Gold Bitcoin

Gestão de risco: Como investir com segurança em criptomoedas

Quem investe em criptomoedas tem um objetivo: investir com alta rentabilidade e segurança.

Nesse sentido, há vários desafios quando existem possibilidades de ganhos altos, já que alta rentabilidade e risco estão interligados.

As perguntas que permeiam a mente de todo investidor iniciante são:

  • Como posso investir?
  • Como não perder dinheiro?
  • Como não cair em armadilhas?
  • Como comprar criptomoedas?

É muito comum para quem está começando, se sentir um pouco perdido com o volume de informações disponíveis e a velocidade de mudança no mundo das criptos.

Pensando nisso, neste artigo separamos diversas dicas que todo investidor deve seguir para ter segurança e diminuir suas chances de perder dinheiro/criptomoedas.

Antes de começar, vamos a um passo a passo do processo de comprar criptomoedas

O primeiro passo é criar uma conta em uma exchange de criptomoedas, nós recomendamos que crie com a NovaDAX clicando aqui.

O segundo passo é verificar sua conta.

O terceiro passo é depositar dinheiro na sua conta da exchange.

O quarto passo é comprar e vender suas criptomoedas.

Existem também outras formas de conseguir comprar criptomoedas, mas no Brasil essa é a forma mais simples e segura de fazer.

Agora sim, vamos aos 8 passos para investir em criptomoedas com segurança

1. Investir apenas em corretoras (exchanges) de confiança

Nunca invista em uma corretora na qual você nunca ouviu falar. Tenha certeza de que ela é confiável e de que você poderá sacar seu dinheiro quando desejar/precisar. Quando se tratar de uma corretora nova, não invista todo seu dinheiro, coloque um valor “de segurança”, verifique se o saldo caiu, experimente fazer compras e vendas e depois sacar o dinheiro de volta para sua conta bancária.

Pontos positivos de investir em exchanges:

    • Compra e vendas disponíveis 24h por dia
    • Rapidez nas compras e vendas
    • Sem limite de investimentos
    • Variedade de criptomoedas

Pontos negativos:

    • É necessário conhecer bem cada uma das criptomoedas antes de comprar, pois a exchange serve apenas como um facilitador, ela não indica melhores ou piores projetos.

2. Invista em criptomoedas de projetos sólidos

A criptomoeda mais antiga e considerada mais sólida até hoje, é o Bitcoin, em seguida, temos a Ethereum que é a segunda maior moeda em valor no mundo. Além delas existem diversos outros projetos promissores e como um grande investimento por trás, como: Solana (SOL), Cardano (ADA), Tron (TRX) e etc.

3. Fique atento a golpes

Como há a possibilidade de ganhos elevados, as criptomoedas infelizmente atraem pessoas mal intencionadas, por isso fique atento.

Como se proteger: 

    • Nunca transfira dinheiro ou criptomoedas para empresas que prometem ganhos fixos com criptomoedas;
    • Cuidado ao transferir criptomoedas para outras carteiras que não as suas;
    • Sempre mantenha a custódia das suas criptomoedas;
    • Nunca transfira suas criptomoedas para outra pessoa, acreditando em promessas de retorno garantido;
    • Quando for fazer uma transferência entre exchanges ou carteiras, confira minuciosamente o endereço da carteira de destino.

4. Mantenha suas chaves privadas com você

Toda carteira ou cadastro em corretora gera senhas e chaves privadas para que você possa recuperá-las, caso precise. Nunca passe elas para ninguém e nunca deixe elas salvas no seu computador ou celular, pois esses dispositivos podem ser hackeados.

5. Ative as autenticações de 2 fatores

A autenticação de 2 fatores previne que alguém de fora possa acessar suas contas a partir de outro dispositivos, pois sem os códigos gerados pela autenticação de 2 fatores só serão enviadas para você através de SMS, email ou aplicativos especializados.

6. Tenha uma estratégia de investimentos

O mercado de criptomoedas é bastante volátil, o que significa que sua variação é muito rápida se comparada ao mercado de ações comum. Por isso, recomendamos cautela nos seus investimentos. Pense duas vezes antes de depositar todo seu dinheiro em apenas uma moeda, principalmente se ela é uma moeda que não demonstra um bom projeto por trás. A chave aqui é diversificar a sua carteira.

Atenção: Quando você tem uma estratégia bem montada, não significa que você nunca irá perder dinheiro, mas significa que os ganhos serão maiores do que as perdas. 

Como sempre frisamos em outros artigos, investir em criptomoedas é investir em um mercado volátil, que te dá possibilidade de ganhos altos, mas também de perdas.

7. Tenha uma reserva de oportunidades

Ter uma reserva de oportunidades dentro de uma corretora, é bom em momentos de queda do mercado, pois te dá oportunidade de comprar bons projetos em valor baixo e esperar ele se valorizar novamente.

8.  Investir em um fundo regulado de criptomoedas

Se você não entende nada de criptomoedas e não pretende mudar isso, pode optar por investir em fundos de criptomoedas, porém aconselhamos a investir apenas em fundos de corretoras conhecidas.

Pontos positivos:

    • Não precisar estudar sobre o mercado e novos projetos

Pontos negativos:

    • Não ter custódia de suas criptomoedas;
    • Não saber onde o seu dinheiro será investido;
    • Restringir os horários de investimento ao horário do pregão. 

E aí? Pronto para começar a investir em criptomoedas?

Esses são os principais pontos nos quais você deve atentar-se na hora de começar a investir em criptomoedas. Comece a investir com a NovaDAX e negocie bitcoin com taxa zero.

Esperamos que você tenha gostado e que comece a partir de agora a investir com segurança.

Compartilhe