bitcoin

Mitos e verdades sobre o Bitcoin

O Bitcoin passou de apenas uma criptomoeda, para a grande aposta para muitos investidores. Uma moeda que antes era apenas considerada uma “bolha”, hoje é investimento para os mais conservadores do mercado financeiro tradicional. 

Apesar de existirem mais de 14 mil criptomoedas disponíveis no mercado, o Bitcoin é a que tem maior volume de transações e consequentemente o maior valor de mercado, entretanto ainda há pessoas que acreditam em mitos sobre ela.

E é sobre isso que nós da NovaDAX viemos falar nesse artigo, os mitos e verdades que permeiam essa criptomoeda, para você investir com mais segurança sem medo de perder seu investimento.

Investir em bitcoins é o mesmo que cometer um crime?

Circulam boatos pela internet de que o Bitcoin é “dinheiro sujo” e que ele é usado para acobertar crimes e lavar dinheiro.

Essa é uma informação falsa, o Bitcoin foi criado sim para ser descentralizado (sem o controle de nenhum país ou governo), mas não para ajudar ninguém a lavar dinheiro ou receber por crimes. Acontece que, como você pode criar uma “carteira” para armazenar seus bitcoins, sem dar seus dados, ela garante seu anonimato. E por isso pessoas confundem o Bitcoin com golpes financeiros.

Comprar ou ter custódia dessa criptomoeda não lhe torna um transgressor da lei, inclusive você deve declarar em seu imposto de renda a compra em criptomoedas.

As transações são anônimas?

Sim, quando a transação é feita através do P2P (peer to peer), a única informação disponível na blockchain é que a carteira “X” transferiu dinheiro para a carteira “Y” e como dissemos acima, a criação de carteiras não necessita de confirmação de identidade. 

O Bitcoin não tem lastro

Uma breve explicação do que é lastro. Até 1971, os EUA mantinha guardado em ouro a mesma quantia que havia em dólares impressos, como garantia de seu valor. Esse padrão foi abandonado em 1971 e o lastro do dólar passou a ser a palavra do governo americano e o interesse das pessoas em usar a moeda, aliada às políticas monetárias do país.

Com o Bitcoin não é diferente, mas a diferença é que seu lastro vêm dos computadores que validam as transações ao redor do mundo.

Você pode perder seus Bitcoins a qualquer momento, sem motivo

Acordar e ver que todos os Bitcoins sumiram do mundo é tão provável quanto os EUA deixarem de ser um país e se tornarem parte do México. Não é impossível, mas é bem pouco provável.

O Bitcoin foi criado para lhe dar liberdade e autonomia quanto a seu próprio dinheiro. Nenhum governo é capaz de confiscá-lo, pois ele não detém a custódia dos seus Satoshi ‘s, ao contrário do “seu” dinheiro que se encontra com o banco, mas que o governo pode confiscar a qualquer momento.

Países podem proibir ou banir criptomoedas?

Um país pode proibir exchanges de criptomoedas de operar em seu país, mas a tecnologia é muito rápida e pode-se achar uma forma de burlar isso com o tempo. Claro que não aconselhamos ninguém a infringir a lei, mas nada é impossível.

Entretanto, o que temos visto é que até países como os EUA estão incentivando o comércio de criptomoedas, tendo caixas eletrônicos que sacam Bitcoin e bancos que já oferecem fundos de investimento em criptos.

Bitcoin não é escasso porque qualquer um pode criar uma criptomoeda

O código do Bitcoin, de fato, está aberto para quem quiser copiá-lo e criar sua criptomoeda, mas não é apenas a escassez que faz o Bitcoin ser o mais valorizado e sim ele ser a criptomoeda mais antiga em circulação + existir muita procura + existirem dezenas de milhares de mineradores espalhados ao redor do mundo.

É preciso aprender programação para investir em criptomoedas

Esse é um grande mito. Qualquer pessoa que saiba criar uma conta de e-mail é capaz de comprar Bitcoin através de uma exchange. Nós recomendamos que você use a NovaDAX para comprar seus primeiros Bitcoins. Crie sua conta, complete seu cadastro, faça uma transferência para sua conta dentro da nossa exchange e compre seus primeiros Bitcoins de forma rápida e fácil.

É uma bolha financeira

Ele foi criado justamente em 2008, quando a bolha financeira dos EUA afetou todo mundo. A ideia era ter uma moeda sem governos ou corporações influenciando no seu valor. Ao contrário, o que define o valor do Bitcoin é a quantidade de pessoas vendendo versus a quantidade de moedas disponíveis à venda.

São impossíveis de serem rastreadas

Esse é um mito que permeia o mundo das criptomoedas. A Blockchain foi feita para não sofrer interferências, mas ela é totalmente transparente. Qualquer pessoa pode baixar as informações e verificar a origem de cada um dos Bitcoins e saber de que carteira ele saiu e para qual carteira foi.

Comece a investir

Nós da NovaDAX esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que você tenha mais confiança para começar a investir agora mesmo em Bitcoin.

Compartilhe

Leia mais