Os NFTs são muito populares entre os entusiastas do mercado cripto. No entanto, ao pensar nesses tokens, rapidamente, é feita uma conexão com estruturas virtuais e restritas pelo metaverso ou pela Web 3.0. Sendo assim, será que existe algum tipo de NFT físico?
Para evitar mistérios, já adiantamos: sim, existem tokens não fungíveis físicos. Esse tipo de ativo é cada vez mais procurado por colecionadores, aumentando a popularidade em torno do mercado em questão. Além disso, esse tipo de NFT faz a ponte entre o mundo real e o digital.
Quando se fala em NFT físico, a arte é uma grande detentora de boa parte desses ativos. Existem várias obras consideradas tokens não fungíveis, como quadros e músicas. Porém, vale dizer que até o setor imobiliário já conta com casas consideradas NFTs.
Então, como um NFT físico funciona? De que forma adquiri-lo? A seguir, você confere a resposta para essas e outras perguntas. Vamos explicar tudo sobre o assunto, dando outros exemplos de tokens não fungíveis reais. Portanto, não deixe de continuar a leitura se estiver interessado.
Relembrando: o que é NFT?
Investidores mais experientes já estão bem familiarizados com o conceito de tokens não fungíveis (NFTs): ativos únicos e insubstituíveis, presos a uma rede blockchain. Eles não podem ser trocados entre si porque nunca são iguais — afinal, cada token conta com um código específico.
Ao adquirir um NFT, você recebe uma espécie de certificado digital. As principais ideias por trás desse conceito são a originalidade e a exclusividade. Um NFT pode ser uma arte digital (NFT art) ou até uma música, composta por um artista que você acompanhe.
Sobre os NFTs físicos
Com visto, um NFT é atrelado a um código disponibilizado em uma rede blockchain. Ele atribui titularidade a quem o adquiriu, fazendo com que ninguém mais detenha os direitos sobre um determinado produto. As “peças” adquiridas podem ser digitais ou físicas.
Os NFTs físicos são formados por duas partes distintas: a primeira diz respeito ao mundo digital. Trata-se do código emitido nos blockchains por contratos inteligentes. Ele confere autenticidade ao NFT e direitos da obra ao comprador.
A segunda está relacionada ao objeto físico correspondente ao código. Normalmente, o ativo está atrelado ao código do blockchain por meio de algum QR code. Existem vários tipos de NFT físico, indo de tickets de shows até obras de arte. Confira alguns exemplos a seguir.
Obras de arte
Os NFTs físicos (assim como os digitais) são muito populares no meio artístico. Eles são muito vantajosos para o setor, uma vez que atribuem autenticidade a obras de arte, como pinturas. Além disso, esse tipo de tecnologia atrai cada vez mais colecionadores que buscam peças exclusivas.
Ingressos
Alguns espetáculos já emitem ingressos com NFTs atrelados. Foi o caso da turnê de despedida de Milton Nascimento (que ocorreu em 2022), por exemplo. Os tickets para os shows continham um NFT com uma arte exclusiva, feita pelo próprio cantor na infância.
Vestuários
Também há exemplos de roupas que viraram NFTs. Um caso emblemático é o tênis CryptoKicks. Os usuários do calçado receberam um token não fungível ao adquirir o produto. Outras empresas, como GAP e Adidas, já lançaram itens de vestuários com NFTs vinculados.
Vantagens dos NFTs físicos
Você já sabe o que são NFTs físicos e os principais exemplos que já circulam pelo mercado. No entanto, vale dizer que esse tipo de ativo não é criado à toa. Existem vantagens em atrelar tokens não fungíveis com objetos do mundo real. Confira algumas delas a seguir.
Autenticação
Sem dúvidas, a autenticação de certas peças é bastante favorecida com NFTs. Afinal, elas estão atreladas a códigos únicos e intransferíveis presentes nos blockchains. Com isso, a cultura da falsificação é muito enfraquecida.
Por isso, quando não souber por que comprar NFT, lembre-se que você adquire um item exclusivo. Ninguém mais tem um token como o seu. Além disso, é fácil comprovar a autenticidade do produto comprado.
Histórico
Com um NFT vinculado, é muito mais fácil checar o histórico de uma determinada peça. Os compradores podem verificar transações antigas, sabendo por onde o item passou antes de chegar em suas mãos.
Relação entre marca e consumidor
Ao atrelar NFTs aos produtos, certas empresas ampliam o mercado consumidor. Além disso, os clientes sentem que adquirem peças realmente únicas, o que pode beneficiar bastante os negócios e a relação com a marca.
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