Homem olhando investimentos no celular e no computador.

Investimentos alternativos: será que vale a pena incluir na carteira?

Na busca por inovação e diversificação da carteira, muitos investidores têm buscado investimentos alternativos. Eles representam uma chance de obter bons resultados financeiros e estão em alta.

Afinal, será que realmente vale a pena investir em ativos alternativos? E quais são os investimentos alternativos mais indicados para quem quer diversificar e aumentar as chances de lucro? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que são investimentos alternativos?

Diferentemente de um investimento convencional, os investimentos alternativos não se enquadram nas categorias tradicionais do mercado financeiro. Vários bens de consumo estão incluídos na categoria de investimento alternativo, como joias ou relógios, vinhos, imóveis e até mesmo obras de arte.

Esses ativos alternativos têm seu preço sujeito à valorização de mercado assim como qualquer outro ativo, e podem ser negociados entre os investidores. Um exemplo disso são os relógios de luxo, como os da marca Rolex. Outro exemplo são os direitos autorais, que podem ser comprados e vendidos.

As commodities também configuram investimentos alternativos que podem sofrer valorização e desvalorização. E há até ativos do mercado financeiro que se encaixam nessa classificação, como é o caso dos fundos de investimento alternativo (como Venture Capital) e das criptomoedas, que serão o foco do texto.

Por que apostar nos investimentos alternativos?

O maior benefício de aplicar seu dinheiro em investimentos alternativos é a chance de financiar projetos promissores, como os de altcoins ou memecoins. Além disso, investir em um fundo alternativo permite explorar as empresas com grande potencial de inovação e expansão.

Outra vantagem dos investimentos alternativos é que, muitas vezes, eles oferecem uma rentabilidade maior do que os ativos tradicionais (como os investimentos em renda fixa ou em renda variável).

Fundos de investimentos alternativos

Uma das maneiras de investir em ativos não convencionais é aplicar o dinheiro em fundos de investimentos alternativos, como é o caso do Venture Capital e do Private Equity.

O Venture Capital é um tipo de fundo de investimento focado em startups. O investidor aplica seu dinheiro no projeto e recebe participação societária no negócio. Em algumas situações, também tem direito de participar do conselho administrativo.

O objetivo desse tipo de investimento é financiar empresas de pequeno e médio portes que estão em estágio inicial, mas que apresentam um enorme potencial de crescimento. O Venture Capital se concentra em empresas em estágio pré-IPO, que ainda não têm capital aberto na Bolsa de Valores (B3).

Já o Private Equity funciona de uma forma semelhante, mas difere em relação ao tipo de negócio que recebe financiamento dos investidores. Diferentemente do Venture Capital, no Private Equity, investe-se em empresas consolidadas e maduras, mas que têm um grande potencial de expansão e geração de valor.

Vale lembrar que os investimentos alternativos, como o Venture Capital e o Private Equity, são mais voltados para investidores de perfil moderado ou arrojado, já que o retorno não é tão previsível e há riscos envolvidos.

Homem olhando o computador em cima de bancada da cozinha.

Criptomoedas

Outra forma de aplicar em investimentos alternativos é investir em criptomoedas. Você pode, por exemplo, investir em criptomoedas fortes no mercado, como BTC, ETHER, SOL, entre outras.

Se preferir, pode investir em altcoins (moedas alternativas) ou até mesmo em memecoins, criptomoedas que são inspiradas em memes virais da Internet e costumam ter bastante engajamento.

Entre as vantagens de investir em criptomoedas, estão o alto potencial de valorização dos ativos, o acesso global e descentralizado, a transparência e a segurança das negociações em blockchain, a inovação tecnológica e a possibilidade de diversificação da carteira.

Ao investir em criptomoedas promissoras, os investidores ampliam as suas chances de obter um bom retorno financeiro e têm a oportunidade de financiar projetos específicos com alto potencial.

Para escolher os melhores ativos para incluir em sua carteira de criptomoedas, pesquise os criadores do projeto, o tipo de tecnologia utilizada, os diferenciais da moeda e se ela é segura para staking.

Existem centenas de moedas digitais disponíveis para negociação no mercado e, para comprar ou vender, é preciso escolher uma exchange de criptomoedas confiável, como a NovaDAX.

Invista em criptomoedas na NovaDAX

Investir em criptomoedas na NovaDAX traz uma série de vantagens para os investidores. Para começar, a exchange oferece as melhores taxas para o Brasil e a América Latina. Além disso, conta com mais de 500 ativos disponíveis, o que possibilita diversificar a carteira.

Outro benefício exclusivo da NovaDAX são os gráficos disponibilizados aos clientes. Eles mostram a cotação das principais criptomoedas do mercado e são atualizados em tempo real.

Por meio deles, os investidores conseguem monitorar as flutuações dos preços dos ativos, comparar o desempenho de diversas criptomoedas e escolher o melhor momento de comprar ou vender. Assim, podem tomar decisões de investimento mais inteligentes.

Quer explorar o potencial dos investimentos alternativos e investir em criptomoedas? Então, não perca tempo: crie agora mesmo a sua conta gratuita na NovaDax!

Compartilhe