criptomoedas alavancagem financeira

Criptomoedas: saiba como fazer alavancagem financeira

Muito se ouve falar de alavancagem na Bolsa de Valores, mas de alavancagem com criptomoedas, você já ouviu falar ou sabe o que é?

O que é alavancagem de cripto ativos?

Conhecido como Margin Trading, alavancagem financeira é o método pelo qual se pega dinheiro emprestado para apostar na alta ou na baixa de um cripto ativo, de modo que possa originar ganhos.

Para quem é investidor, esse investimento pode possibilitar altos ganhos, mas também é possível perder tudo e ainda ficar devedor. 

Como funciona a alavancagem?

Funciona assim, o investidor tem um dinheiro inicial para investir, por exemplo em Bitcoin, porém pega mais dinheiro emprestado das plataformas para somar ao seu dinheiro. Logo, se a operação der certo, os lucros do investidor também ficam maiores, já que ele colocou mais dinheiro. 

Porém, existe o risco de a operação dar errado e o investidor ter que arcar com os prejuízos. O pagamento do empréstimo, tanto no caso de lucro como no caso de prejuízo, deve ser com juros conforme a posição aberta.

Por exemplo, imagine que o Bitcoin custa 100 dólares, porém o investidor tem somente 50 dólares e quer investir 120 dólares. Logo, toma emprestado 70 dólares da plataforma. Se o Bitcoin ir dos 100 dólares para 120 dólares, o investidor apostou de forma correta. Após essa alta, ele pode encerrar suas operações, devolver os 70 dólares que pediu emprestado e sair com os 20 dólares da alta.

Porém, nem sempre acontece assim. O Bitcoin pode ter uma baixa e é nesse momento que o investidor tem que perceber essa queda e encerrar a posição antes que contraia dívidas.

Por isso, para praticar a alavancagem financeira, o ideal é estudar bastante, ter uma técnica e ser um trader com um perfil mais agressivo.

Principais termos usados na alavancagem

Para entender sobre alavancagem, você também precisa entender alguns termos utilizados. São eles:

  • Margem: a margem é uma garantia que você deposita para poder usar a alavancagem. Essa garantia pode ser dada no ativo que você vai negociar, por depósito em dinheiro ou em outros títulos.
  • Preço de liquidação: o preço de liquidação é o valor do ativo no qual seu prejuízo é igual ao valor da margem que você depositou como garantia, isto é, se você apostar na alta e o valor cair, quando o preço do cripto ativo chegar ao valor de liquidação, o valor da margem será consumido e liquidado automaticamente pela corretora. Mas é preciso ficar atento, cripto ativos são voláteis e pode acontecer de a corretora não conseguir liquidar sua posição a tempo. Se isso acontecer, você ficará devedor.
  • Chamada de margem: é quando você é encaminhado para depositar mais margem na sua posição. Isso acontece antes que sua posição seja liquidada e faz com que o preço de liquidação fique menor, porém você correrá menos risco.

Vantagens da alavancagem em criptomoedas

  • Alta rentabilidade: é possível ter grandes rentabilidades mesmo tendo poucos recursos próprios. Com a alavancagem, é possível acelerar ganhos, mesmo com um capital inicial pequeno.
  • Rentabilidade a curto prazo: se o trader estudar e for experiente, é possível ter grandes rendimentos em um curto período.
  • Diversidade de ativos: há uma diversidade de moedas digitais disponíveis no mercado. Você pode escolher algumas, estudá-las e decidir em qual irá investir.
  • Flexibilidade de horários: nos cripto ativos há uma flexibilidade tanto nos dias quanto nos horários para realizar as operações.
  • Liquidez: a conversão em dinheiro é muito mais rápida do que em outros títulos.

Desvantagem da alavancagem em criptomoedas

  • Riscos: é um investimento de risco. Assim como se pode ganhar muito dinheiro, é possível perder tudo o que foi investido. Em alguns casos, a sua conta pode ficar negativa se não der tempo de a corretora liquidar sua posição.
  • Não é recomendado para iniciantes: esse tipo de investimento não é recomendado para quem é iniciante ou não tem conhecimento profundo sobre o mercado, pois pode ocasionar grande prejuízo caso o investidor não tenha noção de gestão de risco.
  • Controle emocional: se você não tem controle emocional, então ser trade não é para você, pois, sem o controle sobre suas emoções, você pode acabar agindo por impulso sem pensar nas consequências.

Como foi visto, para fazer alavancagem é necessário muito estudo e conhecimento do mercado. Só faça alavancagem com uma quantia controlada, não com todas as suas economias ou com algum dinheiro de que vai precisar. Além disso, é necessário também conhecer o seu perfil de investidor. 

Se você quer iniciar na alavancagem, opte por uma exchange como a NovaDAX que possui diversos ativos disponíveis para investimentos, além do Bitcoin. Fale conosco!

Compartilhe

Leia mais