O mercado de criptomoedas proporciona cada vez mais oportunidades aos entusiastas. No entanto, ainda há muita desconfiança sobre esse universo. É comum as pessoas sentirem receio do que não conhecem. Uma dúvida bem comum é se o Bitcoin é seguro.
O Bitcoin é a moeda virtual mais famosa de todas. Inclusive, é comum usar o nome do ativo para se referir a outras criptomoedas. Lançado em 2008, ele desperta cada vez mais o interesse e a curiosidade de diversos investidores ao redor do mundo.
No entanto, muitas pessoas ainda não entendem o projeto, querendo saber se é seguro investir em Bitcoin. É normal se preocupar com a segurança econômica — ainda mais quando transações on-line estão envolvidas.
Sendo assim, para você começar a investir na moeda, preparamos este conteúdo explicando por que o Bitcoin é seguro. Esperamos que você possa aplicar em criptomoedas sem receio, ampliando cada vez mais sua carteira virtual. Por isso, não deixe de ler o texto até o fim!
Como o Bitcoin garante a segurança dos investidores?
O Bitcoin foi a inspiração para o desenvolvimento de inúmeras criptomoedas. Antes de começar a investir, é importante saber como o processo de segurança desse ativo funciona. Dessa forma, você pode se aventurar por esse universo com muito mais tranquilidade. A seguir, veja as principais características do projeto.
Rede blockchain
Antes de mais nada, é importante saber que o Bitcoin é seguro porque opera em uma rede blockchain. Trata-se de uma plataforma que organiza as informações em cadeias de blocos acessíveis a todos que investem na criptomoeda. Ou seja, é um sistema democrático e transparente.
No caso do Bitcoin, vale dizer que essas cadeias de blocos são protegidas por códigos criptografados. Os dados ficam disponíveis para consulta por tempo indeterminado. Sendo assim, pode-se dizer que a rede se preocupa em garantir a privacidade dos usuários.
Criptografia
A criptografia é um grande diferencial da moeda. Essa é uma das maiores justificativas utilizadas para afirmar que aplicar em Bitcoins é seguro. Todas as transações relacionadas ao ativo são encriptadas, conferindo ainda mais confiabilidade nas informações pessoais dos usuários da plataforma e dos investidores.
Basicamente, a criptografia garante ainda mais segurança aos dados da rede blockchain. Se houver alguma tentativa de hacker ou fraude, por exemplo, o hash torna-se invalido. Isso impossibilita a interligação dos blocos e o compartilhamento de informações.
Chaves privadas
Além da rede blockchain criptografada, o projeto de Bitcoin conta com chaves privadas utilizadas pelos usuários. Só com elas, é possível realizar transações entre carteiras. Cada chave é única e intransferível. Dessa forma, ninguém pode se passar por você ao se aventurar na plataforma, por exemplo.
Toda carteira possui uma chave específica, utilizada para confirmar transações, como uma validação de identidade. Por isso, é importante ter cuidado para ela não cair em mãos erradas. Tomando essa cautela, a rede Bitcoin é bastante segura para os investidores.
Código de autorregulação da ABCripto
Muitos pensam que as leis em torno do mercado de criptomoedas não são claras ou nem sequer existem. No entanto, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) criou um código para regularizar esse mercado.
Trata-se de um guia de boas práticas a serem seguidas para garantir o bem-estar econômico de todos os investidores. Com isso, espera-se que os dados privados e o dinheiro dos usuários sejam protegidos. Dessa forma, é mais fácil entender que investir em Bitcoins é seguro.
Descentralização
As criptomoedas se destacam por fazerem parte de um sistema descentralizado de finanças (também conhecido como modelo DeFi). Isso significa que não há intermediários por trás da plataforma. Assim, nunca haverá interferências externas sobre o projeto (como do governo).
Como garantir a segurança investindo em Bitcoin?
Com as características descritas acima, você já deve ter entendido por que o Bitcoin é seguro. No entanto, existem algumas formas de assegurar ainda mais a proteção dos seus dados e do seu dinheiro. A primeira delas é estudar a plataforma e a moeda.
Com isso, você estará sempre um passo à frente, uma vez que saberá sobre as altas e as baixas da moeda. Além disso, é importante se atentar para ofertas falsas de compra e venda. Nunca utilize plataformas que não sejam oficiais para aplicar seu dinheiro na moeda.
Com essas dicas, você não terá problemas para negociar o ativo. Lembre-se que o Bitcoin é seguro de investir, pois a plataforma da moeda é preparada para proteger seus dados.
Invista em Bitcoin com a ajuda da NovaDAX
Agora que você sabe que Bitcoin é seguro, o que acha de começar a criar sua própria carteira? Com a ajuda da NovaDAX, é muito mais fácil comprar e vender a criptomoeda. Então, não perca mais tempo e confira as soluções disponíveis na plataforma.