Hacker de máscara olhando a tela do computador escrito phishing.

O que é phishing? Aprenda a evitar essa prática nociva

Você sabe sobre o que é phishing? Trata-se de um dos principais ataques no meio virtual, tendo como objetivo roubar informações das vítimas. Muitas vezes, essa armadilha é utilizada para ter acesso a dados financeiros, bancários e outros detalhes sigilosos. Nesse cenário, é muito importante conhecer sobre esse conceito para evitar a ameaça virtual.

Devido à importância deste assunto, a NovaDAX explica o que é phishing e como reconhecer esse ataque, dando dicas que ajudam a se proteger dessa ameaça virtual. Acompanhe e sane suas possíveis dúvidas sobre o assunto!

O que é phishing?

Então, o que é phishing? Trata-se de uma estratégia de engenharia social utilizada com a intenção de enganar usuários e obter dados confidenciais. Entre eles, estão: senhas, dados financeiros e bancários. Para cometer as fraudes no ambiente eletrônico, os criminosos utilizam mensagens ou páginas aparentemente legais.

Vale destacar que o phishing é um termo originário da língua inglesa. Traduzindo para o português, significa “pescaria”. Nesse ataque virtual, há a criação de páginas falsas, mas parecidas com sites verdadeiros de bancos e outras instituições financeiras, funcionando como “iscas”.

Elas induzem o usuário a ir a uma página falsa e digitar dados confidenciais que podem ser utilizados para desvios ou roubos.

Como reconhecer um phishing?

Após saber o que é phishing, que tal aprender como reconhecê-lo? É fundamental aprender a identificar os ataques virtuais. Ao reconhecer essas ameaças, fica mais fácil proteger-se dela. Entre os principais indícios do phishing, estão:

  • ofertas muito vantajosas: quando receber ofertas lucrativas sem precedentes, como ganhar na loteria sem ter apostado ou restituição de imposto com valores muito altos, desconfie. Trata-se de iscas utilizadas para atrair o seu clique em links maliciosos;
  • ameaças: algumas frases de efeito podem ser utilizadas, como “a sua conta foi bloqueada”, “seu serviço vai ser suspenso”;
  • links externos: há e-mails acompanhados de links externos para você clicar. Quando isso acontece, abrem-se as portas para invasão no sistema. Por isso, antes de clicar em qualquer link, é fundamental passar o mouse em cima para verificar a URL;
  • arquivos maliciosos: podem incluir diversos tipos de anexos. Entre eles, estão extrato de conta, multa, etc. Fique muito atento, pois, isso pode ser outro gatilho utilizado para roubar dados.

Como se proteger dessa ameaça?

Anteriormente, você aprendeu como reconhecer os ataques phishing. Existem ótimas estratégias para se proteger dessa ameaça. Entre elas, estão a análise dos e-mails, a instalação de antivírus e um firewall, assim como a verificação do certificado de segurança do site.

Analisar o e-mail

Primeiro, é fundamental avaliar a intenção dos e-mails recebidos. Por meio dessa tática, é possível evitar os ataques virtuais.

Instalar antivírus

A instalação de antivírus ajuda a identificar as ameaças virtuais e impede possíveis ataques de phishing ao sistema.

Instalar um firewall

O firewall é conhecido como “muro de fogo” em português. Ele funciona como uma barreira de acesso ao site. O software encarrega-se de verificar o tráfego de entrada com a intenção de analisar a procedência de cada registro que entra na rede.

Utilizar a autenticação de dois fatores

Esse procedimento envolve duas formas de autenticação para verificar se a pessoa que está acessando determinado sistema é um indivíduo autorizado, o que contribui para otimizar a segurança da informação no ambiente on-line.

Conferir se o site tem certificado de segurança

Verifique se o site tem o selo de segurança SSL, pois ele certifica que a página é segura para a troca de dados entre o internauta e o servidor.

Informação é a sua melhor defesa

O golpe de phishing é um dos principais ataques presentes no ambiente virtual. É necessário entender as principais características desse ataque para saber se proteger dessa ameaça da melhor forma possível.

Ao conhecer as melhores práticas de segurança, é possível garantir um ambiente virtual mais seguro, o que dificulta a ação dos crackers.

Conheça mais sobre a NovaDAX!

Com ajuda da NovaDAX, você investe de maneira prática e segura nos mais novos ativos digitais disponíveis no mercado financeiro. Além disso, você pode acompanhar as oscilações das criptomoedas em tempo real com ajuda do gráfico. Confira!

Após saber mais sobre o que é phishing, que tal ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos como este? No blog da NovaDAX, você encontra diversas dicas e recomendações para administrar seus investimentos, contas e dados pessoais da melhor maneira. Confira agora mesmo!

Compartilhe