Já imaginou, além do dinheiro que você ganha do seu trabalho, ainda receber rendimentos todos os meses? Ou, além de ter uma aposentadoria, ter uma renda que lhe dê possibilidades de uma vida melhor?
Isso não é um sonho, é uma realidade. Saiba que você pode aplicar o seu dinheiro e ter rendimentos todos os meses sem precisar fazer nenhum tipo de esforço. A renda passiva é um tipo de investimento que lhe proporciona isso, pois o dinheiro irá trabalhar para você.
O que é renda passiva?
O conceito de renda se divide em dois grupos: a ativa e passiva. A renda ativa é quando você trabalha e recebe dinheiro por isso. Logo, se você parar de trabalhar, não vai mais ganhar esse dinheiro.
Já a renda passiva é o contrário, você não precisa trabalhar para ter dinheiro. Na verdade, o dinheiro é que trabalha para você.
Como ter uma renda passiva?
Você tem que gerar renda com o seu trabalho. Com esse dinheiro, você investe em renda passiva. E, para investir, você precisa poupar. Para quem não está acostumado a guardar dinheiro, poupar parece uma tarefa bem difícil. Ela até pode ser difícil no início, mas você terá que se dedicar e se esforçar para poder aplicar regularmente, a fim de, no futuro, viver de renda passiva.
Inicialmente faça um planejamento financeiro. Estabeleça um valor que você irá separar para investir todos os meses e, conforme o tempo for passando, você irá aumentar cada vez mais o valor. A ideia é ir aumentando os aportes. Além disso, você também precisa fazer uma reserva de emergência, para, em caso de algum imprevisto, ter dinheiro para arcar com as despesas.
Para viver de renda passiva, o investidor precisa ter um portfólio diversificado com investimentos que remunerem bem o valor aplicado. Mas, antes de escolher o tipo de investimento que você quer para viver de renda passiva, o ideal é saber o seu perfil de investidor, pois essa informação permitirá escolher investimentos de acordo com o seu perfil.
Vejamos agora algumas maneiras de ter renda passiva:
- Aluguel de imóveis: essa é a renda passiva mais comum dos brasileiros. Além de gerar recursos, serve também para aumento de patrimônio. É uma maneira bem simples e segura de renda passiva. Porém, tem os seus contras. O problema é quando o imóvel está sem inquilino. Quando isso acontece, o proprietário fica sem renda passiva, além de arcar com custos como condomínio, IPTU, entre outros.
- Fundos imobiliários: em oposição ao aluguel de imóveis, temos os fundos imobiliários, que são cotas de participação em imóveis de grande porte, como shopping centers, prédios comerciais, galpões, entre outros. Você recebe mensalmente o valor desses aluguéis conforme as suas cotas. A vantagem dele é que você não precisa se preocupar com nada, nem quando os inquilinos saírem do imóvel.
- Ações: com cotas de participação em empresas, você também recebe dividendos. Porém, os dividendos são pagos conforme a empresa. Algumas ações não têm dividendos, elas têm somente valorização e o investidor pode ganhar com a valorização. Por isso, se você quer uma renda mensal, o ideal é procurar empresas que pagam dividendos mensais.
É possível ter renda passiva com criptomoedas?
Sim, é possível. Vejamos algumas maneiras de conseguir renda passiva com criptomoedas.
- Mineração: a mineração é um processo no qual é usado o seu poder computacional para proteger a rede. Em troca, você recebe recompensa. O mais conhecido é o processo de mineração do Bitcoin. Porém, para minerá-lo, é necessário que o computador seja muito potente, além de que o gasto de energia muitas vezes não compensa. Porém, você pode optar por minerar outros ativos digitais que não requeiram um poder computacional tão alto.
- Empréstimo: a maioria dos serviços de empréstimo P2P (ponto a ponto) permite que você bloqueie o seu dinheiro para, depois de um determinado período, receber os pagamentos com juros. A taxa de juros pode ser fixada pela plataforma que você usar ou pode ser determinada por você. É muito indicada para investidores que têm criptomoedas guardadas e pensam no longo prazo. Esse tipo de negócio ajuda a aumentar os rendimentos de suas carteiras, porém ainda é um negócio arriscado.
- Staking: o processo de staking é a maneira de validar uma rede. Esse processo é chamado de “proof-of-stake” (PoS), muito empregado em redes como o Ethereum. Nesse processo de validação, as criptomoedas ficam paralisadas na rede. Isso acontece até finalizar o processo. Quem valida recebe o valor das taxas como forma de recompensa por participar do processo.
Essas são algumas formas de renda passiva em criptomoedas. Agora, se o seu desejo é apenas comprar e acumular patrimônio em criptomoedas, procure uma corretora de confiança. A NovaDAX possui credibilidade e confiança no mercado. Você pode, inclusive, negociar seu Bitcoin com taxa zero. Aproveite essa oportunidade!