child holding yellow dollar sign scaled

Reserva de oportunidade: saiba o que é e como guardar

Você já passou pela seguinte situação: em um dado momento da sua vida, você perdeu a oportunidade de investir em algum tipo de negócio que poderia ser lucrativo? 

Se a resposta for sim, saiba que não é só com você que um dia isso aconteceu. Muitas pessoas perdem oportunidades incríveis por não terem dinheiro guardado. Porém, isso pode mudar. Você pode ter uma reserva de oportunidade para quando surgir algum tipo de negócio ou investimento interessante. 

O que é reserva de oportunidade? 

Reserva de oportunidade é um dinheiro que fica reservado para aproveitar momentos oportunos, como um ótimo investimento no mercado. Se você não tiver dinheiro guardado, pode perder a oportunidade de comprar ativos que estejam com valores baixos. Por exemplo, você pode não ter dinheiro para comprar ativos, como ações, títulos de dívida, imóveis e criptomoedas, quando estiverem com valores atrativos. 

Diferença entre Reserva de Emergência e Reserva de Oportunidade 

Se você acha que as duas denominações têm o mesmo significado, saiba que você está muito enganado. Apesar de terem um conceito parecido, existem diferenças entre ambas. Vejamos: 

 Reserva de Emergência 

– Serve para situações inesperadas. Podem ser previsíveis ou não;

– É um valor equivalente ao número de meses do seu custo de vida. Por exemplo, é recomendável juntar 6 meses do seu custo de vida mensal se tiver carteira assinada. Se você for autônomo, o ideal é juntar 12 meses do seu custo de vida mensal;

– É guardada em uma aplicação segura; 

– É usada em gastos urgentes e emergenciais; 

– É um valor que proporciona qualidade de vida, pois dá tranquilidade para se sentir preparado para os momentos adversos;

– É guardada em uma aplicação que seja de fácil retirada para momentos de necessidade;

– Fica guardado sem o intuito de ser usado. 

A reserva de emergência pode ser usada para reparos em carro, geladeira, em caso de demissão, compra de remédios, tratamentos, cirurgias, entre outros.  

Reserva de Oportunidade 

– Serve para usar em momentos de oportunidade para investimentos; 

– O dinheiro guardado também pode ser utilizado para comprar um imóvel; 

– Serve para você fazer o pagamento de um bem à vista, sem pagar juros, e ainda pode pedir desconto;

– O dinheiro da reserva de oportunidade pode ser usado para você aproveitar uma promoção imperdível; 

– Fica guardado até aparecer uma boa oportunidade de negócio ou para adquirir um bem;

– É utilizada para conseguir maiores retornos;

– Não existe um valor estipulado para guardar.

Onde guardar a reserva de oportunidade? 

Você deve seguir a mesma lógica da reserva de emergência, pois precisa estar em um local que deve ter alta liquidez, isto é, como esse dinheiro vai ser usado em oportunidades, precisa estar em um lugar que seja de fácil retirada. Além disso, é preciso estar em um local que tenha muita segurança e cujo preço não oscile. Vejamos os investimentos que possuem essa característica: 

– Tesouro Selic: esse é um dos investimentos mais seguros. É muito utilizado por pessoas que querem guardar dinheiro, já que é uma quantia que você empresta para o governo e ele devolve com juros. Esse tipo de investimento não sofre com a volatilidade, porém apresenta algumas falhas, pois não é possível resgatá-lo nos fins de semana, feriados ou fora do horário comercial; 

– CDBs de liquidez diária: o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa, no qual o resgate pode ser feito diariamente sem que haja perda na rentabilidade. Esse tipo de investimento é um ativo em que você empresta o seu dinheiro para um banco e ele devolve com juros. Porém, é preciso ficar atento, pois é importante que ele seja com liquidez diária. A liquidez diária significa que o resgate do dinheiro pode ser feito em qualquer dia útil. Atente para não pegar um CDB com carência ou prazo de resgate;

– RDBs de liquidez diária: RDB (Recibo de Depósito Bancário) é um título emitido pelas instituições financeiras na forma de recibo conforme a aplicação do investidor.  Quem investe em RDB empresta dinheiro para uma instituição financeira com promessa de remuneração de acordo com a taxa estabelecida.  

Em quais investimentos eu posso aplicar a reserva de oportunidade? 

Existem diversos tipos de investimentos com retornos maiores, porém mais voláteis e com mais riscos. Vejamos alguns: 

– Fundos Imobiliários: é um investimento no qual os investidores compram cotas do segmento imobiliário; 

– Ações: nessa aplicação o investidor compra uma cota do fundo, porém essa cota é de empresas;

– Criptomoeda: é uma moeda digital que tem se valorizado muito com o passar dos anos. Porém, é muito volátil, o investidor tem que saber que pode ganhar muito dinheiro, mas que também pode perder.  

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar mais no assunto? Se você quiser se aventurar no mundo das criptomoedas, nós, da NovaDAX, temos diversas criptomoedas na nossa plataforma, como Bitcoin e Ethereum. É possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero! 

Compartilhe