O mundo digital não se resume a redes sociais e aplicativos. Os blockchains e as criptomoedas mostram outra faceta da internet. Existem moedas digitais que se assemelham às criptos, com algumas particularidades. O Brasil tem o próprio ativo: entenda o que é CBDC.
Sigla de Central Bank Digital Currency (Moeda Digital Emitida por Banco Central), o CBDC é semelhante ao real: é de responsabilidade do Banco Central (BC) brasileiro, que tem autoridade para emitir e controlar a circulação da moeda no país.
CBDC é uma criptomoeda?
Não, a ideia não é essa. O CBDC é como o real digital. Ele até pode rodar em um blockchain, mas isso não é obrigatório. Além disso, como o BC é responsável pela moeda, somente ele pode desenvolver novas tecnologias, atualizações e regras para uso.
Isso já é completamente diferente dos blockchains, que surgiram como uma proposta totalmente descentralizada, sem autoridades para controlá-la. Neles, os membros da comunidade gerenciam as atividades. As trocas de coins acontecem livremente. Tudo é autônomo.
Os códigos e os protocolos das criptos são públicos, mas o CBDC real digital, não. Embora seja controlado por uma entidade pública, ela restringe as informações a respeito da moeda. Além disso, o valor não varia com o tempo, o que não acontece com as criptomoedas.
DREX
Recentemente, o CBDC do Brasil ganhou um nome: DREX, sigla para digital, real, eletrônico e conexão. O projeto do BC está em desenvolvimento rápido, adquirindo novas funções ao longo do tempo.
Para ter uma ideia, por meio do CBDC, foi possível realizar a primeira transação de compra entre Brasil e China usando as moedas locais: uma empresa brasileira de celulose vendeu a produção para os chineses sem precisar da intermediação do dólar.
Tipos de CBDC
Ao pesquisar o que é CBDC, é importante saber que há dois tipos: o usado no varejo e o usado no atacado. O primeiro é voltado para o público em geral, usado como meio de pagamento, como se fosse dinheiro, que vale até para quem não tem conta em banco.
Já o segundo é voltado apenas para bancos, instituições financeiras e câmaras de compensação nacionais e internacionais. Essa moeda digital tem o objetivo de tornar as negociações mais eficientes e rápidas, além de evitar fraudes bancárias.
Vantagens e desvantagens do CBDC
Além de entender o que é CBDC, vale descobrir quais são as vantagens e as desvantagens de usar essa moeda no dia a dia, ainda mais em tempos de criptomoedas, quando termos como “blockchain” e “Bitcoin” são populares.
Entre as vantagens, estão a segurança e a eficiência, visto que o CBDC tem o banco central como controlador. As transações são rápidas e baratas. O rastreamento das negociações também é fácil. Não há risco de perder investimento feito no real digital, já que ele tem como garantia o próprio BC.
Por outro lado, durante a análise sobre o que é CBDC, é importante notar que ele não é autônomo — o que pode desagradar quem gosta da descentralização que as criptomoedas trazem. Por conta disso, a autoridade monetária tem todas as informações de quem possui o CBDC, o que não acontece com as criptos.
Saiba mais sobre investimentos
Para ficar por dentro do mundo dos investimentos, após saber o que é CBDC, continue navegando pelo blog da NovaDAX. Você também pode acompanhar as novidades e mais informações sobre blockchains. Acesse já e confira!