Muita gente já deve ter ouvido falar de meme coins, porém não sabe ao certo o que significam essas moedas. As meme coins são tokens ou moedas piadas que foram criadas a partir de um vídeo, postagem ou meme. Elas não têm um valor específico e muito menos utilidade, ou seja, é uma moeda feita com um tema meme da Internet.
Essas moedas não obedecem a nenhuma regra, simplesmente elas são criadas e o seu nome é de acordo com o gosto dos seus criadores. Por isso, muitas têm nomes que remetem a algum meme da internet.
Atualmente, a meme coin mais conhecida é a Dogecoin, porém cada vez mais surgem meme coins devido a sua facilidade de criação. Antigamente, para criar uma meme coin era necessário ser um desenvolvedor. Hoje em dia, basta somente usar o CoinTool.app, pagar uma taxa, se inscrever e pronto, a moeda meme será criada.
É muito fácil criar uma meme coin, porém a parte mais difícil é convencer as pessoas que sua moeda tem um grande potencial de valorização, capaz de deixar pessoas milionárias como foi o caso da Dogecoin.
Principais características das meme coins
Como já foi dito, existem diversas meme coins, mas elas possuem algumas características em comum. Vejamos:
- Volatilidade: o mercado de criptomoedas é muito volátil, logo o mercado das meme coins se torna mais volátil ainda. Isso se deve ao fato de que as cotações das moedas são influenciadas conforme a viralização nas redes sociais, isto é, o valor de uma meme coin pode subir rapidamente, bem como despencar muito rápido também.
- Críticas: as meme coins são frequentemente alvo de críticas pelos investidores. Isso se deve ao fato de elas se popularizarem pelo nome engraçado. Muitas moedas têm projetos interessantes que podem fazer com que elas se valorizem. Já com relação a uma meme coin, de modo geral, não existe um projeto sólido com o objetivo de melhorar sua precificação.
- Apoio da comunidade online: uma moeda meme só consegue se popularizar se houver um forte apoio da comunidade online. Logo, é correto afirmar que a cotação da moeda seja influenciada pela empolgação dos seus fãs. Eles se organizam por meio das redes sociais para apoiar a moeda com a finalidade de torná-la mais popular.
- Curto prazo: ideal para quem quer especular no curto prazo.
Existe risco de investir em meme coins?
- Preço: como já foi dito, do mesmo modo que uma meme coin pode subir rapidamente, o preço dela também pode cair.
- Efeito manada: os investidores acabam sendo vítimas do efeito manada, fazendo com que percam dinheiro.
- Investimento especulativo: as memes coins são moedas de investimento especulativo, pois têm pouco ou quase nada de desenvolvimento no seu histórico. Portanto, são grandes as chances de perder dinheiro com essa moeda.
- Cotação por influência: a sua cotação se dá mais pelo lado emocional, já que os apoiadores agem na empolgação, tanto para compra como para publicações em posts e redes sociais.
- Volatilidade: como já foi visto, as meme coins são muito mais voláteis do que outras criptomoedas famosas.
Principais meme coins
- Dogecoin: considerada a primeira meme coin, também é a mais popular. Foi criada em 2013. Seu nome e símbolo vêm do meme “doge”, o qual viralizou na internet com a foto de um cão da raça Shiba Inu com cara de desconfiado. Foi criada usando a mesma tecnologia do Bitcoin.
Em 2014, tornou-se a quinta maior criptomoeda do mundo, após anunciar que gostaria de levar a equipe da Jamaica para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia. E, desde 2015, cerca de 5 bilhões de moedas foram criadas e colocadas em circulação.
Essa moeda também tem se valorizado devido ao apoio dado de Elon Musk, o que fez com que crescesse ainda mais.
- Shiba Inu: foi criada em 2020 e é considerada a rival da Dogecoin. Seu símbolo é um cão da raça japonesa SHIB. A tecnologia utilizada é a mesma do Ethereum. Em maio de 2021, depois de uma queda de 50%, o token subiu mais de 1.200.000%.
- Vira-Lata Finance REAU: foi criada em 2021. Seu símbolo é um vira-lata caramelo e foi desenvolvido para competir com a Dogecoin. Sua criação se deu em protocolo de finança (DeFi). Segundo seus fãs, o REAU é considerado melhor que a Dogecoin, por ser um token seguro, deflacionário e autossustentável. É a segunda criptomoeda meme brasileira. A primeira foi criada em 2014, com o nome de Dilma coin em homenagem à presidenta Dilma Roussef. Porém, essa moeda foi encerrada poucos meses após sua criação.
Comece a investir
Se você tem interesse em comprar moedas mais populares, você pode acessar a plataforma da NovaDAX. Lá você vai encontrar negociações com diversas moedas, como Bitcoin e Ethereum. Agora, se você se interessou pelas meme coins, a NovaDAX também tem à disposição negociações de meme coins. Basta acessar o site e verificar quais moedas estão disponíveis para compra e venda.