polygonal abstract shapes network connection big data concept scaled

Testnet: o que é e qual sua importância

Qualquer tipo de projeto desenvolvido necessita ser testado para verificar se tudo está funcionando do modo correto. Com as criptomoedas, isso não é diferente. Por isso, existe a Testnet, cujo objetivo é testar todas as plataformas antes de chegarem ao público. 

O que é Testnet?

Na cadeia de criptomoedas, existem duas blockchain: a testnet que é o ambiente para testes e a mainnet que é a blockchain em execução. Os dois ambientes são muito semelhantes, porém a testnet garante que tudo irá funcionar perfeitamente quando estiver no ar e a mainnet é após todas as tentativas na testnet. 

Porém, neste artigo, focaremos somente na testnet, que como o próprio nome diz, é uma rede de teste para criptomoedas. O seu funcionamento ocorre na blockchain em paralelo à principal. Tem toda uma estrutura idêntica à rede principal, porém é usada somente para testes. 

Logo, a testnet é uma rede blockchain de teste que serve para executar projetos e testá-los antes de estarem prontos para serem apresentados ao público. Essa é uma maneira pela qual os desenvolvedores podem criar, modificar e testar as funcionalidades de seus projetos. Com a plataforma de testes, também é possível monitorar o seu desempenho antes do lançamento, pois na plataforma, os desenvolvedores têm a oportunidade de corrigir quaisquer erros. 

No ambiente de testes da testnet, os desenvolvedores podem executar várias vezes os testes, assumir riscos e experimentar funcionalidades para, assim, ter o melhor modelo para oferecer aos usuários. 

Como é uma rede de teste, ela não deve ser usada para transferir algo de valor. Os desenvolvedores, para fazer seus testes, usam dinheiro falso ou tokens sem nenhum valor a fim de executar os protocolos. Além disso, os desenvolvedores podem usar a testnet para construir e testar sua própria blockchain, pois, após os testes, se os resultados forem satisfatórios, eles poderão executá-los por conta própria. 

Características de uma testnet

A testnet usa sua própria criptomoeda, que é uma cópia do ativo da cadeia original. Esse ativo de teste não tem reflexo nenhum na blockchain principal, pois ele está fora da rede natural da blockchain. 

Para que as criptomoedas não sejam adicionadas à blockchain principal, os desenvolvedores geram blocos de gênese. Com isso, é criado um marcador nos blocos e nas moedas geradas para testes. Todo esse trabalho garante que uma criptomoeda para teste não seja transferida para a blockchain principal. 

Dessa forma, é possível garantir a separação das duas blockchains. Isso também evita que alguém possa se aproveitar e obter lucro de forma fraudulenta. 

Outro ponto da rede de teste é que uma testnet torna a mineração de criptomoedas muito fácil, pois o algoritmo que regula o grau de dificuldade na mineração acaba não aumentando. 

Logo, uma rede testnet garante que, se tudo funcionar nos testes, também funcionará na mainnet, isto é, na blockchain pública. 

Qual a importância da testnet para as criptomoedas?

Como já foi mencionado, o objetivo de uma testnet é garantir que as mudanças ou o desenvolvimento de uma blockchain dê certo. A realização de testes é muito importante, já que futuros problemas prejudicariam milhões de usuários, por isso é tão importante consertá-los antes de estarem disponíveis.

Outra característica da testnet é que é possível investir em Bitcoin sem, de fato, investir. Isso porque a testnet possibilita que investidores iniciantes façam testes para entender o funcionamento do mercado sem que seja necessário comprar, de fato, a criptomoeda. Portanto, se você quer investir em Bitcoin, é possível encontrar sites que disponibilizam a moeda para testar na carteira testnet. Essa prática é mais conhecida como Bitcoin Faucet. 

Qual o valor da moeda disponível de testnet?>

Como são moedas para testes, as moedas da testnet não têm nenhum tipo de valor monetário e também não têm fins lucrativos. Isso se deve ao fato de que o objetivo da rede testnet não é criar uma moeda de valor, mas sim, realizar testes para mudanças nos sistemas de criptomoedas antes de irem para o mainnet, bem como efetuar os testes de lançamentos de atualizações e simulações de investimentos para quem é iniciante ou até para usuários com mais experiência que queiram acertar na escolha de criptomoedas mais populares e estáveis. 

Se você é investidor iniciante ou já tem alguma experiência, que tal, depois de realizar seus testes, aproveitar e conhecer a plataforma da NovaDAX? Temos diversas criptomoedas disponíveis, além do Bitcoin e do Ethereum. E mais, por aqui você pode negociar Bitcoin com taxa zero! 

 

Compartilhe