how grow get earn bitcoins bitcoin grows earth as growth has taken root batwa growing bitcoin home scaled

O que é o Taproot? Quais seus impactos?

Quando o bloco 709.632 foi minerado, no dia 14 de novembro de 2021, foi uma grande comemoração na rede Bitcoin. Os entusiastas da criptomoeda vibraram com as três atualizações tecnológicas que já eram aguardadas há muito tempo. 

Foi um evento bastante comemorado, pois a rede blockchain não recebia uma atualização importante desde 2017. Com a mais recente atualização, as mudanças serão muito benéficas para o bitcoin, fazendo com que ganhe mais espaço na rede. 

As três atualizações realizadas na rede blockchain chamam-se Taproot. 

O que é Taproot

Taproot é uma tecnologia criada com o objetivo de melhorar a privacidade e a capacidade do Bitcoin de criar contratos inteligentes de uma forma mais simples, assim como Ethereum, Solana e outras plataformas de contratos inteligentes. De forma mais didática, a Taproot veio para melhorar a privacidade, segurança e eficiência da rede Bitcoin. 

Como funciona o Taproot?

Antes de você saber como funciona um Taproot, você precisa entender como as transações de Bitcoin são definidas. 

As transações, conhecidas como P2SH, são uma série de scripts ou condições de pagamento. Elas determinam como as criptomoedas serão gastas na próxima transação. Explicando melhor: as transações são protegidas ou garantidas por meio de uma chave pública, isto é, um código. Para que o detentor das moedas possa gastá-las, é necessário que ele comprove, por meio de uma assinatura, que é dono das moedas. 

Os scripts P2SH determinam como os Bitcoins, dentro da blockchain, podem ser gastos, isto é, determinam quando os Bitcoins podem ser gastos com data ou altura do bloco. Também têm condições multisig, que significa várias assinaturas, na qual vários usuários são proprietários de uma carteira. Quando existem vários proprietários, são necessárias várias assinaturas para autorizar uma transação. 

Até aqui tudo bem. O problema é quando a transação é feita. Quando a transação é autorizada, todas as condições são mostradas na rede e ficam expostas ao conhecimento de todos. Isso representa um grande problema de privacidade. E foi para resolver esse problema que o Taproot foi criado, ou seja, para melhorar a privacidade da rede. 

O Taproot não permite que as operações sejam reveladas, ou melhor, ele só vai revelar a condição final da transação, tornando as transações complexas indistinguíveis das transações mais simples. 

Além disso, temos a atualização dos contratos inteligentes. Apesar de a cotação do Bitcoin ser maior do que do Ethereum, este tem uma adequação para contratos inteligentes muito boa. Já o Bitcoin é muito limitado para acomodar contratos inteligentes. Por isso o Taproot foi criado, para diminuir essa dificuldade. 

As assinaturas Schnorr permitem que os usuários de Bitcoin executem contratos inteligentes bem mais complexos dos que os realizados anteriormente. Esses contratos inteligentes poderão fazer qualquer tipo de transação, como pagamento de aluguéis, agendamentos mensais e até compra e registro de um automóvel. 

Importância das empresas Schnorr e MAST 

Para tornar possível o Taproot, foram necessárias as combinações de tecnologias da empresa Schnorr e MAST (Árvore de Sintaxe Abstrata Merkelizada). As empresas Schnoor permitem que várias assinaturas sejam adicionadas às transações. Elas podem também ser unificadas, tornando-se apenas uma e sendo uma transação indistinguível. Além disso, essas assinaturas se tornaram muito rápidas de verificar. Com isso, o tempo de transação melhorou. 

Já o MAST oculta as condições nas quais foram ativadas uma transação. O MAST só mostra as condições ativadas na rede. A solução MAST divide de forma individual todas as condições estabelecidas para o uso de Bitcoins na estrutura de árvore Merkle. Elas não são agrupadas em uma única hash, pelo contrário, são incluídas dentro da Árvore Merkle, que só fornece uma raiz na qual todas as moedas são armazenadas. Ao revelar dados presentes na árvore, as informações podem ser verificadas, basta analisar se os dados estão dentro da raiz. E o melhor: isso tudo pode ser feito sem revelar todas as informações, isto é, com o Taproot, só é revelada a condição quando a transação é feita, todos os outros dados ficam ocultos e protegidos.  

Vantagens do Taproot

Existem algumas desvantagens na atualização Taproot, porém elas são mínimas em comparação com as vantagens que o Taproot oferece. Vejamos: 

  • Privacidade: a privacidade da rede Bitcoin melhorou muito. Com o Taproot, foi possível tornar diferentes tipos de transações indistinguíveis. 
  • Tempo de confirmação: o tempo de confirmação de uma transação reduziu bastante. 
  • Rastreamento de usuários: com o Taproot, ficou mais difícil de rastrear os usuários da rede e as transações realizadas. 
  • Dupla assinatura: o Taproot proporcionou mais segurança com a dupla assinatura. 
  • Contratos inteligentes: com o Taproot, foi possível aumentar a capacidade de programação, em especial dos contratos inteligentes. 

Após a atualização do Bitcoin, os especialistas apontaram que o impacto da atualização é limitado, pois, depois da ativação do Taproot, a cotação do preço do Bitcoin disparou. A moeda subiu bastante no fim de semana, porém, no início da semana seguinte, começou a despencar. 

Comece a investir

Se você se interessou por essa nova atualização da rede blockchain e pretende comprar Bitcoin, acesse a plataforma da NovaDAX, além do Bitcoin, também temos outras moedas para compra e venda.

Compartilhe