O Bitcoin surgiu como uma forma de descentralizar a moeda. E, pouco a pouco, tanto o Bitcoin quanto outras criptomoedas vêm ganhando espaço, com o aumento do número de investidores.
Apesar de muitas pessoas a utilizarem para fazer trade (compra e venda de ativos em curto prazo) ou hodl (compra de ativos com o objetivo de mantê-lo no longo prazo), as criptomoedas estão ganhando uma nova função.
Elas podem também ser utilizadas para pagar produtos e serviços. Segundo uma pesquisa realizada pela Crypto Liberty em 2021, um quarto dos brasileiros está disposto a comprar produtos e serviços e pagar com criptomoedas.
Esse movimento ainda anda a passos lentos, porém já tramita no Senado a regulamentação das criptomoedas. No mundo todo há esforços para regulamentar as criptomoedas. E algumas empresas, de olho nessa nova opção de pagamento, já estão recebendo criptomoedas para suas transações. Vejamos os segmentos de empresas que estão aceitando o pagamento com criptomoedas:
Empresas de tecnologia
- Microsoft: desde 2014, a empresa aceita depósitos em criptomoedas. Os usuários podem comprar jogos, filmes, aplicativos, entre outros, e pagar com criptomoedas.
- AT&T: em 2019, tornou-se a primeira operadora de celular a aceitar criptomoedas para os pagamentos de suas contas.
Empresas de alimentação e bebidas
- Starbucks: desde 2020, a empresa aceita criptomoedas como forma de pagamento. Os clientes podem recarregar seus cartões Starbucks com Bitcoin ou outras criptomoedas e assim realizar o pagamento.
- Subway: não são todas as lojas do Subway que aceitam criptomoedas como pagamento. Entre as lojas que aceitam, uma está localizada em Buenos Aires. Apesar de serem poucas unidades que aceitam, isso já mostra o início de uma tendência.
- Burger King: em 2019, uma loja da Alemanha passou a incorporar criptomoedas nos seus pagamentos. A loja aceita Bitcoin, Ethereum, Dash, Litecoin e Tether.
- Pizza Hut: em 2020, a empresa passou a aceitar Bitcoin como forma de pagamento. Além do Bitcoin, são aceitas também outras criptomoedas, como Ethereum, Litecoin, Dash, Binance Coin, Tether e o token XPT.
- Vinhos Wine: o clube de assinaturas de vinho anunciou que a partir de abril de 2022 passaria a aceitar Bitcoin como forma de pagamento.
- Supermercados Shibata: a unidade do supermercado, localizado em São José dos Campos, informou também que passou a aceitar o pagamento em criptomoedas.
Turismo
- Parque Hotel Holambra: localizado no interior de São Paulo, a empresa passou a receber em Bitcoin há cerca de três anos.
- Travala: o site de viagens aceita pagamentos em criptomoedas, inclusive é possível pagar voos, reservar hotéis, passeios e atividades com o pagamento em criptomoedas.
- Norwegian Air: desde 2019, a empresa aceita receber em Bitcoin, com sua exchange de criptomoedas, de quem vive na Noruega.
- Cheap Air: desde 2013, aceita receber em Bitcoin para o pagamento de passagens aéreas ou férias. É possível, inclusive, realizar o pagamento também com Litecoin e Dash.
Plataformas de pagamentos
- PayPal: em 2021, a plataforma de pagamento decidiu receber pagamentos em Bitcoin e em outras criptomoedas.
- Shopify: o Shopify tem, na sua lista de aceitação, mais de 300 criptomoedas diferentes para pagamentos.
- Square: desde 2018, aceita Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento.
Empresas de entretenimento
- CineMulti: o cinema do Multi Open Shopping, localizado em Florianópolis, passou a receber em Bitcoin e em outras criptomoedas como forma de pagamento.
- Twitch: desde 2020, a plataforma de streaming passou a receber em Bitcoin.
- MovieTickets: é possível comprar ingresso de cinema e pagar com Bitcoin.
Vantagens de fazer e receber pagamentos em criptomoedas
- Transação mais barata: por evitar custos extras de uma transação normal, os custos do produto ou serviço podem diminuir seu preço. Porém, para fazer o pagamento em criptomoedas, o ideal é optar por tecnologias blockchain que não envolvam terceiros.
- Rapidez: em transações normais, elas levam algum tempo para serem processadas. Com o pagamento em criptomoedas, as transações demoram uma fração desse tempo.
- Segurança: nas transações bancárias, é possível reverter uma movimentação. Com as criptomoedas, isso não acontece. Por isso, fazer uma transação com criptomoedas torna-se muito mais seguro e protege as empresas contra fraudes.
- Aumenta a possibilidade de pagamentos: uma empresa que oferece o pagamento em criptomoedas aumenta o seu leque de opções de pagamentos.
- Um passo à frente dos concorrentes: ter uma empresa que aceita receber em Bitcoin significa que ela está à frente dos seus concorrentes. Isso porque a tendência é cada vez mais as pessoas e estabelecimentos comerciais aceitarem o pagamento em criptomoedas.
Agora que você já sabe quais os segmentos das empresas que estão aceitando criptomoedas e, principalmente, sabe os benefícios de fazer pagamentos ou disponibilizar essa opção de pagamento na sua empresa, basta aderir a esse novo formato.
Se você quiser comprar criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, entre outras, basta acessar a plataforma da NovaDAX. Na plataforma, é possível se livrar das taxas de negociações em Bitcoin, já que, para negociar Bitcoin, a taxa é zero!