the money writes with white chalk is on hand draw concept scaled

Saúde Financeira: tudo que você precisa saber sobre ela

A saúde financeira nada mais é do que os hábitos e comportamentos que nós temos em relação ao dinheiro. A saúde financeira proporciona uma vida melhor, como: ter finanças equilibradas, sem dívidas, gastar somente aquilo que está dentro de suas possibilidades, pagar as contas em dia, conseguir arcar com os seus gastos e ter uma reserva de emergência no caso de acontecer algum imprevisto. 

Isso não tem nada a ver com a quantidade de dinheiro que você tem, mas sim com a forma como você o administra. Vivemos em uma sociedade na qual somos incentivados ao consumo e não temos educação financeira desde pequenos. Porém, com um bom planejamento e algumas dicas, isso é possível. 

Mas não ache que é fácil, pois não é. Ter saúde financeira requer esforço, paciência e dedicação. Entretanto, se você se dedicar, será possível planejar seus próximos gastos, guardar dinheiro e até investir. 

Saúde financeira e educação financeira são a mesma coisa?

Saúde e educação financeira parecem ter o mesmo significado, porém suas definições são diferentes. Elas apenas se completam. Educação financeira se refere às informações que uma pessoa precisa para saber administrar o seu dinheiro, isto é, ter conhecimento para fazer escolhas inteligentes. 

Logo, para ter saúde financeira, que significa uma vida estável, com equilíbrio das contas, é preciso ter educação financeira, pois é ela que fornece todos os subsídios para aprender a lidar com o dinheiro. Resumindo: a educação financeira é o conhecimento do que fazer com o seu dinheiro. Já a saúde financeira é a prática, isto é, como você aplica o conhecimento adquirido para administrar o seu dinheiro. 

Dicas para ter saúde financeira

Vejamos o passo a passo para você cuidar do seu dinheiro: 

  • Tenha objetivos: trace metas no curto, médio e longo prazo, organize tudo que você necessita, pois assim será mais fácil atingir os seus objetivos. 
  • Tenha uma planilha de controle: você tem que ter uma planilha de controle de gastos, pois é necessário saber qual o valor das suas despesas mensalmente. Você precisa entender qual o valor do dinheiro que entra e do que sai, e quando anotamos em uma planilha, tudo isso fica mais claro. É necessário anotar tudo, inclusive os pequenos gastos, pois a soma deles pode fazer toda a diferença no final do mês. 
  • Acabe com as dívidas: elimine todas as suas dívidas. Para isso, você precisa entender quanto você deve. Anote tudo e tente renegociar. Em alguns casos, é possível conseguir um bom desconto. Mas é importante se planejar, pois de nada adianta você pagar uma parcela e não pagar o restante. Isso poderá gerar o efeito bola de neve, com aplicação de juros sobre juros, ocasionando uma dívida impagável. 
  • Tenha uma reserva de emergência: imprevistos acontecem, logo é importante estarmos preparados, principalmente quando envolve dinheiro. Nesses momentos, as pessoas costumam não ter dinheiro guardado. 
  • Gaste somente o que você pode: muitas pessoas gastam mais do que ganham. Quem quer ter saúde financeira não pode gastar mais do que ganha. Você tem que saber exatamente quanto ganha e quanto pode gastar. 
  • Compre com consciência: antes de comprar qualquer coisa, pense muito bem se você realmente tem necessidade de comprar aquilo que você está pensando. Se realmente for necessário, pesquise os preços. Apesar de ser algo trabalhoso pesquisar preços, você pode se espantar ao ver que, em determinados lugares, os produtos chegam a custar o dobro. 
  • Estude: estude muito para conhecer os investimentos que podem dar um bom retorno. Você não precisa gastar muito com isso, na internet tem bastante conteúdo gratuito que você pode aproveitar para estudar. Basta saber filtrar as informações. 
  • Poupe e invista: com o conhecimento, você pode começar a escolher bons ativos que tenham renda passiva, isto é, você colocará o seu dinheiro para trabalhar para você. 

A importância de poupar e investir

Ao controlar os seus gastos e evitar o consumo exagerado, você irá perceber que sobrará mais dinheiro para investir. Investir dinheiro é muito importante, pois, além de proporcionar saúde financeira, permite também que você consiga realizar os seus sonhos. 

Você pode optar por investir em modalidades de investimentos de renda fixa ou variável. Isso tudo vai depender do seu perfil de investidor. Entre os principais investimentos de renda fixa, estão: Tesouro Direto, CDBs, Fundos de Renda Fixa, LCI e LCA. Já entre os de renda variável, estão: Fundos Imobiliários, ETFs, Fundos de Investimentos, Ações e Criptomoedas. 

Os investimentos de renda fixa são mais seguros, ao passo que os de renda variável são os de maiores riscos. Logo, quem tem um perfil mais arrojado e busca lucros maiores pode se identificar com investimentos em criptomoedas, que, ao longo do tempo, têm mostrado uma alta valorização.  

Se você quiser começar a investir em criptomoedas, a NovaDAX tem diversas opções, como Bitcoin e Ethereum. E você pode, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero! 

Compartilhe