Cofrinho de porco em cima de dois livros.

Entenda a importância da educação financeira

Muitas vezes, a importância da educação financeira é negligenciada na sociedade. Em geral, os brasileiros não sabem lidar bem com as finanças. Muitos até gostariam de começar a investir, mas não têm acesso à informação de qualidade sobre o assunto.

A educação financeira é uma ferramenta fundamental para alcançar mais qualidade de vida. Ela permite que as pessoas atinjam os objetivos financeiros, realizem sonhos e vivam de forma mais tranquila e segura.

Afinal, o que é educação financeira? No que esse conceito consiste? Qual é o impacto na construção de uma sociedade melhor e menos desigual? Neste post, a NovaDAX explica tudo!

O que é educação financeira?

A educação financeira é um processo de aprendizagem contínua que visa ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para gerenciar melhor os rendimentos, fazer controle de gastos e tomar decisões financeiras mais saudáveis e responsáveis.

Ela é fundamental para as pessoas entenderem como lidar com as finanças pessoais, desde o planejamento do orçamento financeiro até o investimento, incluindo a gestão de dívidas e a prevenção contra golpes e fraudes.

Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas da vida, como a aquisição de bens, a realização de financiamentos, a organização financeira, os investimentos e até o planejamento da aposentadoria.

A importância da educação financeira reside no potencial de ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos saudáveis de consumo e tomarem decisões conscientes, evitando a inadimplência, o endividamento e o desperdício de dinheiro.

Por que investir em educação financeira para a população?

Como dito, é um fato notório que a população brasileira não tem o hábito de poupar dinheiro, nem de investir. Isso se deve a vários motivos, incluindo a falta de incentivo e informação sobre finanças pessoais e economia doméstica, daí a importância da educação financeira.

Esse cenário está mudando aos poucos. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os investimentos dos brasileiros alcançaram o número recorde de R$ 5 trilhões em 2022, mas isso ainda não é o suficiente.

A falta de conhecimento sobre gestão de finanças pessoais e mercado financeiro faz com que muita gente não compreenda a necessidade de economizar e investir no futuro. A forma mais eficaz de solucionar esse problema é oferecer informação e conteúdo de valor.

Por que é interessante falar de educação financeira na escola?

Promover a educação financeira nas escolas é crucial para preparar os alunos para a vida adulta desde cedo e ajudá-los a desenvolver hábitos sustentáveis, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, garantindo um futuro mais estável e seguro. Confira outros motivos:

  • prepara para o futuro: os alunos precisam aprender a gerenciar as finanças desde jovens para lidar com questões financeiras no futuro, como fazer empréstimos, administrar o orçamento mensal e planejar a aposentadoria;
  • promove hábitos saudáveis: a educação financeira ajuda os alunos a criar hábitos saudáveis de consumo e tomar decisões conscientes, evitando gastos supérfluos e compras impulsivas;
  • melhora o bem-estar financeiro: a educação financeira ensina os alunos a gerenciar o dinheiro disponível e viver conforme as possibilidades, promovendo maior bem-estar financeiro ao longo da vida;
  • contribui para a formação de cidadãos responsáveis: a educação financeira também ajuda a promover a responsabilidade social e a cidadania, pois os alunos aprendem a importância de pagar os impostos e contribuir para o bem-estar da sociedade.

Dicas de educação financeira

A educação financeira é um processo contínuo. Ela requer esforço e dedicação para trazer resultados. Para começar, coloque as dicas abaixo em prática e veja como elas podem fazer grande diferença nas suas finanças pessoais:

  • anote todos os seus gastos e compare-os com sua renda. Assim, você sabe onde dá para economizar e quais despesas podem ser cortadas;
  • tenha uma reserva de emergência com pelo menos seis meses de seu custo de vida em um investimento com liquidez diária e de baixo risco;
  • tente evitar dívidas de juros altos, como os juros rotativos de cartões de crédito ou empréstimos pessoais. Pague suas contas sempre em dia para evitar multas;
  • leia sobre educação financeira, faça cursos se puder ou converse com especialistas para aprender mais sobre gestão de finanças pessoais e investimentos;
  • planeje suas compras e pesquise preços em diferentes lojas. Pense se você realmente precisa daquele produto e se ele cabe em seu orçamento;
  • pense em investir seu dinheiro em ativos de alta rentabilidade após construir sua reserva financeira. Quanto mais cedo iniciar, maior será o potencial de retorno. Dica: aplique parte do dinheiro em um investimento alternativo, como as criptomoedas.
  • mantenha-se fiel ao seu orçamento e evite gastar mais do que ganha. Estabeleça metas financeiras realistas e trabalhe para alcançá-las.

Invista em criptomoedas com a NovaDAX

Agora que você já entendeu a importância da educação financeira, que tal investir? Escolha um investimento com boa rentabilidade e excelente potencial de retorno, como as criptomoedas.

Quer experimentar essa nova forma de investir? Então, baixe o app da NovaDAX, crie uma conta gratuitamente e comece a negociar criptomoedas com segurança e praticidade!

Compartilhe