Quando pensamos em ativos digitais, logo vem à cabeça um investimento de risco, que tem muita volatilidade e no qual, assim como se pode ganhar muito dinheiro, também se pode perder.
Se você quer investir em ativos digitais, mas isso lhe assusta, esse receio, a partir de agora, pode acabar.
Você já ouviu falar em tokens lastreados? Esse tipo de rendimento possui rentabilidade em um prazo ou período fixo, por isso geralmente é chamado de “renda fixa digital”.
O que são tokens lastreados?
São ativos financeiros reais, como precatórios, direitos autorais, consórcios ou jogadores de futebol. O processo consiste em transformar os ativos digitais por meio de um processo de tokenização, isto é, registrar esse ativo em uma blockchain, a mesma tecnologia utilizada para as transações em criptomoedas.
Por conta dessa transformação, os ativos podem ser negociados com um valor muito mais baixo do que no mercado tradicional. Logo, eles se tornam muito mais acessíveis.
Como os ativos são transformados em tokens lastreados?
Para transformar um ativo real em um ativo digital, o processo se chama tokenização. O processo ocorre por meio de um código de programação em uma blockchain de um contrato inteligente.
Esses contratos executam transações de forma automática, sem intermediação de nenhuma empresa, instituição financeira, governo ou ação humana.
Quando o ativo passa a ser tokenizado, ele representa parte ou a totalidade do ativo real, como se fosse um certificado digital. E o que isso quer dizer? Quer dizer que as partes menores desse ativo podem ser distribuídas para diferentes pessoas. Logo, é possível investir em partes pequenas por meio de cotas e não mais pela totalidade do ativo.
Isso é de grande valia para o mercado financeiro, pois facilita o acesso a produtos financeiros de pequenos investidores que outrora só estavam disponíveis para investidores com maior poder aquisitivo. Além disso, a tokenização evita burocracias e intermediários.
Quais as vantagens de investir em tokens lastreados?
Existem diversas vantagens, como veremos a seguir:
- Acessibilidade: proporciona maior acessibilidade a investimentos de baixo risco e com alta performance;
- Diversificação: você já ouviu falar que é importante diversificar? O mercado de criptomoedas é extremamente volátil, porém, com os tokens lastreados, é possível diversificar sua carteira de investimentos sem correr riscos;
- Praticidade: como o investimento é de forma digital, torna-se muito mais prático e com menos burocracia;
- Segurança: o processo é feito na blockchain, portanto é um método seguro;
- Transparência: umas das características da blockchain é a transparência, dessa forma o processo todo ocorre na blockchain de forma transparente;
- Rendimentos: o retorno dos investimentos desse ativo são maiores do que os retornos do CDI, logo, além de ter alto retorno, também tem uma boa liquidez;
- Facilidade na compra e venda: os tokens lastreados têm facilidade tanto de compra quanto de venda no mercado secundário.
Quais as opções de tokens lastreados?
- Tokens de precatório: são títulos da dívida pública expedidos pelo Judiciário que serão pagos pelo governo. Nesse tipo de investimento, você tem a previsão da rentabilidade, além de poder negociar antecipadamente. O pagamento da dívida é antecipado ao cobrador, que aceita receber antes, porém com um valor menor por estar sendo pago antes dos trâmites judiciais, que podem levar anos para se resolver. A rentabilidade de investimentos em precatórios é calculada pela diferença entre o valor antecipado e o valor recebido quando o pagamento judicial é executado, na qual estão incluídos juros e correção monetária. As rentabilidades têm prazo fixo, que podem variar em 24, 36 e 48 meses;
- Tokens de consórcio: para quem não sabe, o consórcio funciona como um negócio realizado por um grupo de pessoas que possuem um objetivo de compra em comum. Com a tokenização, esses ativos são digitalizados e, logo em seguida, ficam disponíveis para venda na plataforma. Os tokens de consórcio também têm disponíveis as informações de rentabilidade, retorno, aporte inicial, prazo estimado e aporte mínimo;
- Tokens de royalties musicais: é a representação digital de uma parte dos direitos autorais de uma música. Logo, você pode investir nesses direitos e ainda receber uma renda mensal pelo pagamento dos royalties;
- Tokens de esporte: você pode torcer para o seu time e ainda investir nele e ter rendimentos com o seu sucesso ou o de algum jogador. Você pode lucrar com a valorização, transferência ou venda de jogadores.
Riscos de investir em tokens lastreados
O risco está de acordo com o ativo que ele representa. Por exemplo, se você investir em tokens do esporte, estará sujeito ao risco de o time não ganhar. Se for em tokens de precatórios, estará sujeito à demora do pagamento da dívida.
Se você se interessou por tokens lastreados e quer investir basta criar a sua conta com a NovaDAX! Saiba ainda que você pode negociar Bitcoin com taxa zero com a nossa equipe.