Mulher com a mão num pedaço de madeira que simula uma balança.

O que é margin trading e como funciona

Há várias opções de investimentos em renda variável, e uma delas é o margin trading, ou negociação na margem. Em linhas gerais, esta forma de trading consiste em usar fundos de terceiros, como corretoras ou outros traders, para “turbinar” uma aplicação financeira.

Este método de trading vem do mercado tradicional de ações para o mundo das criptomoedas, visto que as coins também são consideradas ativos de renda variável. Neste post, vamos ver o que é, como ele funciona, as vantagens e os cuidados necessários que o investidor precisa ter.

Definição de margin trading

Margin trading é quando investe-se em ativos usando dinheiro próprio e de outras pessoas ou instituições. Neste negócio, você entra com um percentual de seus recursos e conta com o restante de outras fontes, que podem ser outros investidores, corretoras ou bancos.

Para isso, a entidade que for emprestar dinheiro para fazer essa negociação estabelece uma quantia de seus recursos que você deve deixar como garantia, sendo esta a margem da negociação. A esse processo dá-se o nome de alavancagem (ou “leverage”, termo em inglês), e ela é expressa em múltiplos.

Assim, quando se fala sobre o que é margin trading, os múltiplos da alavancagem podem vir, por exemplo, 5:1 ou 5x (vezes). Assim, você deixa mil reais como margem para ter uma alavancagem de 5 mil. Há alavancagens de 2:1, 10:1 e até 100:1 (ou mais), a depender do tipo de investimento.

Como funciona este método de trading

Quando o investidor decide fazer um margin trading, ele deve abrir uma conta em uma corretora e depositar um valor inicial (a margem), que é proporcional à alavancagem definida pela instituição. No exemplo acima, ele pode depositar mil reais em ETH para poder comprar 5 mil em ETH.

Feito o depósito da margem, a corretora repassa o restante do valor para a conta do investidor. Com isso, pode comprar 5 mil reais em ETH. Vale lembrar que ele deve manter uma quantia de segurança na sua conta, que é chamada de margem de manutenção, para evitar uma venda forçada (falaremos disso adiante).

Caso o ETH se valorize no margin trading, o investidor terá condição de pagar o valor emprestado à corretora e ainda terá um lucro sobre a margem que havia aplicado anteriormente.

Boneco de madeira segurando uma estrutura com balança para indicar crescimento de um gráfico.

Vantagens do margin trading

Ao falar sobre como funciona o margin trading, devemos elencar as vantagens desse tipo de negócio. Uma delas é poder ter uma exposição maior a ativos que seriam considerados inatingíveis. Assim, é possível comprar quantidades maiores de tokens, ou adquirir criptos mais rentáveis, usando um capital menor.

Por conta disso, nesse tipo de investimento, tem-se margens abertas (o capital inicial do trading) em diferentes tipos de aplicações. Dessa forma, dá para ter negociações com vários ativos ao mesmo tempo e acompanhar os rendimentos que vierem com eles.

No margin trading, em períodos de bull market, quando há otimismo no mercado, o valor dos ativos investidos pode ter lucros ainda maiores, o que aumenta o retorno da aplicação. Mas é importante ter cautela com esse tipo de investimento.

Cuidados do margin trading

A negociação com margem é um método interessante para ter acesso a outros tipos de ativos, podendo trazer algum rendimento. Mas, como toda renda variável, há riscos que devem ser considerados, como a queda abrupta do valor do ativo investido.

Uma ferramenta que pode reduzir as perdas nesse caso é o stop-loss, uma ordem automática na qual é definido um valor mínimo para a venda de um ativo. No exemplo, caso o valor da cripto caia de forma abrupta, serão vendidas as moedas que ele possui pela cotação que havia sido determinada, evitando mais prejuízos.

Ajustar a alavancagem é outra forma de se proteger dos riscos desse tipo de negociação. Se houver um movimento de bear market, quando as cotações estão em ritmo de queda, é possível reduzir a alavancagem para proteger o capital que foi investido.

Margin call

Esta é uma situação na qual o valor da margem aberta depositada na conta é inferior ao mínimo exigido da alavancagem, e a corretora emite um aviso (call). Isso acontece quando há uma desvalorização do ativo investido e ele deixa de ser rentável.

Há duas opções nesse caso: fazer mais depósitos para manter a margem ou reduzir a alavancagem. Caso nada seja feito, a instituição pode liquidar seus ativos para diminuir o risco do investimento.

Para evitar uma margin call, é importante sempre acompanhar a movimentação dos mercados de renda variável para ver a quantas andam os rendimentos e fazer modificações, a fim de evitar ou reduzir prejuízos.

Saiba mais sobre criptomoedas

Margin trading é um tipo de aplicação financeira que pode ser uma boa oportunidade para quem procura ampliar sua exposição a ativos. Continue sua leitura no blog da NovaDAX para acompanhar dicas de investimentos e do mundo cripto. Acesse e fique por dentro das novidades!

Compartilhe