O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda mais famosa do mundo. Por ser pioneiro, ele foi usado como base para o surgimento de outras coins no mercado, chamadas altcoins. Provavelmente, você já ouviu falar em mineração de Bitcoin, mas sabe como esse processo funciona?
Mesmo que a ação consista em gerar novas moedas digitais, existem mais fatores por trás disso. Entenda quais são eles e por que é tão importante conhecer o funcionamento da mineração de Bitcoin.
O que é mineração de criptomoedas?
A mineração de criptomoedas remete ao trabalho de um minerador de pedras preciosas devido à fama de que o Bitcoin é o “ouro digital”, já que o valor dele ultrapassa até o do metal precioso. Porém, na prática, esse processo não é físico.
Então, o que é mineração de Bitcoin? Na realidade, a mineração de Bitcoin e outras criptomoedas é uma prática de recompensa. Ao validar processos ou resolver problemas matemáticos, o minerador recebe moeda digital como prêmio.
Como a mineração de Bitcoin funciona?
Então, como a mineração de Bitcoin funciona? Por envolver uma das moedas digitais mais populares, o processo para gerar novos BTCs é concorrido, apesar de ser fácil, na prática. A recompensa é dada por meio da resolução de problemas matemáticos.
Os mineradores recebem problemas matemáticos, como X – 5 = 0, para solucionarem. Quem chegar ao resultado é recompensado. É claro que a mineração de Bitcoin envolve questões mais complexas, mas o raciocínio é esse.
O processo é responsável por manter o funcionamento do blockchain — uma rede descentralizada de blocos que armazena os Bitcoins e as informações de transação.
Os mineradores de Bitcoin também podem ganhar com a organização dos blocos, ou seja, ao atuarem como uma instituição financeira, conferindo se há criptos suficientes em uma conta ou se é possível fazer a transferência entre carteiras.
O que é preciso para realizar a mineração de Bitcoin?
Afinal, como fazer mineração de Bitcoin? Cada vez mais pessoas buscam entender como minerar criptomoedas. Vale saber quais são os requisitos para começar.
Como a mineração de Bitcoin constitui-se pela competição de quem resolve uma sequência numérica, o primeiro requisito é ter um computador com alto processamento, que permita a realização de várias tentativas por minuto.
Além disso, considere a fonte de energia e o clima, já que, para minerar Bitcoin, a máquina deve ficar ligada 24 horas. Uma temperatura mais amena ajuda a evitar o superaquecimento.
Hashrate
A mineração de Bitcoin tem uma dificuldade que chama a atenção devido à concorrência: o hashrate, taxa de mineração em português. Esse índice determina o poder de processamento de uma rede.
Quanto maior for o número de terahashes (TH/s), medida do hashrate, melhor é a segurança do blockchain, já que mais pessoas estão envolvidas no projeto. Porém, isso também quer dizer que o processo é mais competitivo.
Qual é a relação entre mineração e blockchain?
Em termos práticos, o blockchain é a “Serra Pelada” dos mineradores em busca de Bitcoin. A cadeia de blocos representa o local onde os problemas matemáticos são resolvidos e as criptomoedas são entregues como recompensas.
Por tentativa e erro, os mineradores procuram por respostas para aumentar o número de moedas digitais em sua posse. Esse processo precisa ser validado. Depois, é só aproveitar a recompensa.
Quanto tempo leva para minerar Bitcoin?
Ao contrário de outros investimentos, o processo de mineração de Bitcoin não leva muito tempo. São necessários, em média, dez minutos. Em alguns casos, é preciso de mais de um minerador para validar a ação. Os pedidos de pagamento de recompensa respeitam uma fila.
O que são pools de mineração?
É possível começar a minerar criptomoedas sozinho. Porém, existem pools de mineração, ou seja, grupos de mineradores unidos para solucionar blocos do blockchain, o que torna o processo mais colaborativo. Essa alternativa é interessante para competir em meio a diversos concorrentes.
Quais são as perspectivas para o futuro da mineração de Bitcoin?
A mineração de Bitcoin foi criada em 2008. Hoje, existem dúvidas sobre a continuação do processo. Afinal, são mais de 15 anos no mercado. Será que ainda há espaço para essa ação crescer? É possível driblar a concorrência?
É preciso considerar que, a cada quatro anos, a quantidade máxima de criptos que podem ser mineradas é diminuída pela metade. Isso é chamado de halving do Bitcoin, o que dá uma perspectiva de que a moeda “sobreviva” até 2140.
O investimento em mineração de Bitcoin pode não valer mais a pena, mas existe outra forma de lucrar com a criptomoeda: comprando em uma exchange de confiança, como a NovaDAX.
NovaDAX: alternativa para ganhar com Bitcoin
A perspectiva de ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoin é interessante, mas não é o único meio de ter essa criptomoeda. Na NovaDAX, você compra e vende vários tipos de moedas digitais de modo intuitivo, prático e seguro. Crie já sua conta gratuita para investir em BTC e mais de 300 criptomoedas promissoras!