phishing

O que é phishing? Aprenda a evitar esta prática nociva

Você sabe sobre o que é o phishing? Trata-se de um dos principais ataques no meio virtual e essa tática tem como objetivo roubar informações das vítimas. Muitas vezes, esse ataque é utilizado para os crackers terem acesso a dados financeiros, bancários e outras informações sigilosas. Nesse cenário, é muito importante conhecer sobre esse conceito para evitar essa ameaça virtual.

Pensando na importância deste assunto, neste post explicaremos o que é phishing, como reconhecer esse ataque e também daremos dicas que vão te ajudar a se proteger dessa ameaça virtual. Acompanhe a seguir.

O que é phishing?

Trata-se de uma estratégia de engenharia social utilizada com a intenção de enganar usuários e obter dados confidenciais. Entre eles estão o cartão de crédito, senhas, dados financeiros e bancários.

Para cometer as fraudes no ambiente eletrônico, os criminosos utilizam mensagens ou páginas aparentemente legais.

Vale destacar que o phishing é um termo originário da língua inglesa e, traduzindo para o nosso idioma significa pescaria. Nesse ataque há a criação de páginas falsas e que são parecidas com sites verdadeiros de bancos e outras instituições financeiras. Com isso, eles induzem usuário a irem a uma página falsa e digitar dados confidenciais que poderão ser utilizados para desvios ou roubos.

Como reconhecer um phishing?

O reconhecimento do phishing não é fácil, mas é fundamental que as pessoas aprendam a fazê-lo. Ao reconhecer essa ameaça fica mais fácil proteger-se dela. Entre os principais indícios de um phishing estão:

  • Ofertas muito vantajosas: quando receber ofertas lucrativas sem precedentes como ganhar na loteria sem ter apostado ou restituição de imposto com valores muito altos, desconfie. Tratam-se de iscas utilizadas para atrair o seu clique em links maliciosos;
  • Ameaças: algumas frases de efeito podem ser utilizadas como “a sua conta foi bloqueada”, “seu serviço vai ser suspenso” são abordagens frequentes de phishing;
  • Links externos: há e-mails que vêm acompanhados de links externos para que você clique. Quando isso acontece, abrem-se as portas para invasão no sistema. Por isso, antes de clicar em qualquer link é fundamental passar o mouse em cima do link para verificar a URL;
  • Arquivos maliciosos: podem incluir diversos tipos de anexos. Entre eles estão extrato de conta, multa etc. Fique muito atento, pois pode ser outro gatilho utilizado para roubar dados.

Como se proteger dessa ameaça?

Destacamos anteriormente sobre como podemos reconhecer um phishing. A boa notícia é que existem ótimas estratégias que vão te ajudar a se proteger dessa ameaça. Entre elas estão a análise dos e-mails, a instalação dos antivírus e de um firewall e verificar se o site tem certificado de segurança. Vamos abordar abaixo sobre as melhores estratégias na sequência do conteúdo.

Analisar o e-mail

Primeiramente, é fundamental avaliar a intenção dos e-mails recebidos. Por meio dessa tática, torna-se possível evitar os ataques virtuais.

Instalar antivírus

A instalação de antivírus ajuda a identificar as ameaças virtuais e impede possíveis ataques de phishing ao sistema.

Instalar um firewall

O firewall é conhecido também como muro de fogo e ele funciona como se fosse uma barreira de acesso ao site. O software encarrega-se de fazer a verificação do tráfego de entrada com a intenção de verificar a procedência de cada registro que entra na rede.

Utilizar o Two Steps Verification

Esse procedimento envolve duas formas de autenticação. Dessa forma, há a checagem dupla para verificar se a pessoa que está fazendo acesso ao determinado sistema é de fato o indivíduo autorizado, o que contribui para otimizar a segurança da informação no ambiente on-line.

Conferir se o site tem certificado de segurança

Verifique se o site tem o selo de segurança SSL, pois ele certifica que a página é segura para a troca de dados entre o internauta e o servidor.

Informação é a sua melhor defesa

Como é possível perceber, o phishing é um dos principais ataques presentes no ambiente virtual. Desse modo, é necessário entender sobre as principais características desse ataque para que você saiba proteger dessa ameaça da melhor forma possível. Ao conhecer sobre as melhores práticas de segurança, torna-se possível ter o conhecimento para garantir um ambiente virtual mais seguro, o que vai dificultar a ação dos crackers.

Este conteúdo no qual abordamos sobre o que é phishing foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema. Continue navegando no site da NovaDAX e comece hoje mesmo seus investimentos em criptomoedas.

Compartilhe

Leia mais