As exchanges de criptomoedas ainda enfrentam um grande desafio no mercado financeiro digital: criar diferentes tokens além dos que já existem. Com o padrão ERC-20, isso é possível. Por isso, neste artigo, a NovaDAX ajuda você a entender o que é ERC-20 e quais são os benefícios oferecidos aos investidores.
Ao desenvolver a rede Ethereum, a principal intenção foi gerar uma plataforma que viabilizasse a criação de novos tokens em um blockchain existente. Para isso, os desenvolvedores produziram o ERC-20, conhecido como um dos facilitadores para criação de novas criptomoedas.
O que é ERC-20?
O ERC-20 é o padrão técnico para tokens fungíveis, aqueles intercambiáveis com outro token. Logo, o blockchain ERC-20 permite a troca de diferentes tokens habilitados para contratos inteligentes.
Para quem não está por dentro do assunto, os tokens representam ativo, direito, propriedade, acesso, criptomoeda ou qualquer outra coisa que possa ser transferida.
Contexto de surgimento do ERC-20
Os contratos inteligentes tornaram-se populares em 2015, mas vários problemas precisavam ser resolvidos. Como qualquer um podia criar um token, muitos deles foram produzidos. Para piorar, não havia uma maneira de garantir que todos pudessem ser usados ou trocados.
Sem uma metodologia padronizada, cada aplicativo precisaria de um tipo próprio de token. Além disso, os usuários precisariam encontrar uma maneira de convertê-los entre as centenas de aplicativos desenvolvidos.
Por isso, surgiu o token ERC-20, como uma forma de facilitar a criação de novos tokens. Muitas moedas digitais conhecidas usam o padrão ERC-20 atualmente. Entre alguns exemplos, as moedas mais populares são:
- Tether USD (USDT);
- Moeda USD (USDC);
- Shiba Inu (SHIB);
- Binance USD (BUSD);
- BNB (BNB);
- Stablecoin DAI (DAI);
- HEX (HEX);
- Bitfinex LEO (LEO);
- CRIADOR (MKR).
Características do ERC-20
O ERC-20 contém várias funções e benefícios. Lembre-se de que esse padrão também rege as ações que os contratos inteligentes realizam para os tokens que estão sendo criados.
Confira o mínimo de funções e informações necessárias em um token compatível com ERC-20 abaixo (observe a diferença de capitalização, importante por motivos de codificação).
- TotalSupply: número total de tokens emitidos;
- BalanceOf: saldo da conta do proprietário de um token;
- Transfer: usado para executar automaticamente as transferências de um número especificado de tokens para um endereço determinado para transações usando o token;
- Aprovar: permite que o cliente retire um número definido de tokens de uma conta específica, até um valor específico;
- Provisão: retorna um número definido de fichas de um cliente;
- Transferência: evento acionado quando uma transferência é bem-sucedida;
- Aprovação: registro de um evento aprovado.
As funções e os eventos são essenciais para implementação de um usuário ou um token. Mais especificamente, eles ajudam a determinar o número de tokens em circulação, armazenar e devolver saldos, fazer solicitações de transferência e saque. Além disso, concedem aprovação com transferências automatizadas.
BEP-2 e ERC-20 são semelhantes?
O ERC-20 é o padrão para tokens no ecossistema Ethereum. Outros tokens, blockchains e ecossistemas derivaram do Ethereum. Um desses pertence à Binance, exchange de criptomoedas. A equipe por trás da empresa criou o próprio blockchain, BEP-2 (Binance Chain), a partir do Ethereum.
O BEP-2 foi criado pelos desenvolvedores da Binance como padrão próprio para tokens produzidos usando o blockchain da empresa. Basicamente, ele é semelhante ao ERC-20, pois orienta a criação de tokens para uso na Binance Chain.
A Binance também criou um sidechain chamado Binance Smart Chain. Essa cadeia é compatível com ERC-20, Ethereum Virtual Machine e Binance Chain. No entanto, usa um padrão mais recente, chamado BEP-20, que cria compatibilidade entre cadeias.
Qual é a diferença entre ETH e ERC-20?
Ether (ETH) é o token nativo usado pelo blockchain e pela rede Ethereum como um sistema de pagamento para verificar transações. Já o ERC-20 é o padrão para criar tokens fungíveis habilitados para os smart contracts e usados no ecossistema Ethereum.
Por que investir em ERC-20?
O padrão ERC-20 define uma lista comum de regras que o token Ethereum que usa contratos inteligentes deve aderir. Esse padrão permite que desenvolvedores de todos os tipos prevejam com precisão como os novos tokens funcionarão no sistema Ethereum maior.
Isso simplifica a tarefa dos desenvolvedores. Eles podem prosseguir o trabalho sabendo que cada projeto não precisará ser refeito toda vez que um novo token for lançado.
Saiba mais sobre criptomoedas
Agora que você sabe o que é ERC 20 e para que serve, continue lendo o blog da NovaDAX para conhecer mais sobre o mundo dos ativos digitais e dos blockchains. Além disso, você acompanha as novidades das criptomoedas. Acesse e fique por dentro!