Bandeira de alta

Aprenda a identificar uma bandeira de alta em bitcoins

No mercado de criptomoedas, não é possível ter previsibilidade. Mesmo a utilização de uma análise técnica não é garantia de acerto de 100%. Porém, para quem é investidor ou trader, é importante entender de análise técnica. O gráfico não dará a você garantia de assertividade, mas pode ajudar a tomar decisões, com probabilidade maior para acertar. 

Neste artigo iremos explicar como é possível identificar uma bandeira de alta, além disso, mostraremos como é importante você conhecer outros padrões clássicos de gráficos para análise. 

O que é a bandeira de alta?

Existe a bandeira de alta e a de baixa. As bandeiras são breves interrupções na tendência, isto é, são pequenas correções de preço. Quando o movimento inicia, é marcado por uma alta/baixa acentuada, seguida de uma correção. Quando ocorre o rompimento da figura, a tendência é de que o movimento continue como está. 

Bandeira de alta

Como é possível identificar uma bandeira de alta?

As bandeiras de alta costumam se formar após uma tendência de alta. Para identificar uma bandeira de alta no gráfico, é necessário que você perceba que a bandeira é semelhante a um retângulo, porém podendo ter inclinação como um mastro. Confira abaixo um exemplo desse movimento:

Abaixo, confira alguns outros padrões importantes para sua análise.

 Origem dos Padrões Clássicos 

Um padrão gráfico é uma figura formada no gráfico a partir de um conjunto de candles. Com essa análise, é possível enxergar qual poderá ser o próximo movimento de preço. 

Após anos de estudos, os investidores observaram que ocorria certa repetição de formas no gráfico. Ao se aprofundarem, perceberam que essas figuras poderiam auxiliar nas operações, trazendo mais lucros e diminuindo os prejuízos. 

Porém, esses desenhos de gráficos mostram uma tendência. Nem sempre os movimentos serão como o esperado, portanto é preciso manter a calma e fazer uma análise muito criteriosa. Não pense que, só porque um gráfico aponta para uma alta, é sinal de que vai ter uma alta. E o contrário também: só porque o gráfico aponta para uma baixa, não quer dizer que haverá uma baixa. 

Algumas dicas importantes

Um gráfico é uma figura que mostra uma sugestão sobre qual movimento do Bitcoin poderá vir. Eles não são perfeitos e nem sempre vão mostrar desenhos perfeitos ou iguais. Além de fazer uma análise do gráfico, é importante ficar atento ao contexto do mercado, e o mais importante: independentemente do que aconteça, siga sempre o seu método, principalmente o gerenciamento de risco. 

Tipos de Padrões de Gráficos

Inicialmente pode parecer confuso você encontrar os padrões gráficos. Num primeiro momento, podem parecer só candles, mas, com o tempo, seu olho vai estar mais treinado e você terá mais familiaridade com os padrões. Assim será mais fácil de visualizá-los. 

Existem dois tipos de padrões gráficos: os de continuidade e os de reversão. Veremos cada um deles: 

Continuidade

Esse tipo de gráfico tende a indicar que o preço irá se movimentar na mesma direção em que está. São eles: triângulos, bandeiras e retângulos. Uma dica: para operar nessas figuras, o ideal é aguardar que o preço rompa a resistência ou suporte, conforme a direção da tendência. 

  • Triângulo ascendente: é um gráfico de alta formado por fundos ascendentes. Quando unificados, resultam em uma linha ascendente. Ao superar a resistência, a tendência é de que o preço siga a atual tendência de alta. 
  • Triângulo descendente: é formado por fundos descendentes e uma linha horizontal de suporte. Geralmente essa figura antevê a continuação do movimento de baixa. 
  • Triângulo simétrico: esse desenho é formado por duas linhas que apontam para sentidos diferentes, isto é, a linha de suporte é formada por topos cada vez mais baixos; já a linha de resistência é composta por fundos ascendentes. Uma curiosidade é que o triângulo simétrico ocorre com menos frequência que os demais, mas, quando ele aparece no gráfico, o rompimento pode ser para ambos os lados. No entanto, em muitos casos, o rompimento resulta em uma continuação do movimento anterior. 
  • Retângulo: esse desenho mostra regiões de lateralização dos preços. É formado por topos e fundos irregulares, os quais demarcam a região de suporte e de resistência. Geralmente, quando há o rompimento do triângulo, ocorre também um aumento no volume, tanto comprador quanto vendedor. 

 Reversão 

Esses tipos de figuras também são formadas a partir da movimentação do preço. Elas mostram as possíveis reversões. 

  • OCO: também conhecida como “Ombro Cabeça Ombro”, é muito parecida com o tronco de uma pessoa. É possível visualizar três topos em sequência, o do meio sendo maior que todos os outros, e os topos laterais similares entre si conforme a altura. Esse tipo de figura antecede uma reversão de uma tendência de alta para uma de baixa. 
  • OCOI: o Ombro Cabeça Ombro Invertido é similar ao OCO, porém com a figura invertida. Essa figura indica reversão de tendência de baixa para uma tendência de alta.

De forma geral,para interpretar um gráfico é necessário muito estudo, mas, enquanto você vai estudando, que tal aproveitar uma vantagem em nossa exchange? A NovaDAX é uma plataforma com diversas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, e o mais interessante: você pode negociar Bitcoin com taxa zero. Aproveite e não perca essa chance!

 

Compartilhe

Leia mais