gaming-tokens

O que são gaming tokens e por que viraram tendência?

Há mais de uma década, as perspectivas eram de que a tecnologia em 2021 se desenvolveria a ponto de ter objetos dignos de filmes de ficção científica. Porém, mesmo que hoje essa realidade não tenha se concretizado, os gaming tokens se aproximam dessa imaginação.

Afinal, quem imaginaria que o dinheiro ganho em jogo poderia ser usado no dia a dia? Então, com o lançamento da primeira criptomoeda em 2009, o Bitcoin (BTC), os criptogames passaram a ser idealizados. A seguir, explicaremos mais sobre o que são os gaming tokens e por que eles têm se tornado uma tendência. Veja.

O que são gaming tokens?

Os gaming tokens são as criptomoedas criadas a partir de jogos. Ou seja, sabe quando você ganha uma recompensa por ter completado uma missão de uma partida? Então, essa premiação já não está restrita às telas do computador ou do celular, já que é possível recebê-la e usá-la no dia a dia.

Por exemplo, o jogo Counter Strike é atrelado à criptomoeda Bitcoin. Assim, a cada vez que o jogador pontua ou perde um ponto, são acrescidos ou descontados Satoshis — parcelas menores do BTC — da conta dele. Além disso, quando quiser sacar, é só usar o QR Code e retirar o dinheiro.

Porém, para retirar os prêmios do jogo, é preciso contar com uma carteira que suporta a Lightning Network, que conecta o jogo a uma plataforma de criptomoedas. Isso facilita o recolhimento do token game.

NFT e gaming tokens: qual é a relação entre os dois?

Se você está em busca dos gaming tokens, é importante conhecer o que é NFT (Non-fungible Token), ou seja, não fungíveis — que são únicos e insubstituíveis, um tipo de ativo que pode ser trocado por criptos. Na NovaDAX, por exemplo, você pode negociar um token chamado AXS, que é uma moeda do jogo Axie Infinity. Neste game de tokens os personagens do jogo são um NFT.

Isso porque existem jogos NFT, em que o jogador ganha esses ativos não fungíveis. Porém, também é possível ganhar dinheiro de outro modo: com os ativos tangíveis, que são as moedas criadas pelo próprio jogo, como acontece com o The Sandbox (AREIA).

Por que o gaming token está se tornando tendência?

Assim como as criptomoedas, os gaming tokens estão ganhando popularidade entre os investidores, principalmente pelo viés de entretenimento. Várias moedas, como a AXS e Small Love Potion do jogo Axie Infinity, estão chamando a atenção do público.

Na maioria dos casos, essa é uma população que se deve aos ganhos expressivos por meio do jogo. Além de aumentar o interesse do público, isso levanta uma nova possibilidade de investimento.

A cada vez que os jogos de criptomoedas ganham a atenção das pessoas, isso afeta a moeda também. Afinal, assim como as criptomoedas, os gaming tokens seguem a lógica de oferta e demanda: quanto maior é a procura, maior será o preço.

O que as torna tão interessantes?

Além do aspecto social, que transforma o lazer em um meio de sustento, existe outro ponto interessante sobre os jogos play to earn — jogar para ganhar, em português —: envolvem vários setores da indústria. Isso quer dizer que podem ser interessantes tanto para os desenvolvedores de jogos quanto para os fabricantes de hardwares.

Conhecida como a “tendência de gamificação” — ganhar dinheiro jogando —, essa prática já ocorria antes da criação do universo de criptomoedas, mas agora, com os gaming tokens, ela se torna mais forte.

Conheça as principais gaming tokens

Hoje em dia, existem centenas de gaming tokens e surgem outras mais a cada ano. Para ajudar você a entender como funcionam na prática, separamos as principais no mercado. Veja a seguir.

  • Enjin Coin (ENJ): criada em 2009, a moeda chamada de Enjin Coin é fruto de uma comunidade de jogos chamada de Enjin Network;
  • Decentraland (MANA e LAND): alimentada pela blockchain da Ethereum, a Decentraland é uma plataforma de realidade virtual que cria um espaço para os usuários criarem e monetizarem os próprios conteúdos e aplicativos. Os tokens dela são MANA e LAND;

Continue a aprender mais sobre o universo de criptomoedas

O universo de criptomoedas conta com vários termos diferentes e ainda novos no mercado brasileiros. Porém, se você quiser se manter informado, conte com a ajuda da NovaDAX. Acesse o nosso blog e confira conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Leia mais