Moedas físicas de bitcoin lado a lado.

Criador do Bitcoin: confira a história por trás da criptomoeda

Hoje em dia, o Bitcoin já é conhecido por tantas pessoas que até quem nunca investiu em ativos digitais ouve falar dele. Se você já pesquisou por quem é o criador do Bitcoin, é provável que tenha encontrado o nome “Satoshi Nakamoto”.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser desenvolvida e lançada no mercado, um dos ativos digitais que mais possui valor no mercado cripto. Apesar das quedas, ele retornou com grande força após o chamado “inverno cripto” em 2022.

No início de 2023, a criptomoeda chegou a ultrapassar o nível de US$ 24 mil. Para saber mais sobre o criador do Bitcoin e aprofundar-se no universo desse ativo digital, leia este artigo exclusivo.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Em novembro de 2007, um estudo intitulado Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System foi publicado por Satoshi Nakamoto. Em 2008, a rede do Bitcoin foi criada quando Nakamoto minerou o primeiro bloco do blockchain, conhecido como first block.

A teoria gradualmente aceita, apresentada em fóruns da internet é que o nome “Satoshi Nakamoto” parece japonês, e o perfil apresentado diz que ele, supostamente, nasceu no Japão, em 5 de abril de 1975.

Porém, na verdade, esse é apenas um pseudônimo para manter o anonimato da cabeça por trás de tudo. Após a crescente negociação e a rápida valorização da criptomoeda no mercado, aumentou o interesse de diversas pessoas pelo real criador do Bitcoin.

Afinal, quem pode estar por trás do Bitcoin?

O mistério ao redor da verdadeira identidade do criador do Bitcoin tornou-se um tema de enorme especulação em todo o mundo. Inclusive, existem algumas pessoas suspeitas de serem “o pai da criptomoeda”. Veja só alguns nomes que mais levantam questionamentos entre os curiosos.

Nick Szabo

Em 2008, ele defendeu a criação de uma moeda descentralizada, chamada Bit Gold, e revelou que tinha projetos de expansão. Porém, quando surgiu o Bitcoin, em 2009, ficou em silêncio por um bom tempo sobre o assunto, gerando discussões sobre a probabilidade de estar envolvido no projeto.

Dorian Nakamoto

O nome completo é Dorian Satoshi Nakamoto, o que levanta muitas discussões. Em 2014, surgiram os boatos de que ele seria o responsável pela criação da moeda digital, principalmente por trabalhar com o desenvolvimento de softwares e tecnologia.

Hal Finney

Também é desenvolvedor e participou do fórum da internet de onde surgiu o Whitepaper do Bitcoin, documento que definiu algumas regras da moeda. Foi a primeira pessoa a receber uma transação de Bitcoin e, coincidentemente — ou não — morava perto de Dorian Nakamoto. Também negou todas as acusações.

Até agora, a identidade do criador do Bitcoin ainda não está confirmada. Seja quem for, o valor dessa moeda e a marca dela na história humana são reconhecidos por cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Seja quem for, o criador do Bitcoin é riquíssimo

Você sabe que o Bitcoin vale muito, mas já parou para pensar na fortuna que o criador do ativo tem? Faça uma conta agora: hoje, embora o número exato seja desconhecido, estima-se que Satoshi Nakamoto possua 1 milhão de Bitcoins.

Quando o Whitepaper do Bitcoin foi lançado por Nakamoto, há 15 anos, quem imaginaria que essa pessoa um dia se tornaria uma das mais ricas do mundo? Também não dá para esquecer do fato de que o valor do Bitcoin ainda está subindo, o que significa que o enriquecimento de Nakamoto nunca parará.

Como minerar Bitcoin?

O principal objetivo da mineração é fazer com que as moedas digitais sejam escassas. Para minerar os ativos, é preciso ter em mãos uma alta tecnologia de processamento, pois esse procedimento gera um grande esforço para o computador.

Diferente dos demais ativos digitais, o Bitcoin deve ser minerado de forma linear, já que ele funciona em cadeia. É preciso que o minerador encontre a função hash, chave para descriptografar cada bloco, para validá-lo. Quando um novo bloco é descoberto, o usuário recebe uma recompensa em criptomoedas, que pode variar.

Compra e venda Bitcoin com ajuda da NovaDAX!

Após conhecer mais sobre uma das criptomoedas mais valiosas do mercado, que tal comprá-la ou vendê-la de forma prática e fácil? Na NovaDAX, o processo é simples, intuitivo e 100% seguro. No menu principal, você visualiza todos os ativos e acompanha as oscilações do mercado para saber a hora certa de comprar ou vender.

Aproveite para ficar sempre por dentro de curiosidades e novidades do universo cripto, como o criador do Bitcoin, no blog da NovaDAX. Há diversas dicas e recomendações para alavancar os investimentos financeiros. Confira!

Compartilhe