tokens de precatório

Tokens de precatórios: saiba o que é e como investir

Para muitos, investir em criptomoedas é algo arriscado demais. A volatilidade faz com que as pessoas tenham medo de investir, já que, em determinado momento, é possível ganhar dinheiro, mas também é possível perder. Por outro lado, a renda fixa atrai muitos investidores, porém, dependendo de como está a economia, ela deixa muito a desejar e se torna pouco atrativa devido ao baixo retorno. 

Então, como é possível escolher um rendimento que pague mais que a renda fixa?

Você já ouviu falar de tokens de precatórios? Muitos investidores estão optando por investimentos alternativos e os tokens de precatórios têm sido uma das opções. Os investimentos alternativos oferecem um risco bem baixo e um retorno acima da média da renda fixa.  

O que são precatórios?

Os precatórios são títulos de pagamento expedidos pela Justiça para cobrar os órgãos públicos que possuem dívidas com pessoas físicas ou jurídicas. Esse título é uma ordem de pagamento de uma quantia após condenação judicial, ao qual não é mais possível mover nenhum tipo de recurso. 

A pessoa ou empresa que ganha a ação judicial contra o órgão público não é paga na hora, por isso ela passa a ser detentora de um título de dívida, conhecido como precatório. 

Antigamente, somente grandes investidores tinham acesso aos precatórios, devido ao seu alto valor. Hoje em dia isso mudou. Agora qualquer investidor pode ter acesso aos precatórios, pois eles podem ser vendidos por meio de tokens, isto é, em frações menores do ativo. 

Isso se deve à tecnologia blockchain, na qual é possível tokenizar os precatórios, tornando-os uma operação mais simples. Quando ocorre a tokenização dos precatórios, eles são fracionados em diversas partes. Isso facilita muito e possibilita a entrada de pequenos investidores nesse meio, pois os precatórios tokenizados possuem um valor unitário muito baixo, permitindo que mais pessoas entrem nesse tipo de investimento e tenham um bom retorno.

E agora você deve estar se perguntando: o que é token?

Um token é uma unidade de valor, ou seja, é um bem ou registro de um ativo financeiro em formato digital. 

A liquidação dos tokens de precatório, ou melhor falando, o acerto financeiro é feito de forma automática. Se o investidor mantiver os seus tokens de precatórios, é possível, ao longo do tempo, receber parte do título. O valor do título, ou parte dele, é convertido em “Reais” e fica disponível na conta do investidor. 

Mas saiba que, como qualquer outro investimento, os tokens de precatórios têm risco. Apesar do baixo risco, pode ocorrer o atraso do pagamento ou até o não pagamento por algum tipo de imprevisto. 

Vale a pena investir em tokens de precatórios?

Sim! Enumeramos algumas vantagens: 

  • Alta liquidez: esse tipo de token tem alta liquidez, pois é possível negociar tanto a venda como a compra com facilidade; 
  • Forma alternativa de investimento: se você é um investidor conservador, porém está à procura de alternativas de investimento que deem mais retorno, talvez os tokens de precatórios sejam uma boa alternativa para você;
  • Descentralização: os tokens de precatórios utilizam as redes blockchain, logo não dependem de nenhum tipo de entidade central ou grupo para sobreviver. Isso quer dizer que o investidor tem controle total sobre o ativo digital, que pode ser extinto independentemente da vontade da empresa que o emitiu; 
  • Acesso aos precatórios: como já foi dito, antigamente esse tipo de investimento só era feito por grandes investidores, mas agora, com a tokenização, é possível ao pequeno investidor ter acesso a esse título;
  • Frações: é possível comprar frações de tokens de precatórios em exchanges. Basta abrir uma conta em uma exchange e explorar todas as opções de compra que ela oferece;
  • Tecnologia blockchain: essa tecnologia oferece transparência às transações. Com ela, é possível verificar quais endereços da rede controlam cada token;
  • Baixo risco: os tokens de precatório são investimentos fáceis, práticos e seguros, já que o risco é muito baixo; 
  • Diversificação da carteira: independentemente do seu perfil, os tokens de precatórios são uma boa opção para qualquer tipo de investidor. Além de ser um investimento que paga mais que a renda fixa, é possível diversificar a carteira.

Se, depois de saber todas essas informações sobre tokens de precatórios, você ficou interessado nesse investimento, mas pensa que, para investir, é preciso ter muito dinheiro, saiba que você está redondamente enganado. Foi-se o tempo em que somente quem tinha grande capital podia investir. Hoje em dia, é possível investir e comprar tokens ou criptomoedas com valores bem baixos.  

Portanto, se você tem um perfil mais conservador, pode comprar tokens de precatórios. Agora, se você quiser arriscar um pouco mais e investir em Bitcoin, saiba que a NovaDAX tem essa opção de criptomoedas, entre tantas outras. E tem mais: na NovaDAX, é possível negociar seus Bitcoins com taxa zero. Então aproveite e abra já sua conta! 

Compartilhe

Leia mais