Muito se fala em renda passiva e, quando ela vem à cabeça, logo pensamos em investimentos como Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários, entre outros. Porém, o que poucos sabem, é que é possível ter renda passiva com criptomoedas. Mesmo que as criptomoedas sejam um investimento de grande volatilidade, é possível colocá-las para trabalhar para você.
E como é possível ter renda passiva com criptomoedas? Vamos começar do básico. Primeiramente, você precisa entender o conceito de criptomoedas.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas surgiram em 2009. Seu objetivo inicial era ser uma alternativa ao sistema tradicional de moedas, centralizado e regulamentado por governos.
As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, isto é, não existe nenhum tipo de órgão ou governo que tenha poder sobre elas. As criptomoedas podem ser usadas como meio de troca, reserva de valor ou para executar transações financeiras. Todas as transações são feitas no sistema da blockchain.
A blockchain é como se fosse um banco de dados compartilhado e distribuído em forma de blocos, que têm a função de armazenar informações por meio de um código criptografado. De forma resumida, a blockchain é um banco de dados sobre o qual nenhuma autoridade tem controle.
E quem controla a blockchain? O sistema foi desenvolvido para que os próprios usuários sejam controladores e auditores da plataforma. Porém, nenhuma alteração deve ser feita sem a aprovação da comunidade e, para manter o padrão, os dados nos sistemas são imutáveis, isto é, quando as transferências forem validadas e registradas, não poderão ser alteradas.
Agora, vejamos como conseguir renda passiva com criptomoedas:
Mineração
A mineração de criptomoedas é o processo de validação e inclusão de novas transações realizadas na blockchain. Quando o Bitcoin surgiu, era possível minerar em qualquer computador. Hoje em dia, como a demanda de criptomoedas aumentou, aumentaram também as exigências. Não é mais possível minerar em um computador comum, pelo contrário, é necessário ter um computador potente.
Porém, no mercado existem diversos tipos de moedas. Logo, é possível realizar mineração de uma criptomoeda na qual não é exigido um poder computacional muito grande. Quem realiza mineração, ajuda a rede nas operações e, com isso, o minerador ganha recompensas em criptomoedas.
Staking
Esse termo se refere à maneira de validar uma rede. O mecanismo é conhecido como “proof-of-stake (PoS). Toda moeda digital precisa de um mecanismo como prova de consenso. Ele serve para evitar problemas, como o gasto duplo. E, para participar desse mecanismo, o investidor coloca suas criptomoedas na rede. Logo, suas moedas digitais ficarão paradas na rede e não poderão ser negociadas, pois elas ficam à disposição da rede para trabalhar como prova de consenso em todas as transações realizadas.
Quem participa desse processo, ganha como recompensa novas moedas. Assim, o staking também funciona como renda passiva em criptomoedas.
Lending (empréstimo)
De modo geral, o empréstimo funciona como renda passiva e, nas criptomoedas, isso não é diferente, pois é possível fazer renda passiva por meio de empréstimos com criptomoedas. O Lending é uma renda passiva atrelada às finanças descentralizadas. O empréstimo de tokens pode ser feito tanto por uma plataforma de criptomoedas centralizadas como descentralizadas.
Os serviços de empréstimos ponto a ponto (P2P) permitem o bloqueio das criptomoedas por um período. Após esse período pré-determinado, você recebe suas criptomoedas e mais os juros do empréstimo. As taxas de juros são determinadas pelas plataformas ou por você, mas fique atento: esse processo só é indicado para investidores de longo prazo que querem aumentar os valores das suas carteiras, pois se trata de um tipo de investimento arriscado.
Liquidity Pools
Esse termo, na tradução, significa “piscinas de liquidez” O processo ocorre em corretoras descentralizadas com o objetivo de gerar liquidez. O investidor das criptomoedas pode bloqueá-las em uma liquidity pool.
Isso faz com que o ativo alcance uma liquidez maior em transações de peer-to-peer, isto é, de ponta a ponta, sem ser necessário que uma ordem de compra se encaixe em uma ordem de venda ao mesmo tempo. O colaborador de liquidez, por participar desse processo, recebe taxas em formas de recompensas. Os riscos do processo podem ser de perda impermanente ou de custódia na plataforma.
Programas de Afiliados
Os programas de afiliados também funcionam para criptomoedas. Algumas empresas podem compensá-lo por trazer mais usuários para sua rede. O objetivo do programa de afiliados é pagar para usuários conseguirem captar potenciais clientes para o mercado, como forma de divulgar os produtos. Ser afiliado é um ótimo método para ter uma renda passiva.
Gostou das dicas?
Se você quer comprar criptomoedas ou tokens para fazer renda passiva ou simplesmente quer comprar para acumular moedas digitais no longo prazo, você precisa conhecer a NovaDAX. Na plataforma da NovaDAX, existem diversas criptomoedas, entre as quais o Bitcoin e o Ethereum. Nela é possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero. Então aproveite essa oportunidade!