curto prazo. Para lucrar no curto prazo, é necessário outro tipo de estratégia, como o de trade.
  • Perda de oportunidades: as pessoas que fazem hodl não olham o mercado constantemente, e isso pode significar perder uma grande oportunidade de valorização do ativo. Quando há uma grande valorização, é possível vender e ter bons lucros.

Comece a investir

Se você está interessado em fazer hodl ou mesmo trade, saiba que a NovaDAX tem uma lista de criptomoedas para negociação. Basta escolher a que mais lhe agrada. É possível, inclusive, negociar seu Bitcoin com taxa zero

Compartilhe

Leia mais