close up hands typing on keyboard 1 scaled

Slippage: saiba o que é e como evitar

Na tradução literal, o termo “slip” quer dizer escorregada ou derrapagem. Trazendo para o mundo das criptomoedas, slippage quer dizer escorregada ou derrapagem no preço do ativo. 

Em outras palavras, você já se deparou com a seguinte situação: verificou o preço de um ativo, executou a ordem de compra ou venda, a ação aconteceu, porém, naquele exato momento, o preço sofre uma alteração inesperada? Isso se chama slippage, é a derrapagem ou escorregada do preço do ativo. 

Saiba que não é somente no universo cripto que esse fenômeno pode acontecer. Pelo contrário, pode ocorrer em diversos tipos de mercados, como ações, forex, derivativos, entre outros. 

Esse fenômeno pode acontecer a qualquer momento e individualmente, ou seja, duas pessoas podem estar negociando a mesma moeda, na mesma corretora, porém só uma delas sofre o efeito slippage. 

Esse efeito, em muitos casos, traz bastante prejuízo para os investidores, em outros casos pode acontecer de a variação ser positiva em uma operação e trazer lucros.

Mas, de um modo geral, o slippage ocorre em operação de day trade. Isso porque existe uma alta frequência de execuções e de ordens alavancadas. 

Como funciona o slippage?

O slippage é o chamado spread entre o preço esperado e o preço no momento da execução. Logo, esse efeito ocorre quando o operador recebe uma cotação de negociação diferente daquela esperada, da qual possuía as informações disponíveis. 

Esse processo ocorre em um curto espaço de tempo (microssegundos) entre o momento da emissão efetiva da ordem e a sua confirmação. Logo, dependendo do caso, o slippage pode ser tanto positivo quanto negativo. Isso tudo vai depender da direção do spread. 

De forma resumida: esse efeito ocorre entre o momento em que o investidor aperta o enter na sua plataforma e manda a ordem para o mercado e o momento em que esta ordem chega ao mercado para ser executada. 

Quais os principais motivos para acontecer um slippage?

  • Baixa liquidez: a liquidez está associada à quantidade de ofertas de moedas disponíveis no mercado e a baixa quantidade de negociação. Logo, se uma moeda tem baixa liquidez, a tendência é ocorrer slippage. 
  • Execução lenta: é quando um sistema de uma criptomoeda está enfrentando alguma dificuldade técnica e deixa a plataforma mais lenta. Isso acaba refletindo no desempenho das operações e pode ocorrer o efeito slippage. 
  • Conexão ruim: se o usuário tem uma conexão ruim ou lenta de internet, o processo para efetuar uma compra ou venda pode demorar e, com isso, ocorre slippage. 
  • Demora para finalizar a operação: quando for realizar uma operação de compra ou venda, não demore para finalizar, pois a demora pode refletir no preço e ocorrer o slippage. 
  • Volatilidade: o slippage acontece em momentos bastante voláteis, pois, nesses momentos, as ordens são executadas ao mesmo tempo e isso contribui para a variação de preços. 

Quais as consequências de um slippage? 

A consequência é você ter sua operação executada por um preço diferente do esperado. Se você realiza operações simples de compra e venda, esse efeito não faz diferença, porém, se você realiza operações em grandes lotes e em frequência alta, então o efeito slippage pode fazer toda a diferença. 

Como evitar o efeito slippage?

  • Negociação de ativos com grande liquidez: ativos mais negociados possuem liquidez alta e, consequentemente, têm mais oferta no mercado. Logo, em criptomoedas com essas características há menos chance de ocorrer o efeito slippage, já que as ordens de compra e venda são bastante frequentes. 
  • Operações com lotes pequenos: como já mencionado, quando o volume de compra ou venda de uma criptomoeda é muito alto, pode ocorrer uma variação no preço e isso favorece o efeito slippage. Logo, a dica é: negocie de forma fracionada para verificar se o ativo tem boa liquidez. 
  • Conexão estável: como já foi dito, a instabilidade na conexão pode ajudar no efeito slippage, assim sendo é muito importante verificar sua conexão e velocidade. 
  • Evitar momentos de volatilidade: existem moedas que são mais impactadas com a volatilidade quando surgem notícias ruins ou alguma fala de uma pessoa importante, por isso é importante ficar atento às notícias para ter uma previsão da oscilação de preços da criptomoeda. 
  • Exchange confiável e com segurança: além de todas essas dicas, a mais importante é esta: procure uma exchange que ofereça uma plataforma segura, estável, confiável e de fácil manuseio, pois uma corretora com um sistema instável, que cai toda hora, pode ser prejudicial aos negócios. 

E talvez você esteja se perguntando: qual plataforma é confiável, segura, estável e oferece um ambiente amigável de fácil negociação? Se você não conhece a NovaDAX, que tal conhecer nossa plataforma? Lá é possível negociar diversas criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum. É possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero! 

 

Compartilhe