fan token

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

A primeira criptomoeda, o Bitcoin, surgiu em 2009 e foi criada por Satoshi Nakamoto. Apesar de já terem se passado muitos anos e muitas outras moedas terem surgido no mercado, ainda existem pessoas que têm receio de investir em moedas virtuais.

Um dos motivos pode ser porque as moedas virtuais não são controladas por nenhum banco ou governo ou porque apresentam alta volatilidade, fazendo com que elas se tornem um investimento de maior grau de risco.

Porém, para aquelas pessoas que têm medo do investimento por não ser um ativo controlado por governos, agora já existe uma solução.

Atualmente existe o ETF de criptomoedas denominado HASH11, um criptoativo negociado na bolsa de valores e que possui toda a regulamentação dos órgãos do Estado brasileiro.

Explicando melhor, o HASH11 ou Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice tem o objetivo de dar oportunidades para os investidores negociarem no mercado de criptomoedas de forma mais segura.

Para quem não sabe, ETF é uma sigla em inglês e significa Exchange Traded Funds, ou seja, o ETF é um ativo em que os investidores compram cotas de um fundo de investimentos no qual é replicado a performance de um índice do mercado financeiro, no caso, o HASH11 replica o NCI (Nasdaq Crypto Index).

Além do Bitcoin, o ETF é composto por outros criptoativos. Esses criptoativos são analisados e é feito o rebalanceamento da carteira 1 vez a cada três meses para verificar a performance de cada moeda. Atualmente, ele é composto por:

  • Bitcoin.
  • Ethereum.
  • Litecoin.
  • Chainlink.
  • Bitcoin Cash.
  • Stellar Lumens.
  • FilecoinUniswap.

 Para formar o índice de mercado, são utilizados os ativos mais importantes a fim de gerar um indicador mais preciso. No caso do HASH11, o ETF é composto por uma alta porcentagem de Bitcoin, mas possui também outros criptoativos com menor participação.

Essa é uma boa opção para quem não quer investir em uma única moeda, mas sim em várias moedas, mas vale a dica: nunca invista todo o seu dinheiro em um único ativo, o ideal é ter uma carteira diversificada e equilibrada.

 Características do HASH11

Antes de você investir nesse criptoativo, é importante saber de algumas características:

  • Como a maioria dos investimentos, o HASH11 também possui taxa de administração.
  • Funciona como os outros ativos negociados na B3. Você pode comprar um ETF por um valor e, quando o preço subir, pode realizar a venda.
  • Como todos sabem, “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura”. O ETF de criptoativos é renda variável e, como toda renda variável, não é garantia de rendimento. Por isso, antes de investir, é muito importante verificar qual o seu perfil de investidor.
  • Investir no HASH11 é o mesmo que investir em um ETF de outros segmentos, já que o fundo conta com diversos criptoativos.
  • A sua cotação pode mudar em um curto espaço de tempo, como as demais opções de renda variável da Bolsa de Valores, porém, como se trata de criptoativos com grande volatilidade, o investidor pode ganhar ou perder dinheiro significativamente em pouco tempo.

Quais as principais vantagens de investir no HASH11?

Como já foi dito, esse é um mercado que traz segurança para os investidores que ainda não experimentaram a compra de moedas virtuais via exchange. Mas, além disso, existem outras vantagens de investir em um ETF de criptoativos. Vejamos:

Simplicidade

Para investir no HASH11, é muito fácil, basta abrir uma conta em uma corretora, enviar dinheiro para a sua conta (via DOC ou TED), escolher o ativo e acompanhar os seus investimentos na plataforma.

Segurança 

Para quem tem receio de investir em criptomoedas sem nenhum tipo de regulamentação do governo, o ETF fornece a segurança da Bolsa de Valores, além da fiscalização e regulação da Anbima e CVM.

Diversificação da carteira 

Os investidores que não querem ter uma conta em várias corretoras porque nem todas têm as moedas escolhidas ou porque têm várias dúvidas sobre quais moedas comprar, não têm esse problema com um ETF de criptoativos. Ele é a solução para quem quer diversificar e não depender somente da valorização de uma única moeda, já que conta com moedas digitais diferentes no seu fundo.

Pagamento de tributos

Pagar tributos de moedas digitais ainda causa muitas dúvidas, mas, para quem investe em um ETF, os dados para pagamento de tributos são fornecidos pela corretora de valores.

Liquidez

Assim como é fácil comprar, também é bem fácil vender as cotas de HASH11.

Invista com a NovaDAX

Depois dessa lista de vantagens, você já deve ter entendido que investir no ETF HASH11 é uma forma simples e segura de investir em criptomoedas na Bolsa de Valores, porém, como qualquer outro fundo, tudo precisa ser muito bem analisado. É necessário verificar se esse tipo de fundo se encaixa nos seus objetivos e no seu perfil de investidor.  

Uma opção ainda melhor para investir em criptomoedas com segurança é através da NovaDAX, somos uma exchange que possui as melhores opções de investimentos em criptomoeda. Comece a investir hoje mesmo, negocie Bitcoin com taxa zero. Aproveite!

Compartilhe