Para muitos, organizar a vida financeira não é uma tarefa fácil, principalmente porque não temos essa cultura. Muitas vezes a família não incentiva e também na escola não é ensinado sobre como organizar as finanças.
Para quem acha que tudo está perdido, saiba que não está. Se você não teve uma base na infância ou mesmo na escola e ainda não sabe por onde começar para organizar suas finanças, saiba que é possível mudar.
Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a organizar suas finanças. Vejamos quais são:
- Coin Keeper: disponível para sistemas Android e iOS. Esse aplicativo tem lembretes de contas que irão vencer e nele ainda é possível acrescentar gastos com mercado, transporte, entre outros.
- Money Lover: disponível para os sistemas Android e iOS. Quando o usuário faz o cadastro nesse aplicativo, pode colocar todos os seus objetivos e determinar um limite de orçamento. É um aplicativo completo, pois nele é possível fazer um controle financeiro, além de criar orçamentos e lembretes de vencimentos de contas.
- Monefy: disponível para os sistemas Android e iOS. É um aplicativo bem fácil de manusear. O usuário que fizer uso dele terá relatórios e gráficos. Para utilizá-lo, basta adicionar as despesas do mês e as transações feitas no sistema, pois ele registra e entrega todas as informações baseadas no que você adicionou.
- Orçamento Fácil: disponível para Android e iOS. É um aplicativo muito inteligente, pois ele pode ser sincronizado com sua conta bancária para registrar sua renda, gastos e qualquer tipo de movimentação financeira. O aplicativo também possui um calendário no qual é possível planejar investimentos.
- Mobills: disponível para os sistemas Android e iOS. É um dos mais populares aplicativos para controlar gastos. Nele é permitido gerenciar cartões de crédito, acompanhar seus gastos e ainda receber relatórios e gráficos para mostrar como anda sua gestão financeira.
- Organizze: disponível para Android e iOS. Nele você pode cadastrar suas contas e cartões para ter uma visão melhor das suas finanças. Com ele, é possível controlar as contas, determinar um limite de gastos, criar alertas de contas a pagar e efetuar controle de cartões de crédito.
- Minhas economias: disponível para Android e iOS. Com ele, é possível verificar o saldo de todas as suas contas, cadastrar receitas, despesas e transferências, lançar parcelamentos e obter alertas de lembretes para pagamento de contas.
Agora que você já sabe quais aplicativos usar, nós vamos ensinar um passo a passo para você organizar sua vida financeira:
- Entenda suas rendas e despesas: você precisa saber exatamente qual o valor dos seus ganhos. Depois é necessário saber quais são seus gastos e dívidas. Esse é o meio de você saber se não está gastando mais do que ganha e o que está contribuindo para o seu endividamento. Quando você entender quanto você ganha e quais os seus gastos, é possível cortar algumas despesas e economizar.
- Defina os objetivos financeiros: você precisa traçar metas, ter objetivos bem definidos para saber onde você quer chegar. Defina os objetivos no curto, médio e longo prazo e crie estratégias para alcançar todos eles. Com metas bem estabelecidas, você ficará empolgado para trabalhar mais e economizar.
- Controle os gastos: você precisa monitorar todos os seus gastos e, para isso, é necessário anotar todas as suas despesas, inclusive os gastos pequenos.
- Faça uma reserva de emergência: essa é uma das primeiras atitudes que você tem que tomar. Como o próprio nome diz, a reserva de emergência é para usar em imprevistos para que eles não peguem você sem dinheiro. A ideia é: se você passar por algum imprevisto, terá condições de passar por ele com mais tranquilidade e sem contrair dívidas.
- Faça uso consciente do cartão de crédito: o cartão de crédito é uma armadilha. As pessoas se iludem que têm dinheiro, mas se esquecem de que depois precisam pagar. A solução é usar o cartão de crédito de forma consciente, apenas para o necessário e com moderação, de forma que seja possível pagar o valor total da fatura e não acumular juros. Evite também parcelamentos. As parcelas até podem ser pequenas, mas, somando todos os parcelamentos, o valor se torna bem grande.
- Defina prioridades: após saber de todas as suas despesas, você precisa identificar o que é prioridade e o que não é, definindo o que é supérfluo, ou seja, o que você pode cortar.
- Invista o seu dinheiro: além de poupar, você precisa escolher bons investimentos para ter renda passiva. No mercado, existem diversos investimentos, basta você identificar o seu perfil de investidor. Por exemplo, se você é mais conservador, o ideal é a renda fixa. Porém, se o seu perfil é mais agressivo, o ideal é a renda variável.
E se você quer ter retornos melhores, uma boa opção são as criptomoedas. Você pode investir em Bitcoin ou Ethereum ou em outros ativos. Na NovaDAX, é possível poupar na transação, pois você negocia Bitcoin com taxa zero!