Fazer milhares de negociações ao mesmo tempo no blockchain pode gerar um problema: a lentidão de processamento. Existem soluções que permitem lidar com essa grande quantidade, chamada escalabilidade. Uma delas é Altlayer.
Com a popularização dos ativos digitais, mais pessoas fazem negociações na Web3, tornando o sistema mais lento. É como se muitos carros congestionassem as principais avenidas de uma cidade, gerando trânsito.
Rollups: solução de escalabilidade
Os rollups foram criados para resolver o aumento no tráfego dos blockchains. Eles retiram as transações da camada principal e as executam em outra secundária. Depois, eles enviam de volta os dados mais importantes e a validação do processo. Eles funcionam como compactadores de arquivos da internet tradicional.
A diferença de Altlayer para os demais rollups atuais é ser um protocolo aberto e descentralizado, que acelera essa escalabilidade. Ele melhora a velocidade de transação no Ethereum e em outros blockchains com rollups nativos e restaked, que usam os ativos em staking no Ethereum como garantia com outros protocolos, mediante o pagamento de taxas adicionais.
Rollup as a Service
Como o protocolo é aberto, os desenvolvedores que queiram criar um rollup customizado podem usar as ferramentas que a plataforma disponibiliza. Isso recebe o nome de rollup as a service (RaaS). A interface é intuitiva e amigável, facilitando o trabalho.
Altlayer permite desenvolver esse serviço em várias chains diferentes e até pilhas de rollups, protocolos e ferramentas voltadas para a criação e o gerenciamento desses sistemas. Eles dão as informações para fazer as negociações na camada secundária.
Dá até para fazer rollup temporário. O desenvolvedor pode criar essa aplicação DeFi com duração por período curto, para um determinado propósito. As informações ficam registradas na camada principal, sem prejudicar a negociação realizada.
Produtos adicionais de Altlayer
Um dos produtos do protocolo é o Vital, no qual os operadores verificam de forma ativa, validam os blocos no blockchain e conferem as informações nos rollups. A partir disso, os usuários podem fazer saques rapidamente, sem esperar pela resolução dos rollups.
Outra aplicação da DAO é Mach, um protocolo que dá uma finalidade instantânea aos rollups. Com ele, dá para restabelecer os ativos baseados em Ethereum de forma rápida. Isso reduz bastante a espera pela confirmação das negociações e facilita a comunicação entre blockchains e rollups.
O squad de Altlayer tem sequenciamento descentralizado para os rollups fazerem as transações na segunda camada. Isso resolve um dos problemas dos protocolos feitos em um sequenciador único e traz mais confiabilidade para a plataforma.
Token ALT
O ALT token é usado como forma de pagamento pelas taxas de transação e pelo armazenamento no ecossistema. Ele também é de utilidade e governança. Dá para usá-lo como staking para ter rendimentos e poder de voto em decisões na plataforma.
Como o protocolo é bastante respeitado no meio cripto, o airdrop foi tão bem-sucedido que o token valorizou muito e rapidamente. Foram 300 mil tokens lançados na ocasião. A quantidade total é de 10 bilhões.
Saiba mais sobre criptomoedas
O propósito de Altlayer é inovador por trazer uma solução de escalabilidade para as negociações no blockchain. Para aprender mais sobre criptomoedas, continue lendo o blog da NovaDAX. Acesse e fique por dentro das novidades!